Postado por Undb em 06-02-2024 19:23

Área de exatas: principais cursos e mais!

 
 
 
 
 
 
 
areas de exatas

Existem três áreas de conhecimento na qual você irá decidir na qual se identifica mais e escolherá para construir sua carreira profissional e trabalhar nesse segmento, são elas: Ciências Exatas, e Biológicas e as Humanas. A área de exatas, principalmente, é a área voltada para aqueles que gostam de números e têm interesse em solucionar problemas que os envolvem. 

Neste conteúdo, iremos mostrar para você uma forma mais aprofundada sobre as Ciências Exatas, mostrando quais são os cursos da área e qual o perfil necessário para atuar nesse campo. Acompanhe!

Quais os principais cursos da área de Exatas?

A área de ciências exatas é uma categoria ampla que inclui diversas disciplinas científicas e cursos que se baseiam em métodos matemáticos e lógicos para chegar a conclusões. Existem muitos cursos de bacharelado na área de ciência exata. Alguns exemplos incluem:

Sistemas de Informação

Ligado a parte de computação, o curso de Sistema de Informação é voltado para o desenvolvimento de sistemas operacionais e o gerenciamento de fluxos de dados de uma rede de computadores, dentro e fora da organização. 

Ao longo de toda a graduação, o aluno aprende a criar, adaptar e instalar programas que visam facilitar a consulta de dados, permitindo também a administração da rede de computadores. O profissional dessa área pode atuar no setor público ou privado com empresas de telecomunicação e de Tecnologia da Informação (TI).

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é focado no desenvolvimento, na análise, na projeção, na implementação e na atualização dos sistemas de informação em diferentes setores de atividades.

No curso o aluno irá aprender a criar sistemas informatizados, contando com o conhecimento em programação de diferentes tipos de linguagens operacionais.

Ao fim da graduação, o formado pode se inserir no mercado de trabalho por meio do setor público ou privado, sendo o profissional responsável pela informatização dos sistemas em grande parte das empresas. 

Engenharia Civil 

A Engenharia Civil é focada na elaboração, construção e fiscalização de projetos e obras, tais como casas, prédios, estradas, viadutos e barragens. Para trabalhar nessa área, o curso de Engenharia Civil, proporciona o conhecimento para o estudante se qualificar e realizar os procedimentos pertencentes a área profissional da profissão. 

Engenharia Mecânica

No curso de Engenharia Mecânica, o aluno descobre como trabalhar em sistemas mecânicos dos mais diferentes tipos, como veículos, equipamentos e motores. Desse modo, o profissional deve atuar na projeção, fabricação, operação e manutenção de sistemas mecânicos. 

No mercado de trabalho é possível exercer a função em diferentes tipos de indústrias, como automobilística, naval e aeronáutica.

 

Design sem nome (52)

 

Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação é um curso que está em alta. Voltado para as questões de inovação e tecnologia, as Ciências da Computação são responsáveis pelo desenvolvimento de softwares. 

O aluno que escolhe esse tipo de formação se torna capacitado para desenvolver programas de computador que vão desde aplicativos para celulares até sistemas financeiros de instituições bancárias e inteligência artificial.

Como escolher o curso ideal para o seu perfil 

Existem inúmeras opções de cursos para atuar no mercado de trabalho. Desse modo, você pode se questionar como escolher o curso ideal de acordo com o seu perfil. O primeiro passo é identificar a afinidade com os números e o gosto pelos cálculos, além de contar com habilidades compatíveis com a área, como a curiosidade e a determinação. 

Depois, é preciso ter entendimento de que existem diferentes alternativas de cursos no ramo de Exatas, além da avaliação do perfil dos profissionais de cada área. 

É importante também prezar a escolha de uma instituição de ensino de excelência, com experiência de mercado e que ofereçam boa infraestrutura e um corpo docente qualificado, nesse caso, a UNDB é a instituição perfeita para você iniciar seu ensino superior e se qualificar como um excelente profissional no mercado de trabalho. 

Como visto, há inúmeras possibilidades que podem ser exploradas dentro da área de Exatas. E para ser um profissional de qualidade é preciso também estar atualizado quanto às inovações tecnológicas, especialmente em segmentos que lidam diretamente com isso.

Afinal de contas, o mercado profissional enxerga o profissional com bons olhos aquele que se mantém atualizado e busca se desenvolver constantemente.

Seu futuro é no Centro Universitário UNDB

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas. 

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de bolsa nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina*

Para você que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão. 



Tópicos: Sistemas de informação, curso de engenharia de software, áreas do conhecimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas em São Luís

Postado por Undb em 06-02-2024 19:23