Postado por Undb em 02-05-2024 11:20

Quais as principais áreas de atuação do Engenheiro de Software?

 
 
 
 
 
 
 

Sabe aquele jogo irado que você gosta ou aquele aplicativo de rede social que está instalado no seu celular? Todos eles passaram pelas mãos de um Engenheiro de Software! Este é o profissional responsável por tirar do papel ideias de aplicações para facilitar o dia a dia, organizar informações e diversas outras atividades com foco na otimização de tarefas.

Se você gosta de cálculos, esta pode ser a profissão ideal, já que mistura lógica e matemática para a solução de problemas e desenvolvimento de sistemas, construindo do zero todo um sistema complexo. 

Este profissional é responsável por:

  • Desenvolver aplicativos e softwares;
  • Encontrar falhas e brechas no projeto;
  • Sugerir melhorias para o sistema;
  • Acompanhar o desempenho do software.

Pela complexidade e alta procura por profissionais capacitados, o salário de um profissional sênior pode chegar até R$ 8.594.

Quais as áreas de atuação do Engenheiro de Software?

Sendo uma área de exatas, a profissão envolve diferentes desafios para cada uma das suas áreas de atuação, mesclando diferentes habilidades profissionais e interpessoais, como a comunicação, liderança e proatividade!

Conheça agora as áreas e trabalhos onde um engenheiro de software pode atuar, seja em uma empresa ou de maneira autônoma!

  • Gerenciamento de projetos;
  • Arquitetura de produtos;
  • Realização e aplicação de testes;
  • Desenvolvimento de softwares e aplicativos.

1. Gerenciamento de projetos

Responsável por engajar a equipe no desenvolvimento de softwares e aplicativos, o engenheiro desse setor precisa estar atento às diversas etapas de elaboração do projeto. 

Para essa área de atuação é possível destacar a necessidade de um perfil de liderança, já que o objetivo é gerenciar as pessoas e etapas, rumo a uma entrega de sucesso, sem falhas e erros de execução.

No gerenciamento de projetos, além do domínio completo das atividades técnicas, outras habilidades interpessoais são essenciais, como por exemplo:

  • Pró-atividade;
  • Boa comunicação;
  • Criatividade;
  • Inteligência emocional.

2. Arquitetura de produtos 

Todo produto pode ser dividido em dois tipos de elementos que o compõem: os elementos funcionais e elementos físicos. O primeiro diz respeito às operações existentes, já o segundo está relacionado com a disposição dos elementos no design estrutural. 

Assim, um engenheiro de software responsável pela arquitetura tem como propósito o acompanhamento e checagem para garantir que as interfaces estejam organizadas e visualmente adequadas.

Tudo isso para que os usuários do software ou aplicativo tenham uma experiência positiva e descomplicada, sem elementos mal dispostos que dificultem a sua usabilidade.

Para aqueles com maior aptidão para o design dos produtos, essa é a área mais recomendada.

3. Realização e aplicação de testes

Quando um software vai ao ar com erros, o seu desempenho é diretamente prejudicado, dificultando a experiência do usuário ou limitando o funcionamento dos itens existentes. Para que isso seja evitado antes mesmo de chegar às mãos do cliente, é preciso realizar uma bateria de testes e análises capazes de identificar as falhas e apontar o mau funcionamento.

Depois da realização de testes adequados e aplicação de ajustes, quando necessária, o produto passa novamente por um “pente fino” no sistema para só então ser entregue ao solicitante.

4. Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Uma das etapas mais conhecidas na engenharia de software, o desenvolvimento de aplicativos e softwares corresponde à criação do zero de um produto solicitado. Neste caso, é função do profissional aplicar as fórmulas lógicas para a construção de interfaces e seus desdobramentos

 

engenheiro software1

 

Principais tendências da engenharia de software

UX design

O User Experience é uma das profissões que têm estado em alta nos últimos anos. Isso porque, as empresas se preocupam cada vez mais com a experiência do usuário dentro do site e entendem que esse contato é extremamente importante para a volta do usuário para o site. 

Assim, o papel do profissional é realizar testes para compreender o que gera mais resultados e  aplicar ajustes de acordo com os resultados obtidos, melhorando assim a interação do software com os seus usuários.

Desenvolvedor de aplicativos

Desde que os smartphones chegaram ao mercado, os apps tomaram conta e se tornaram febre entre os usuários. Assim, o mercado de tecnologia precisou se adaptar às novas demandas do público.

Agora, um software ou serviço pode estar na palma da mão dos usuários, permitindo um maior contato e proximidade com uma marca, oferecendo a praticidade que tanto se busca nos tempos atuais.

Com isso, o mercado está em constante procura por profissionais que possam realizar esse tipo de trabalho com qualidade. Se você gosta de lidar com esse tipo de sistema e quer focar seus esforços no desenvolvimento de aplicativos, essa área te aguarda! 

Mercado de startups

As startups, são empresas emergentes com foco em desenvolvimento apostando em produtos e serviços inovadores, com modelos de negócio diferenciados. Isso tem tudo a ver com a engenharia de software!

Por isso, o mercado com foco no desenvolvimento de plataformas e soluções vem em constante crescimento. Para aqueles que gostam de trabalhos desafiadores e super originais, este é um mercado excelente.

Realize seu sonho do ensino superior, venha para UNDB 

Na UNDB  oferecemos cursos de graduação, pós-graduação em todas as áreas do conhecimento, além de educação executiva e customizada para empresas. 

Os alunos UNDB têm acesso a metodologia de ensino diferenciada que unem teoria e prática, para uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.

Como ingressar na graduação na UNDB?

As formas de ingresso mais comuns são o vestibular o ENEM e o PROUNI, vamos explicar um pouco elas abaixo:

  • VESTIBULAR TRADICIONAL: Nessa modalidade você faz uma prova que irá avaliar o seu conhecimento das disciplinas do ensino médio e de conhecimentos gerais como atualidade. Caso você atinja a nota mínima necessária será chamado para fazer sua inscrição, as informações detalhadas serão sempre disponibilizadas pelo edital do vestibular que sempre será colocado no site com antecedência, basta acompanhar.
  • TRANSFERÊNCIA EXTERNA: Para quem já está cursando uma graduação em outra instituição e quer fazer parte da UNDB uma faculdade referência na região e excelência de ensino, é muito fácil, basta levar toda a documentação na Central do Candidato , e ainda você ganha 100% de desconto na matrícula.
  • ENEM: Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2017 podem utilizar sua nota para ingressar na UNDB. Você só precisa ter a nota mínima necessária para o curso escolhido.
  • PROUNI: Estudantes que se inscreveram no programa de bolsas do governo PROUNI e foram classificados como aptos podem conseguir vaga nos cursos de graduação da UNDB.

Para quem deseja financiar os estudos, a UNDB oferece 3 modalidades são elas:

  1.  FIES;
  2.  PRAVALER;
  3.  FUNDACRED;

Essas 3 modalidades de financiamento podem te ajudar a concretizar o sonho do ensino superior.

Tópicos: Engenharia de Software, curso de engenharia de software, engenheiro de software

Postado por Undb em 02-05-2024 11:20