Postado por Dennis Mantovani em 09-01-2018 8:00

Engenharia Civil ou Produção: o que é melhor estudar em São Luís?

eng produção.jpg

Assim como um médico ou um advogado, que optam por aprofundar seus conhecimentos em uma das várias especialidades, quem tem afinidade com a Engenharia também pode trilhar vários caminhos, com a diferença que a graduação já é independente.

Nesse segmento, as duas áreas mais conhecidas talvez sejam a Engenharia Civil e a Engenharia de Produção. Mas qual delas será a mais vantajosa? Essa é uma dúvida compartilhada por estudantes de todo o Brasil, incluindo quem busca uma faculdade em São Luís (MA).

Curso de Engenharia de Produção

Para escolher entre Engenharia Civil ou de Produção, é preciso primeiro conhecê-las melhor para depois identificar a que combina mais com o seu perfil. É justamente isso que nós vamos fazer no post de hoje. Confira!

O que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é o responsável por projetar, supervisionar e executar obras dos mais variados portes, seja a construção de uma residência ou um grande empreendimento, projetado para receber milhares de visitantes por dia.

A habilidade com cálculos – mais complexos do que os que você estava acostumado a fazer no Ensino Médio – é essencial para construir uma carreira de sucesso. Em suas atividades profissionais, também é recomendável o domínio de outras Ciências, como Física e Química.

Destaca-se ainda o fato de que, na construção civil, não há espaço para qualquer imprecisão. Tudo deve ser milimetricamente calculado para garantir a estabilidade das construções, de modo que a segurança de trabalhadores e usuários não seja colocada em risco.

eng produção.jpg

O que faz um engenheiro de produção?

Como o próprio nome sugere, o engenheiro de produção é o responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos. Basicamente, o objetivo é aumentar a produtividade e reduzir os custos, sem que isso acarrete prejuízos à qualidade.

Para isso, ele deve ter uma visão global de todas as atividades, conhecendo de perto como funciona cada uma das etapas da produção, os recursos necessários e também as pessoas que estão envolvidas.

Pensando nisso, ele é responsável por uma série de funções: da escolha das matérias-primas à motivação e treinamento das equipes.

O que mais você precisa ponderar ao escolher entre Engenharia Civil ou de Produção?

Observando com atenção, podemos perceber diferenças e semelhanças entre os perfis desses profissionais. Ambos, por exemplo, devem trabalhar em prol da incorporação da tecnologia aos seus processos cotidianos. A capacidade de inovação, aliás, é um dos requisitos mais valorizados pelo mercado.

Também precisam saber dialogar com os mais diferentes públicos, de trabalhadores de canteiros de obras ou do chão de fábrica a renomados executivos.

Na contramão, o engenheiro civil é mais voltado a área de exatas, ao passo que o profissional de produção também tem contato com disciplinas de humanas, como gestão de pessoas.

Já é capaz de decidir entre Engenharia de Produção e Engenharia Civil? Para informações mais detalhadas sobre os nossos cursos e seus respectivos diferenciais, acesse o nosso site!

Nova call to action