Postado por Undb em 01-11-2024 9:30

Quiet quitting: o que é, como funciona e mais!

 
 
 
 
 
 
 
Quiet quitting

Quiet quitting é um termo usado pelos usuários do Reddit uma plataforma de interação e publicações de conteúdo e com a pandemia o termo "quiet quitting'' se propagou ainda mais.

Essa nomeação é para os funcionários que se contentam em fazer apenas o que é necessário para sua função, sem desempenhar nenhum esforço a mais ou buscar novidades, sendo sua única preocupação o salário no final do mês.

Uma vez que os profissionais se encontram tendo que administrar sua vida profissional e pessoal em um mesmo ambiente, sem nenhuma fronteira para restringir.

Assim resultando em cobranças, horários diferentes, pressões para finalizar os trabalhos e isso tudo foi ainda mais expoente por que a população estava passando por um momento delicado.

Como surgiu o quiet quitting

O Quiet Quitting juntamente com outro fenômeno recente "grande renúncia" uma onda que fez 47 milhões de americanos deixarem seus empregos em 2021, outros países também adotaram, no entanto em menor escala.

Além disso, outro movimento maléfico avançou por sua utopia, vários são os defensores do anti work (anti trabalho) ou seja acreditam que a sociedade tem empregos desnecessários e que deveria se organizar para que tenha somente o essencial ao invés do excesso que aumenta o capitalismo.

Alguns brasileiros podem até se sentir atraídos por essa defesa, mas a realidade daqui é totalmente diferente da dos EUA. Nesse sentido, se abandonarem seus empregos vão ter que lidar com o desemprego, já que aqui é mais difícil de encontrar um novo.

Muitos são contra esses movimentos por acreditarem que é gerado pela falta de maturidade dos jovens. Aliás a pandemia pode resultar numa geração introspectiva e viciada em telas, com isso problemas de interação e de consciência da realidade podem ser afetados.

Desafio para os líderes do futuro

Caso essa mentalidade se propague na população, os líderes estarão de frente com um grande problema. De tal maneira que vão ter colaboradores com pensamento pequeno e sem ambição, resultando em um nível menor de produtividade que impactará no crescimento da empresa.

Além disso, se uma pessoa da equipe surgir com esse estilo poderá afetar outras, que podem ser seduzidas a encarar essa nova forma de viver como adequada.

A Harvard Business Review publicou um artigo com a temática para os gestores refletirem sobre sua posição diante desses fatos, com a seguinte indagação: "É um problema dos meus funcionários ou da minha gestão ou liderança?"

Com a intenção de fazer analisar se a cultura organizacional está sendo coerente com suas exigências ou está extrapolando, uma vez que essa conduta pode ser prejudicial para o funcionário fazendo sentir cobranças demasiadas e ocasionando desânimo e revolta. Além de colaborar para desenvolver algum problema de saúde mental, por exemplo:

  • Ansiedade;
  • Pânico;
  • Depressão.

Diante de um cenário como esse, diversos países buscam criar mecanismos que possam minimizar o avanço dessas práticas. Como a Islândia, França, Dinamarca e Nova Zelândia diminuiu a carga horária, para que os funcionários tenham mais chances de aumentar mais o lazer e as horas vagas com a família.

Embora, focar nos resultados e crescimento seja importante, não pode deixar de considerar o bem-estar dos colaboradores. A fim de diminuir possíveis movimentos e desânimo da equipe.

Ponto negativo e positivo

O fenômeno Quiet Quitting não é tão nocivo e positivo como pode aparentar ser e também por trás dele há uma mensagem contra as excessivas cobranças e o desleixo com a saúde que muitos profissionais passam.

Conforme dados divulgados pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), 30% dos trabalhadores desenvolvem doenças emocionais em consequência do excesso de atividades.

O maior ponto negativo é os profissionais abandonando suas carreiras em nome de uma vida mais tranquila, pode ser que por alguns meses ele se sentirá bem com essa tomada de decisão, mas chegará um momento que se arrependerá.

Portanto, é necessário os gestores juntamente com os funcionários avaliarem como devem equilibrar esses pontos, visando o crescimento de todos.

Como equilibrar vida pessoal e profissional

Há a possibilidade de ser produtivo no trabalho sem se sentir sobrecarregado, para isso é necessário avaliar diversos pontos. A fim de usá-los ao seu favor e evitar ser refém desse estilo de vida e também ser sugado pelo trabalho. Veja os principais:

  • Tenha foco: Evite realizar diversas funções de uma vez só, além de tirar sua concentração e não contribuir para uma entrega de excelência te deixará sobrecarregado;
  • Trabalhe em equipe: Aprenda a manter uma comunicação com os seus colegas, seja sincero quando precisar de ajuda e também ofereça quando eles precisarem;
  • Tenha autocuidado: Não adianta trabalhar e ignorar sua saúde física e mental, se o seu corpo e mente não estiverem bem seu desempenho no trabalho será ruim;
  • Tenha um propósito: O que te deixará com vontade de continuar é saber que existe um motivo e meta por trás.

Não se deixe levar pelo esmorecimento e se acomodar nas suas atividades, esteja frequentemente buscando estar por dentro das novidades, criando networking para avançar ainda mais.

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Postado por Undb em 01-11-2024 9:30