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Blog da UNDB

As 3 áreas de atuação do Marketing mais populares

Postado por Dennis Mantovani em 08-01-2020 8:17

O Curso de Marketing é composto por disciplinas de negócios, estatística e comunicação. Uma carreira nesse campo pode levá-lo a várias direções diferentes.

Você descobrirá que há  muitas oportunidades nas áreas de atuação do marketing. Como denominador comum, há a necessidade de entender os desejos e problemas que os clientes enfrentam e, em seguida, traduzir tudo isso em oportunidades para alavancar negócios e, claro, a satisfação do consumidor. Veja a seguir as 3 principais - e mais populares - áreas do marketing.

Posições populares de marketing

Se você está considerando o Curso de Marketing como um trampolim em sua carreira, conheça mais sobre a área e reflita como oportunidades distintas podem levar você a melhores posições na carreira:

Analista de Pesquisa de Mercado: coletam dados sobre consumidores e condições de mercado. O profissional analisa tudo isso a fim de auxiliar seus clientes ou empregadores  a determinar quais produtos e serviços vender, quanto cobrar por eles, onde e como vendê-los etc.

Esses profissionais precisam de pelo menos um diploma de bacharel, mas alguns empregadores contratam apenas candidatos com especialização lato ou strict sensu (pós, mestrado ou doutorado). Participe de aulas de negócios, marketing, estatística, matemática e de pesquisa de mercado.

Representante de vendas em publicidade: vende espaço publicitário para veículos de comunicação impressos, Internet e mídia externa. Também negocia  inserções em programas de rádio e televisão, revista e outros formatos de mídia.

A área está em alta e preza cada vez mais pela inteligência, garantindo resultados positivos aos interessados. A maioria das empresas que precisam ser competitivas procuram esses profissionais para ajudá-las a expandir os seus negócios.

Gerente de marketing: auxilia marcas, empresas e empreendedores a colocar produtos e serviços ao alcance de clientes. O profissional formula a estratégia de marketing, estimando primeiro a demanda e, após,  identificando os mercados. 

Em grandes companhias, o gerente de marketing pode liderar uma equipe técnica, responsável pelo gerenciamento de ferramentas como Google Adwords e Analytics, desenvolvimento de estratégias de SEO, campanhas de e-mail marketing e conteúdos digitais, sempre a fim de gerar potenciais clientes para conversão, vendas e fortalecimento da marca no mercado.

Profissional em marketing

Os traços comuns dos profissionais de marketing incluem habilidades interpessoais e analíticas. 

De todo modo, o setor de publicidade se transforma na velocidade das inovações tecnológicas, e por isso, esse profissional deve ser capaz de analisar as últimas tendências do setor - usando de muita criatividade também -, antes de determinar as estratégias a serem adotadas por determinada organização ou cliente. 

Outras qualidades importantes incluem: boa capacidade de comunicação, criatividade, competência para tomadas de decisão e habilidades organizacionais bem desenvolvidas. É preciso ainda, gerenciar o  tempo e orçamentos com eficiência, enquanto dirige e motiva a equipe.

O marketing é versátil e atrai criativos, mas também perfis estatísticos (que pensam em números). Embora muitos empregos em marketing sejam atraentes, lembre-se de que você deve estar disposto a trabalhar com diferentes tipos de clientes. Além disso, muitos profissionais da área não podem se importar em trabalhar em horários não muito comum, como à noite ou aos finais de semana. Conheça como é o curso de Marketing da UNDB!

Conheça como é o curso de Marketing!

Tópicos: Curso de Marketing

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