Postado por Undb em 07-12-2023 9:00

Biomédico: atuação profissional e perspectivas de mercado

 
 
 
 
 
 
 
biomédico

 

Considerada uma das profissões do século e tendo o profissional denominado de biomédico, a biomedicina se tornou fundamental pelo fato de que ela se tornou indispensável para a identificação, controle e cura de doenças que afetam os seres humanos.

Porém, o campo para o profissional de biomedicina é amplo e ele pode atuar em várias áreas desse segmento após conclusão de curso. Vamos te apresentar algumas dessas áreas de atuação, além de lhe dar dicas de como está o mercado atual para construção de uma carreira sólida para esses profissionais. Confira!

Como atua o profissional de Biomedicina?

O biomédico tem a possibilidade de transitar em várias áreas de atuação profissional em seu segmento. Inicialmente o trabalho de um biomédica começa com a coleta de amostras biológicas, que podem ser de sangue, urina, fezes, entre outros. Essas amostras podem ser analisadas em laboratórios, onde o profissional realiza testes para identificar possíveis doenças ou condições de saúde.

O profissional de biomedicina também pode exercer o desenvolvimento e aplicação de novas técnicas e tecnologias para diagnóstico e tratamentos de doenças. É importante ressaltar que o trabalho do biomédico necessita de habilidades técnicas e científicas avançadas, além de possuir um processo rigoroso de formação acadêmica, que isso inclui a graduação em biomedicina, levando também, a especializações em áreas específicas.

Dito isto, existem algumas áreas em que o biomédico pode atuar após passar por todo esse processo de formação, todas elas com seu peso de salário, atividades do dia a dia e responsabilidades enquanto profissional. Confira algumas das áreas de atuação profissional.

Quais são as áreas que o biomédico pode atuar?

Existem diversas áreas de atuação para o biomédico e de acordo com o CMF , órgão que é responsável por determinar a atuação dos biomédicos, existem pelo menos 38 áreas de atuação disponíveis para quem deseja se formar e seguir carreira na biomedicina. Algumas delas são: análises ambientais, análises bromatológicas, acupuntura, auditoria, análises clínicas entre outras. 

Mostraremos algumas áreas de atuação profissional do biomédico, são elas:

Análises clínicas 

Para os biomédicos que desejam atuar nessa área de análises clínicas, eles serão responsáveis por coletar, analisar e interpretar amostras de tecidos e fluidos corporais. Podendo também assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos.

Biologia Molecular 

Nessa área, o biomédico possui especialidade em biologia molecular e trabalha com o estudo do DNA e RNA, auxiliando na identificação de mutações genéticas e no desenvolvimento de novos tratamentos.

Análises Ambientais 

O biomédico especializado em análise ambiental é capacitado em realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente. Ele também pode realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.

Farmacologia

Os especialistas em farmacologia estudam o efeito de substâncias químicas no corpo humano, contribuindo para o desenvolvimento de medicamentos e terapias.

Genética

O biomédico nessa área pode desenvolver as seguintes atividades profissionais:

  • Realizar exames de citogenética humana e genética humana molecular, realizando as culturas, preparações citológicas e análises;
  • Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe;
  • Assumir responsabilidades técnicas, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais.

Reprodução Humana

O biomédico nessa área é responsável em atuar na identificação e classificação oocitária, processos seminal, espermograma, criopreservação seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária, biópsia embrionária. Ele também atua em embriologia, onde ele realiza a manipulação de gametas e pré-embriões.

Biologia Molecular 

Essa área está ligada à genética. O profissional estuda o material genético e como os elementos das células se integram entre si. Uma das principais responsabilidades nessa atividade é encontrar formas de prevenir doenças hereditárias e encontrar anormalidades perigosas.

Citologia  Oncótica

Os profissionais dessa área, analisam todas as características das células. A partir desses exames , é possível, por exemplo, descobrir tumores e fazer a prevenção contra certos tipos de câncer. Outro tipo de função nessa área, é assumir gestão e coordenação em programas de controle de qualidade interno e externo em serviços  públicos e privados.

Banco de sangue 

Nessa área, o biomédico realiza as seguintes atividades: 

  • Executar o processamento de sangue e suas sorologias;
  • Realizar exames pré e pós transfusionais;
  • Assumir controle técnico, assessorias e direção de unidades transfusionais, banco de células de cordão umbilical, bancos de células para transplantes de medula autólogos e heterólogos.
  • manusear equipamentos de auto-transfusão;

Habilitações para atuação em docência e pesquisa

O biomédico com habilitação em docência e pesquisa, poderá desempenhar a função em instituições de ensino em disciplinas na qual ele tenha sido capacitado a exercer. O profissional também poderá ser responsável por pesquisas na área na qual o mesmo for habilitado e em pesquisa clínica em hospitais.

 

Design sem nome (12)

 

Biomedicina Estética

Na área de biomedicina estética o biomédico é instruído a utilizar métodos e técnicas invasivas não cirúrgicas, desenvolver e aplicar os tratamentos para as disfunções estéticas corporais, faciais e envelhecimento fisiológico.

A biomedicina estética é responsável por cuidar da saúde, bem-estar e beleza dos seus pacientes, levando os melhores recursos da saúde, relacionados seu vasto conhecimento para o tratamento da recuperação dos tecidos e do organismo como um todo.

Auditoria 

O profissional que optar por seguir essa área de atuação, tem que estar apto para atuar no controle da execução, para verificar sua conformidade com os padrões estabelecidos. Ele também realiza avaliação da estrutura dos processos aplicados e dos resultados alcançados. Essa área de auditoria, está diretamente ligada aos processos de certificação e validação para laboratórios de análises clínicas, indústrias e hospitais.

 

Como está o mercado de trabalho para o biomédico? 

Para os que desejam saber como está o mercado de trabalho para os biomédicos já adianto, existem altas perspectivas de crescimento de mercado para esse profissional no país.

Por exemplo, profissionais que buscam pela cura das principais doenças e às questões ligadas à reprodução humana, são áreas que estarão em alta nos próximos anos. Outra oportunidade de crescimento no mercado para os biomédicos é a especialização em biotecnologia.

Outras áreas que oferecem uma grande demanda profissional são:

  • Análise forense;
  • Biologia molecular;
  • Genética;
  • Microbiologia.

Nessas áreas, os campos que possuem maior concentração de oportunidades de emprego estão nas capitais e nas grandes cidades. Já em cidades como o interior de São Paulo, como por exemplo, Vale do Paraíba, Ribeirão Preto, onde fica localizada boa parte das indústrias alimentícias, há uma grande procura por profissionais para análise de qualidade de alimentos. 

No entanto, os biomédicos podem encontrar trabalho e construir carreira em hospitais, clínicas, laboratórios, indústria, banco de sangue, centro de diagnóstico por imagem ou no serviço público em geral.

O que o mercado de trabalho esperado do biomédico

É muito importante que o profissional esteja ciente das expectativas das organizações e o que elas procurem no biomédico. Então para que você tenha ciência disso, iremos listar alguns atributos mais relevantes. 

  • Profissionais com grande excelência na formação humanística, com a finalidade de impulsionar a humanização da saúde como um todo. 
  • Pluralidade de conhecimentos que vão além da Biomedicina, como gestão, liderança e outros. 
  • Interesse em continuar aprendendo e em se desenvolver cada vez mais.
  • Capacidade do trabalho em equipe, proatividade, boa comunicação, empatia, raciocínio analítico e criatividade.

Além disso tudo, conseguir um emprego depende, é claro, de sua formação universitária. Porém, na biomedicina tem um peso a mais, porque, somente profissionais com o registro no Conselho Regional de Biomedicina podem exercer sua função. 

Onde o biomédico pode trabalhar? 

Como já visto acima, há diversos lugares onde o biomédico pode exercer suas funções e ganhar bons salários. Tudo isso faz com que a rotina da profissão seja muito dinâmica, já que isso vai depender das atividades de atuação de cada área. Uma das principais áreas onde o biomédico pode trabalhar é : 

  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Clínicas médicas e de estética;
  • Hospitais;
  • Universidades;
  • Indústrias biológicas ou de alimentos.

Curso de Biomedicina na UNDB

Dito isto, ficou interessado em seguir carreira na biomedicina e se tornar um biomédico de sucesso ? O bacharelado em Biomedicina da UNDB tem duração de quatro anos e é oferecido no período matutino na UNDB. 

Na UNDB, o curso de Biomedicina da UNDB garante formar profissionais qualificados para a promoção da saúde, prevenção e reabilitação da saúde. Desta forma, existirá profissionais qualificados para responder com qualidade e resolutividade às necessidades da população brasileira. 

A UNDB é uma instituição que oferece qualidade e excelência no ensino superior, ela vai te preparar para se destacar e conseguir um lugar de prestígio na profissão, além de que, com ela você terá toda uma estrutura completa e o custo benefício para se formar um excelente biomédico.

Tá esperando o que ? Faça sua inscrição no curso de Biomedicina da UNDB e escolha sua forma de ingresso. As modalidades estão todas devidamente explicadas no site institucional da UNDB. Corre e não fique de fora! 

Tópicos: Biomedicina, Curso de Biomedicina

Postado por Undb em 07-12-2023 9:00