Postado por Dennis Mantovani em 02-04-2018 9:00

Como escolher uma faculdade de Contabilidade em São Luís?

contabilidade-em-sao-luis-002.png

O primeiro passo em direção ao seu futuro profissional você já deu: a escolha do curso superior em Contabilidade. Agora, é o momento de decidir qual faculdade em São Luís oferece o melhor apoio e estrutura para a construção de sua carreira. Suporte pedagógico, instalações e corpo docente são alguns critérios que você deve observar na escolha da instituição.

Neste post, mostraremos como escolher uma faculdade de Contabilidade em São Luís que seja ideal para você. Acompanhe!

Curso de Ciências Contábeis

CONHEÇA A AVALIAÇÃO DO CURSO NO MEC

O primeiro passo para comparar a qualidade entre várias instituições de ensino em São Luís é fazer uma relação das faculdades e verificar a avaliação que o Ministério da Educação faz delas. O MEC possui dois grandes medidores da qualidade dos cursos superiores, o Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Preliminar de Cursos.

O primeiro é uma média ponderada da qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação da instituição em uma escala de 1 a 5. O segundo mede a qualidade de uma determinada graduação, por meio de critérios como nota dos estudantes no ENADE e questionários respondidos pelos próprios alunos.
A avaliação dada pelo MEC pode ser conferida no site E-MEC.

Visite a instituição e solicite a participação em aulas como ouvinte

Não tem forma melhor de conhecer a instituição de ensino como visitar cada uma delas e tirar as suas próprias conclusões. Verifique a estrutura interna, as condições das salas de aula e os acervos das bibliotecas.

Você pode, ainda, pedir permissão para ouvir uma aula dos primeiros semestres da graduação em Contabilidade. Lá, você poderá identificar brevemente a didática dos professores e como é o método de ensino da instituição, além de entrar em contato com alunos que já estão cursando nesta instituição.

contabilidade-em-sao-luis-002.png

Consulte outras fontes que avaliam a instituição escolhida

Além do MEC, é possível checar a qualidade da instituição por outras fontes. A principal delas são os alunos e ex-alunos, eles lhe dirão o que acha da faculdade, suas qualidades e fraquezas. A opinião pode parecer meramente pessoal, mas costuma acertar na maioria dos aspectos.

O Ranking da Folha também é outra fonte válida. O site reúne uma lista com instituições e classifica-as por critério de avaliação do mercado e qualidade de ensino. Em São Luís, por exemplo, as faculdades de Contabilidade que mais se destacam são a Universidade Federal do Maranhão e a  . As duas ocupam o primeiro lugar no estado nos segmentos público e privado, respectivamente.

Determine os seus próprios critérios

Também é importante definir os seus próprios critérios. Faça uma lista do que pesa para você: proximidade de casa, indicação de amigos, credibilidade da instituição. É importante que a faculdade esteja em um local que seja de fácil acesso para você, cercada por serviços que você precisará como bancos e transporte coletivo.

Por fim, confira as notas de corte do curso de contabilidade dos vestibulares e processos seletivos, como o PROUNI, comparando com as suas próprias notas. Depois dessas dicas, escolher a melhor faculdade de Contabilidade em São Luís será uma tarefa muito mais fácil para você!

Achou o conteúdo interessante? Compartilhe em suas redes sociais e ajude os amigos que possuem essa mesma dúvida!

Nova call to action