Postado por Dennis Mantovani em 31-01-2019 14:00

Como usar a nota do Enem para entrar na UNDB?

ecolher instituicao de ensino

Ingressar na faculdade é um momento bastante importante na vida de muitos jovens. Decidir qual curso escolher, qual faculdade, mudar ou não de cidade, são escolhas que devem ser muito bem pensadas.

Prepare-se para o Enem

Por isso, queremos ajudar você e facilitar este momento de decisões tão complexas. Neste texto vamos explicar como usar a nota do Enem para entrar na faculdade.

Muitas pessoas ainda não sabem que não é mais obrigatório fazer vestibular para entrar na faculdade. Você pode, por exemplo, utilizar sua nota do Enem para isso.

ENEM - O que você precisa saber para entrar na faculdade

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser considerado a prova mais aguardada  pelos estudantes durante o ano. O exame é realizado em dois dias, sendo constituído por questões das áreas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e uma redação.

Quando criado o Enem era utilizado apenas para medir a qualidade do conhecimento adquirido no ensino médio. Entretanto, hoje em dia pode ser utilizado no lugar do vestibular no processo de ingresso em universidades e faculdades.

O primeiro passo para ingressar em uma faculdade é se preparar pois a concorrência pode ser grande dependendo do curso que você escolher. Por isso usar o resultado do Enem pode ser uma excelente alternativa.

Na UNDB você pode utilizar sua nota no Enem para ingressar no curso que desejar, basta conferir a nota mínima necessária e ver se seu resultado está dentro do exigido.

ecolher instituicao de ensino

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

Para entrar na faculdade utilizando a nota do Enem, existem duas formas principais. A primeiro é o ingresso direto e a outra é o ProUni. Vamos explicar como funciona cada uma delas

PROUNI

O ProUni (Programa Universidade para todos) é um programa do governo que concede bolsas de estudos para jovens com baixa renda.

A nota do Enem é o critério de seleção de candidatos a serem contemplados pelo ProUni. Normalmente são feitas duas edições por ano, para ingresso no primeiro e segundo semestre.

O processo para participação é feito totalmente online e você pode escolher até duas opções de curso dentre as vagas ofertadas. O sistema busca a nota do Enem de todos os participantes e preenche as vagas com aqueles que tiveram as melhores notas.

O candidato que for selecionado pelo ProUni precisa ir até a faculdade e apresentar toda a documentação exigida. É importante lembrar que a bolsa concedida pode ser integral ou parcial, dependendo da renda familiar bruta do estudante.

INGRESSO DIRETO

Se você não está dentro dos critérios do ProUni, ainda sim pode utilizar sua nota do enem para entrar na faculdade sem precisar passar pelo vestibular.

Desta forma o candidato só precisa apresentar sua nota no exame e verificar se possui o mínimo necessário para o curso escolhido. Caso aprovado, fará sua matrícula para concluir o processo.

Esperamos que tenha gostado do texto! Qualquer dúvida nós da UNDB estamos à disposição. Venha nos fazer uma visita e conhecer a UNDB.

Esperamos por você!

Nova call to action

Tópicos: como usar a nota do enem

Postado por Dennis Mantovani em 31-01-2019 14:00