Postado por Dennis Mantovani em 05-02-2019 9:00

Vestibular usando a nota do Enem: como funciona?

estudar (4)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é uma prova simples. Ao contrário, ela exige toda uma preparação dos candidatos. É necessário estabelecer uma rotina de estudos, participar de simulados, estar bem preparado emocionalmente para o exame. Todos estes são fatores que podem interferir diretamente no resultado final.

Prepare-se para o Enem

Mas afinal, por que ir bem no Enem é tão importante para quem deseja adentrar em uma faculdade? Onde usar a nota do Enem? É possível substituir o vestibular pela nota do Enem?

Vamos responder todas estas perguntas agora.

Como é calculada a nota do ENEM?

Antes de falarmos sobre como aplicar a nota do Enem para entrar no Ensino Superior, vamos entender como funciona o cálculo do resultado do exame.

Muitas dúvidas surgem relacionadas ao cálculo das notas do ENEM, aos desempenhos mínimos e máximos e, também, às formas de utilizar a nota do exame para ingressar na faculdade e para poder participar de programas específicos do Ministério da Educação (MEC).

Quem calcula as notas é o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e são mensuradas através do sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item, conhecido como TRI. O TRI é considerado a metodologia mais adequada para avaliar o conhecimento dos candidatos e seu comportamento durante a prova.

De forma simplificada funciona assim: quanto mais participantes acertarem uma questão, menos pontos ela vale. Ao contrário, quando poucos participantes acertaram uma questão, mais valorizada ela é, por ser considerada de maior dificuldade.

A TRI ainda entende que, se o candidato acertar um número muito baixo de questões consideradas fáceis e acertar um alto índice de questões consideradas difíceis, o sistema entenderá que ele “chutou” e por isso sua nota também será diferenciada.

Por isso é muito difícil saber a nota que um aluno irá tirar. Ainda temos que considerar a redação, cuja nota varia de zero a mil.

Apesar de parecer confuso todo este cálculo, importante saber que, seu resultado implicará diretamente na sua entrada em grandes faculdades e universidades.

estudar (4)

Vestibular e nota do ENEM, como funciona

Algumas faculdades e universidades aceitam a nota do Enem no processo de ingresso dos cursos. Ou seja, ao invés de fazer uma prova de vestibular, própria da instituição, você apresentará seu resultado do ENEM para entrar na graduação.

Para que você seja aceito, é necessário que sua nota seja maior do que a mínima exigida pelo curso escolhido. Essa nota de corte é estipulada pela própria faculdade.

Como participar do SiSU, ProUni e Fies usando a nota do ENEM?

SiSU: não é exigido uma pontuação média mínima, mas não se pode zerar a redação. As médias são definidas de acordo com a concorrência para aquele curso e instituição. Fies: para ter acesso ao financiamento estudantil, o candidato que concluiu o ensino médio a partir de 2010, terá que ter alcançado uma média mínima de 450 pontos nas cinco notas do exame e também não pode ter zerado a redação.

ProUni: para o ProUni é necessário que o aluno tenha realizado a última edição do Enem e conseguido resultado mínimo de 450 pontos na média de todos os testes e nota da redação diferente de zero. Nessa modalidade, as notas de corte também variam de acordo com a concorrência para o curso e instituição.

Estas são as formas de ingressar na faculdade utilizando a nota do Enem. Se você quer saber mais informações sobre este processo, entre em contato conosco que podemos tirar todas as suas dúvidas.

Um grande abraço e bons estudos!

Nova call to action

Tópicos: vestibular usando a nota do enem

Postado por Dennis Mantovani em 05-02-2019 9:00