Postado por Dennis Mantovani em 04-12-2019 11:25

Conheça as 5 dicas para ser um bom gestor(a) financeiro

 
 
 
 
 
 
 
shutterstock_308213858

Um profissional da Gestão Financeira é aquele responsável por fazer a análise de custos, precificação, planejamento financeiro, tesouraria e outras atividades ligadas às finanças de uma organização. Claro que é indispensável possuir os conhecimentos técnicos da profissão, mas existem algumas habilidades que são importantes desenvolver, caso queira se tornar um profissional de qualidade.

Sendo assim, continue acompanhando este artigo para entender como se tornar um bom gestor financeiro e conseguir avançar em sua carreira. Veja mais a seguir!

shutterstock_308213858

1. Tenha afinidade com finanças

Um dos principais requisitos para trabalhar com finanças e poder se tornar um excelente profissional é ter bastante facilidade e, sobretudo, gostar de lidar com números. Afinal de contas, um cargo de gestor financeiro exige que você trabalhe com cálculos e custos o dia inteiro. Então, para conseguir executar as atividades da melhor forma  possível, sem se cansar, esse é um dos maiores requisitos.

2. Pense de forma estratégica

Além de lidar com números boa parte do dia, a posição do gestor financeiro também requer que ele tenha visão estratégica. Analisar resultados, monitorar o andamento das ações e elaborar metas também faz parte das demandas. Acompanhar o fluxo da empresa e estudar os números ajudam a construir ideias inovadoras para o negócio, o que significa uma boa forma de melhorar os resultados. 

3. Seja comprometido

Outras habilidades desejadas para ser um bom profissional de Gestão Financeira é ter comprometimento e foco. Além de lidar com as tarefas diárias, ele precisa pensar um passo à frente e estar atento aos próximos custos, despesas e ganhos extras. 

Além disso, vale destacar a importância de saber gerenciar o estresse. Isso significa ter a capacidade de enfrentar obstáculos sem se deixar abater. O cotidiano de um gestor financeiro, muitas vezes, requer tomadas de decisões que afetarão o destino da empresa. E quando erros acontecem, é crucial manter a calma para colocar o negócio de volta nos eixos.

4. Acompanhe as mudanças do mercado

Buscar por novidades e tendências do setor também é indispensável a um bom gestor financeiro. Pesquisar por novas tecnologias e mostrar propensão à adaptação, por exemplo, é uma ótima maneira de mostrar que você está preparado para trabalhar com novas ferramentas para gerir os processos com mais eficiência. Portanto, não tenha medo de aprender como usar novos softwares, principalmente, aqueles que podem ajudar no seu trabalho.

5. Exerça seu espírito de liderança

É imprescindível a qualquer gerente de sucesso ter habilidade de liderança. Então, procure refinar suas técnicas de liderança ao longo do tempo com cursos, workshops, palestras e outros conhecimentos sobre o tema. Um gestor capaz de tomar decisões por um grupo, propor e mostrar suas ideias com clareza, tem maiores chances de atingir o sucesso na carreira.

Essas são algumas dicas de como ser um bom profissional de Gestão Financeira. Em muitas situações, você precisará pensar “fora da caixa” e buscar soluções diferentes para os mesmos problemas. Então, é fundamental ser capaz de traçar novas rotas, mas, sem assumir riscos desnecessários.

Agora que você já sabe o que fazer para se tornar um profissional de excelência, acesse o site da UNDB   e descubra como podemos lhe ajudar nesse processo!

Estou interessado(a) em Gestão Financeira!

 

Tópicos: Gestão financeira, Notícias

Postado por Dennis Mantovani em 04-12-2019 11:25