Postado por Dennis Mantovani em 03-02-2020 9:45

Conheça o mercado e as oportunidades de um Gestor comercial

 
 
 
 
 
 
 
Gestor Comerical atuando em sua profissão

Gestor comercial atuando em sua profissão

Aqueles que possuem curiosidade em saber mais sobre a profissão de gestor comercial, bem como a relação entre a área da Gestão Comercial e o mercado de trabalho, precisam, antes de tudo, entender como funcionam as oportunidades para o setor. Por exemplo, ao fazer uma graduação nesse campo, o profissional poderá trabalhar no gerenciamento de projetos, na gestão empresarial e outras inúmeras funções.

Portanto, foi pensando em facilitar seu processo de pesquisa que reunimos neste conteúdo as principais informações sobre cada profissão e as perspectivas de mercado. Continue acompanhando e confira a seguir!

Gestão financeira

Nesse campo, o gestor financeiro é responsável por captar, organizar e aplicar os recursos de uma organização de forma eficiente. Para conseguir exercer tais funções, você aprenderá sobre análise de mercado, planejamento contábil e faturamento ao longo da graduação.

Caso escolha seguir nessa área, as oportunidades de mercado de trabalho são bastante promissoras. Esse especialista pode ocupar cargos como consultor, analista e assistente de mercado financeiro, por exemplo. O salário inicial em grandes empresas pode variar entre 6 mil e 17 mil reais.

Consultor em gestão comercial

Quem decide cursar Gestão Comercial pode atuar como consultor. Se seu objetivo é ajudar o maior número possível de empresas, ser consultor de negócios pode ser a melhor alternativa. Nesse caso, você estará atuando externamente e será instruído a resolver determinados problemas corporativos. Após analisar a empresa, suas características e como funciona, é que saberá encontrar a melhor solução para o negócio.

Os graduados nessa área podem formular estratégias e liderar equipes de vendas. Por exemplo, esse especialista pode assumir posições de direção comercial, de compras e ser consultor de vendas. O salário médio varia de 8 mil a 22 mil reais em grandes empresas.

Gestão de inteligência comercial

Outra possibilidade para o gestor comercial é seguir carreira como gerente de inteligência comercial. Em suma, esse profissional atua de forma estratégica, buscando novas oportunidades de negócio para a empresa.

Em uma empresa de construção, por exemplo, esse gerente busca a chance de aumentar os preços unitários e o lucro de cada venda. Em um setor, os comerciantes exploram as fraquezas dos concorrentes para ganhar participação de mercado. Em uma grande cadeia de lojas, atua para encontrar novos fornecedores.

Supervisão administrativa comercial

Independentemente se você optou por se tornar um Bacharel ou Tecnólogo em gestão comercial, a área de supervisão administrativa também é uma possibilidade. Nessa função, você comandará amplamente o setor comercial da companhia e será responsável por orientar e comandar várias equipes. 

Também ficará encarregado de identificar a necessidade de fazer treinamentos em alguns profissionais ou coordenar equipes externas. Em suma, boa parte do trabalho envolve participar de reuniões para definir estratégias administrativas para o negócio.

Gestão de parcerias

Para obter o sucesso desejado, uma empresa precisa do suporte necessário. Em um mercado tão competitivo, as parcerias comerciais fazem total diferença na busca de mais resultados. Então, quem faz gestão comercial também pode atuar no gerenciamento de parcerias. 

Esse setor é responsável por buscar novos parceiros para a companhia. Ao fazer isso, você terá que procurar empresas com um público semelhante à marca para a qual trabalha. Promoções conjuntas e ações de captação de recursos estão entre as principais funções de quem atua nesse segmento.

O salário médio de um gerente de parcerias é de 4 mil reais mensais. No entanto, empresas de médio porte oferecem até 7 mil reais. Já as grandes indústrias podem oferecer entre 19 mil e 37 mil reais ao mês.

Gestão empresarial

Um profissional desse segmento trabalha com o estabelecimento de metas e objetivos. Além disso, ele precisa planejar e executar estratégias, reduzir custos, prestar contas de atividades, aprimorar processos e desenvolver liderança.

Os gerentes de negócios caracterizam-se por ter um bom conhecimento do direito do trabalho, facilidade de relacionamento interpessoal, foco nos resultados e capacidade de desenvolver planos de negócios. É válido dizer que o mercado está aquecido, pois existem boas possibilidades de carreira, tanto no setor privado, quanto no setor público. A remuneração varia de 6 mil a 18 mil em uma grande empresa.

Gestão de projetos

O gerente de projeto define o modo de execução do trabalho, o responsável por cada tarefa e o tempo para concluir os serviços. Ele também monitora riscos, registra e documenta atividades para possibilitar a liderança de uma equipe eficiente.

Esse profissional pode atuar em empresas privadas e públicas. Para conseguir um bom emprego, é essencial ter um diploma universitário, inglês fluente, habilidades de negociação, conhecimento em gerenciamento de recursos e certificação PMI (Project Management Institute). A demanda por gerentes de projeto é grande. Em uma grande empresa, o salário inicial é entre 10 mil e 28 mil reais.

Como você pode notar, o mercado de trabalho é bastante promissor para o gestor comercial. Em um cenário cada vez mais competitivo, com constantes mudanças econômicas, tecnológicas, legais e tributárias, o mercado exige especialistas qualificados que possam contribuir para a competitividade das empresas. Para quem deseja fazer a graduação em Gestão Comercial, esse cenário não será diferente. 

Contudo, é importante saber escolher bem a instituição de ensino. Pesquise bem em sua região se a faculdade está bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Afinal de contas, um diploma reconhecido pelo órgão lhe garantirá boas colocações no mercado e excelentes oportunidades de trabalho.

Se interessou pela área? Então, confira agora o que faz um gestor comercial e dê o primeiro passo rumo à sua carreira e sucesso!

Quero saber o que faz um gestor comercial!

Tópicos: Gestor Comercial, Graduação em Gestão Comercial

Postado por Dennis Mantovani em 03-02-2020 9:45