Postado por Dennis Mantovani em 18-11-2019 9:00

O que faz um gestor comercial?

o que faz um gestor comercial

Aqui no Brasil, a formação em Gestão Comercial é distribuída em duas categorias de nível superior: o curso tecnólogo e a pós-graduação lato-sensu — especialização.

A graduação tecnóloga dura em média dois anos, sendo que as disciplinas estudadas variam de acordo com cada instituição. Já as especializações contam com cerca de 35 cursos autorizados, sendo eles presenciais e à distância.

Então, para você que tem interesse nessa área e deseja saber mais sobre o trabalho de um gestor comercial, elaboramos o artigo de hoje. Continue acompanhando este post e veja como um profissional desse ramo atua no mercado de trabalho. Confira mais a seguir!

o que faz um gestor comercial

Entenda como funciona a área de Gestão Comercial

Em suma, o foco desse segmento é aumentar a produtividade, qualidade e competitividade das empresas de diversos setores do mercado — serviço, varejo e atacado. Para isso, seus profissionais estudam fatores da economia e finanças, comércio e logística, técnicas organizacionais, relações interpessoais e com o cliente, tributação, legislação, ética etc.

A partir disso, suas principais atividades se concentram no planejamento financeiro, econômico e tributário das empresas, zelar pela imagem das organizações no mercado,  elaborar táticas de venda de serviços e produtos, controlar o padrão de qualidade, informações gerenciais, entre outras.

Saiba como é o perfil do gestor comercial

Entre as habilidades mais valorizadas em um profissional desse campo, podemos destacar  a capacidade de organização e administração de tempo, facilidade em compreender as estratégias da organização, flexibilidade, postura ética, capacidade de negociação, boa comunicação e relacionamento.

Um gestor de comércio pode trabalhar em micro, pequenas, médias e grandes empresas, nos setores de varejo, atacado ou serviços — conforme dissemos acima —, exercendo funções de análise de resultados, supervisão de vendas, representação comercial, pesquisa de mercado, planejamento de investimentos, consultoria de negócios, entre outras.

Confira as perspectivas de carreira para essa profissão

As constantes mudanças econômicas, tecnológicas e tributárias deixam o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Sendo assim, a demanda por gestores capacitados para contribuir com a competitividade das corporações também cresce, o que gera oportunidades em cargos de médio e alto escalão com altos salários.

As possibilidades de atuação para esse profissional incluem vagas em organizações de inúmeros portes, em vários setores da economia, como saúde, consultoria, bancos, seguros, hotelaria, gestão de vendas, gestão de relacionamento com o cliente, desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing, gestão de relações comerciais, gestão financeira, tributária etc.

Depois de acompanhar este conteúdo, você certamente conseguiu ter uma noção maior de quais são as funções de um gestor comercial. Para se especializar nesse ramo e se tornar um profissional de excelência e bem colocado no mercado, é fundamental escolher uma universidade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Organização). Além de oferecerem uma ótima infraestrutura, grande parte delas contam com programas de bolsas de estudo e descontos de mensalidade para facilitar o seu ingresso.

Agora que você já sabe o que faz um gestor comercial, acesse o site da UNDB e descubra como podemos lhe ajudar em sua formação!

Conheça o curso de Gestão Comercial

Tópicos: Gestor Comercial