Postado por Undb em 12-01-2024 8:00

Resultado do Enem: quando sai, como ver a nota e mais!

 
 
 
 
 
 
 
Resultado Enem

Para quem está dando os primeiros passos iniciais para entrar na faculdade, o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é sem dúvida uma das esperas mais importantes do ano, já que além de trazer uma consolidação do desempenho do estudante, ainda garante a ele a oportunidade de participar de diversos processos seletivos do ensino superior simultaneamente. 

A maioria das instituições definem notas mínimas em função da pontuação do Enem, porém isso não quer dizer que superando a nota mínima o estudante consiga uma vaga na universidade, pois a concorrência às vezes é grande. É preciso se destacar no resultado e estar entre os mais bem posicionados de acordo com a quantidade de vagas disponíveis. 

Confira neste conteúdo tudo sobre quando sai, como ver a nota e mais dicas imperdíveis.

Quando sai o resultado do Enem 2024 ?

O resultado do Enem 2024 será divulgado no dia 16 janeiro de 2024 na página do participante. Porém, o gabarito oficial  com as respostas das questões já se encontram disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), onde é possível saber o número total de acertos. 

É através do resultado do Enem que o estudante irá saber se poderá utilizar sua nota nos processos seletivos, tais como, o Sisu, em programas do governo como o Prouni e Fies e também em faculdades públicas e privadas do país. 

Como ter acesso ao resultado do Enem 2024?

Para você que fez a prova do Enem e quer saber como ter acesso ao resultado da prova, você consegue conferir o resultado no portal do Inep, na página do participante. Lá você pode conferir as notas individuais e de todas as provas realizadas, além da redação. 

Quer o passo a passo para acessar o resultado do Enem? a seguir:

1 - Acesse o site do Enem

2 - Clique no link ‘’ Página do participante’’;

3 - Informe o seu CPF e senha nos campos correspondentes;

4 - Seleciona as imagens solicitadas ou digite os caracteres pedidos;

5 - Clique em ‘’ Enviar’’.

Prontinho!  você terá acesso a todas as suas notas das provas já realizada e elas são separadas pelas seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Como acessar a nota da redação do Enem 2024?

Para saber a nota da redação do Enem é fácil, a nota também estará disponível na Página do Participante, na seção ‘’ Vista Pedagógica’’. Nesse espaço é possível conferir o chamado espelho da redação, que significa o resultado detalhado de cada uma das cinco competências exigidas e que permite ao estudante entender os acertos e pontos de melhoria.

Vale ressaltar que o Enem não realiza revisão da nota da redação caso o candidato não concorde com os critérios de correção.

Como usar a nota do Enem


Como calcular a nota do Enem?

O Enem define a nota com base na Teoria de Resposta do Item (TRI). O modelo aplicado ao exame considera três parâmetros para cada item. Os itens são posicionados em uma escala de dificuldade, e a nota do candidato é estimada a partir da combinação do nível de dificuldade das perguntas com a coerência das respostas dos estudantes. 

Funciona da seguinte forma, quem erra as questões mais fáceis, mas acerta as difíceis pode acabar ficando com uma nota menor do que quem acertou as perguntas mais fáceis e errou as difíceis. É uma forma de não premiar os chutes. Ou seja, o resultado da prova do Enem não depende apenas da quantidade de questões que o aluno acertou, mas do nível de dificuldade delas e da concorrência pedagógica do conjunto de respostas do candidato. 

Onde usar a nota do Enem ?

Agora que você possui o resultado em mãos, é possível utilizar um dos três programas de ingresso no ensino superior do Governo Federal: o Sisu, o Prouni ou o Fies. 

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o programa em que os estudantes podem se inscrever para as vagas disponíveis nas universidades e instituições brasileiras. Para se inscrever no Sisu, o estudante precisa ter em mãos o número de inscrição no Enem e senha utilizada para  acesso ao sistema, e não há taxa de inscrição.

Quando abre o Sisu 2024?

O período de inscrição para o Sisu 2024 se inicia no dia 15 de fevereiro e vai até o dia 28. O resultado da primeira chamada está marcado para 22 de fevereiro e as matrículas devem ser feitas entre 23 de fevereiro e 8 de março. 

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de desconto nas mensalidades em toda a graduação *exceto medicina

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) oferta bolsas para os estudantes que possuem renda baixa para entrarem nas universidades privadas. Neste programa, são oferecidas bolsas de estudos parciais de 50% e integrais 100%. Existem também algumas exigências para realizar a inscrição, tais como:

  • Pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota na redação acima de zero;
  • Renda familiar mensal bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa;
  • Estudou o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsista integral em escolas privadas. 

Fies

No Fies (Financiamento Estudantil) o estudante tem a oportunidade de financiar as mensalidades da instituição de ensino superior privada em que ele irá escolher estudar. Existem alguns pré-requisitos para isso, como: 

  • Pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas e nota na redação acima de zero;
  • Renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa.

Agora que você já sabe como acessar as suas notas do Enem, é hora de mandar bem no exame! Lembre-se que na UNDB  você tem disponível todas essas formas de ingresso, então escolha seu curso, realize sua prova e traga sua nota do Enem para se inscrever na modalidade desejada. Caso ainda reste alguma dúvida, entre no nosso site e conheça mais a fundo as formas de ingresso, clicando aqui

É hora de dar os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão. Tá esperando o que? Saiba quem somos e aproveite a chance.

Tópicos: Enem

Postado por Undb em 12-01-2024 8:00