Postado por Dennis Mantovani em 20-11-2018 13:30

Faculdade e Centro Universitário: quais as diferenças?

escolher a undb

Antes de escolher onde estudar, é importante saber quais serão suas possibilidades de aprendizado em cada tipo de instituição de ensino superior: há muitas diferenças relevantes para o aluno em relação à classificação delas. Leia esse post para entender o que é um centro universitário e como esse tipo de instituição de ensino se diferencia das faculdades:

passar no vestibular

A qualificação dos professores

O primeiro critério que separa o centro universitário da faculdade é a qualificação dos professores. De acordo com determinação do Ministério da Educação, todos os centros universitários precisam ter, obrigatoriamente, no mínimo um terço do corpo docente composto por Mestres e Doutores. Já em uma faculdade, o nível é mínimo é a especialização.

As pós-graduações lato sensu - mestrados e doutorados - proporcionam um conhecimento mais aprofundado, quando comparadas à pós-graduação stricto sensu - as especializações. Assim, entre as vantagens de um centro universitário estão os professores com mais conhecimento a ser transmitido.

Outra exigência para o corpo docente é em relação ao seu regime de trabalho.  Em um centro universitário, pelo menos 20% dos professores precisa ser contratado em tempo integral. Na prática, isso significa que eles têm mais tempo para atender aos alunos, planejar as aulas, criar projetos de extensão e desenvolver pesquisas científicas.

Nas faculdades, os professores podem ser contratados para apenas algumas horas de aula por semana.

A diversidade de cursos oferecidos

Muitas vezes, as faculdades são focadas em apenas uma área de conhecimento, podendo até mesmo oferecer um único curso, como uma Faculdade de Direito, por exemplo. Já o centro universitário precisa ter pelo menos oito cursos reconhecidos pelo MEC. Dessa forma, são instituições obrigatoriamente pluricurriculares.

Além dos cursos de graduação, os centros universitários devem oferecer também programas de iniciação científica, orientados por mestres ou doutores, e também programas de extensão. Por meio deles, o estudante tem a oportunidade de começar a direcionar sua carreira e aprofundar seu conhecimento, seja ele teórico ou prático.

escolher a undb

A autonomia na criação de novos cursos

Quando uma faculdade tem interesse em oferecer uma nova graduação, ela precisa ter a autorização do MEC. Ou seja, esse tipo de instituição de ensino superior não tem autonomia na criação de cursos. Já um centro universitário, assim como uma universidade, pode criar novos cursos sempre que julgar relevante.

Assim, os centros universitários são instituições de ensino superior menores que as universidades, mas que já demonstraram excelência nos cursos oferecidos e conquistaram a confiança do MEC. Esse tipo de instituição também pode registrar os seus próprios diplomas, o que não acontece nas faculdades.

Por que optar pelo centro universitário?

A faculdade é o status inicial de qualquer instituição de ensino superior. Após esse credenciamento primário pelo MEC, é possível solicitar uma evolução para o título de centro universitário, desde que todos os pré-requisitos sejam cumpridos.

Estudar em um centro universitário é vantajoso, especialmente para quem deseja ir além do simples exercício de uma profissão. O motivo é que nesse tipo de instituição há mais oportunidades de desenvolver projetos e envolver-se com pesquisas. Quem opta por estudar em uma faculdade, geralmente não tem interesse em construir uma carreira acadêmica.

Pronto para ingressar em um centro universitário amplamente reconhecido pelo mercado de trabalho? Conheça os cursos da UNDB e descubra qual deles mais combina com você!

Faça o download gratuito do e-book!

Tópicos: centro universitário

Postado por Dennis Mantovani em 20-11-2018 13:30