Postado por Undb em 03-02-2024 21:44

Fies: o que é, inscrições, benefícios e mais!

 
 
 
 
 
 
 
FIES

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), foi o sistema criado em 1999 pelo Ministério da Educação (MEC) no qual disponibiliza um financiamento aos estudantes por meio do uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Iremos te apresentar mais a fundo como funciona esse programa. Portanto fique atento ao nosso conteúdo e não perca nenhuma informação sobre o Fies. Acompanhe!

O que é o Fies?

O Fies basicamente é o programa de acesso ao ensino superior que é gerenciado pelo Ministério da Educação. É por meio dele que o estudante pode concorrer ao financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso que ele queira estudar na faculdade, arcando com os custos e mensalidades de forma reduzida, ou apenas após completar a sua formação.

Como funciona o Fies?

O Fies abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento a cada semestre letivo. Os selecionados contam com o auxílio do Governo Federal para o custeamento das mensalidades do curso, até a conclusão do curso.

O financiamento da mensalidade costuma ter três fases que são divididas de acordo com o nível de envolvimento do estudante com a dívida, são elas:

  • Durante o curso: O aluno que está cursando a graduação, é necessário pagar apenas o valor referente ao cargo operacional fixado em contrato. O custo total do seguro de vida exigido para a contratação do financiamento também deverá ser pago durante a realização do curso. 
  • Período de carência e amortização: Caso o estudante tenha um emprego ou abra uma empresa após se formar, as parcelas serão descontadas automaticamente da fonte de renda, de acordo com um cálculo previsto pelo Governo Federal. Caso o estudante não possua renda em qualquer momento da amortização, o financiamento deverá ser quitado em prestações equivalentes ao pagamento mínimo.

Vale ressaltar que todos os valores devem ser pagos diretamente às instituições em que os serviços foram contratados. O governo estima que o prazo máximo para a quitação da dívida seja de 14 anos. 

Quem pode participar do Fies?

Para o novo Fies, podem participar os estudantes graduados e não-graduados, de todo o Brasil, com renda familiar mensal de até três salários mínimos para financiamentos integrais, e até cinco salários mínimos para financiamentos parciais. 

Outra regra importante para estar apto a participar é que é necessário que o candidato tenha participado de alguma edição do Enem, a partir de 2010, obtido uma pontuação mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Para os que possuem bolsas parciais do Prouni é permitido que os beneficiários também participem do Fies, por meio do financiamento do valor restante da mensalidade. 

Quais os benefícios de participar do Fies?

Bom, para os estudantes que participarem do Fies terão benefícios no Programa Voa Brasil. Isso inclui a opção de parcelamento em 12 vezes das passagens aéreas, viabilizado por meio de financiamento pela Caixa Econômica Federal, que assumirá o compromisso de efetuar os pagamentos às companhias aéreas. 

O lançamento do Voa Brasil estará em vigor em breve, proporcionando passagens mais acessíveis com o intuito de promover o turismo nacional. Até o momento, as empresas Azul, GOL e LATAM já indicaram sua participação no programa. 

Estudantes do Fies estão isentos da taxa de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado.

Os estudantes beneficiários do Fies estarão isentos da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU). A informação foi transmitida pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck e confirmada pelo site do Ministério da Educação.

Como se inscrever  no Fies?

A inscrição dos estudantes que desejam participar do Fies, acontece única e exclusivamente pela internet, por meio do FiesSeleção, no Portal Acesso Único do MEC.

Assim, o estudante deverá, dentro das datas informadas no calendário, efetuar o login de sua conta no gov.br, informando seu CPF e senha. Após o processo, o participante será redirecionado para o FiesSeleção para prosseguir com sua inscrição. 

Para efetuar a inscrição no processo seletivo do Fies, o participante deverá informar:

  • O seu número de registro no Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Correio Eletrônico (e-mail) pessoal válido;
  • Os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número do registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 anos, as respectivas data de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar;
  • Os parâmetros que definem o grupo de preferência;
  • A ordem de prioridade das 3 três opções de curso/turno/local de oferta/IES entre as disponíveis no referido grupo;
  • Demais exigências solicitadas no âmbito do FiesSeleção. 

As inscrições para o FIES 2024 ainda não estão disponíveis, uma vez que o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou as diretrizes referentes ao edital do primeiro semestre, tornando o processo de inscrição ainda não oficializado.

Como funciona a classificação no Fies?

Os estudantes são ordenados de acordo com a nota do Enem, sendo que o primeiro colocado é o que obteve a maior pontuação na média das provas objetivas e de redação. 

Porém a preferência é sempre dada ao candidato não-graduado. Confira a ordem de preferência, de acordo com o edital do Fies. 

  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
  • Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado. 

Quais as principais vantagens do Fies?

O Fies pode oferecer uma variedade de vantagens úteis para ajudar os estudantes a alcançar seus objetivos acadêmicos, algumas delas são:

  • Taxas de juros: O Fies oferece uma taxa de juros de 0,5% ao ano, o que é muito menor do que o mercado financeiro;
  • Flexibilidade: O programa do Fies não exige nenhuma garantia ou colateral para o financiamento, o que o torna mais fácil de acessar para muitos estudantes;
  • Assistência Financeira: O financiamento fornecido pelo Fies ajuda a aliviar o fardo financeiro que muitos estudantes enfrentam durante seus estudos universitários;
  • Vantagens fiscais: O Fies oferece isenção de impostos para todas as parcelas pagas pelo programa.

O Fies oferece uma gama de vantagens aos estudantes brasileiros. A flexibilidade, e até a taxa de juros baixas tornam o Fies uma ótima opção para estudantes que estão considerando cursar uma graduação universitária.

O Centro Universitário UNDB é uma das instituições que participam do programa do Fies e permite que os estudantes consigam utilizar sua nota para conseguir financiamento. Para tirar suas dúvidas sobre o Fies conosco, basta acessar o site preencher o formulário ou você pode entrar em contato com a gente através do é melhor inserir o numero para contato pelo whatsapp: 55 98 98459-9508

Tópicos: o que é fies, financiamento de faculdade, financiamento estudantil, transferência do fies

Postado por Undb em 03-02-2024 21:44