Postado por Dennis Mantovani em 22-10-2019 16:00

Transferência do Fies: como funciona?

como fazer transferência FIES

Iniciar um curso superior com o financiamento do FIES é a busca de muitos jovens atualmente, mas a insatisfação com a Universidade escolhida ou o curso fazem com  que alguns estudantes solicitem a transferência do crédito estudantil.
Muitos alunos passam pela a fase de não ter a certeza do curso que gostariam de fazer, e quando descobrem, já estão com o financiamento do crédito estudantil em um curso não mais desejado.

Financiamento estudantil

A ótima notícia é que sim, tem como fazer a transferência da Instituição de Ensino quando se tem o FIES

Em quais casos é possível mudar de Universidade?

É possível mudar de Universidade nos seguintes casos:

• Deverá fazer o pedido de transferência nos meses de junho ou dezembro.
  • Para mudar de universidade, o aluno deve continuar no mesmo curso em que estava matriculado.
  • Se o aluno deseja mudar de curso, só poderá fazer isto antes de completar 18 meses no curso atual, ou seja, após um ano e meio de contrato no FIES não será mais possível mudar de curso, apenas de universidade.
  • A universidade que o aluno deseja solicitar transferência precisa ter avaliação positiva no MEC e participar do FIES e do FGEDUC (Fundo Garantidor de Operações de Crédito Educativo).

Poderão solicitar a transferência apenas os estudantes que estavam com as parcelas de coparticipação em dia.  Coparticipação é o valor pago pelo estudante ao Fies, em razão da contratação do financiamento.

As parcelas pagas de coparticipação até a data da solicitação da transferência são creditadas para a IES (Instituição de Ensino) de origem do estudante, ou seja, a IES para a qual o FIES foi contratado.

Desta forma, após a efetivação da transferência, isto é, a confirmação pela IES que o estudante vai, o mesmo deve solicitar diretamente na antiga Instituição de Ensino a devolução dos valores  pagos.

Os estudantes que já realizaram a renovação somente poderão solicitar transferência para o semestre, quando for disponibilizada pela Caixa Econômica.

como fazer transferência FIES

O processo é relativamente simples e pode ser realizado pela internet.