Temos como denominação de mercado de trabalho as relações entre as empresas que disponibilizam vagas de trabalho e as pessoas que estão em busca dessas oportunidades de emprego, isso inclui os postos de trabalho disponibilizados pelo setor público ou privado, independente de segmentos de atuação.
No mercado de trabalho formal, a relação entre trabalhador e empresa é formada pela assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do empregado. Essa relação profissional garante ao trabalhador direitos como salário fixo, férias remuneradas, 13° salário, seguro-desemprego entre outros benefícios.
Atualmente o mercado de trabalho está sempre em mudança. Se você quer um bom emprego, precisa estar sempre se atualizando e aprendendo. Até para trabalhos mais simples, as exigências aumentaram, como terminar o ensino médio ou saber um pouco inglês e tecnologia.
Como o mercado de trabalho funciona?
O mercado de trabalho está constantemente em evolução, repleto de desafios e oportunidades. A chave para o sucesso nesse ambiente é a preparação contínua. Seja por meios de qualificações profissionais ou cursos e ferramentas necessárias para que você consiga prosperar nesse ambiente.
Existem três segmentos no mercado de trabalho conforme os setores econômicos:
- Setor primário: engloba atividades ligadas à produção de insumos naturais, como agricultura, pecuária e extração mineral.
- Setor secundário: relaciona-se à transformação de matéria-prima em produtos acabados, incluindo indústrias de bens de consumo como veículos, eletrodomésticos e vestuário.
- Setor terciário: abrange atividades de interação direta com o consumidor, envolvendo comércio de produtos e oferta de serviços, como instituições financeiras, hospitais e instituições educacionais.
O mercado de trabalho também conta com classificações como trabalho formal e informal. O trabalho formal acontece quando há um contrato entre o trabalhador e o empregador, com registro na carteira de trabalho e a garantia de direitos trabalhistas estabelecidos por lei. Já o trabalho informal caracteriza-se pela ausência de vínculo empregatício e registro na carteira.
Quais são os desafios do mercado de trabalho?
1 - Desemprego estrutural
Os avanços tecnológicos e automação podem resultar na obsolescência de certas habilidades, levando à demissão de trabalhadores que não se adaptam às novas demandas do mercado de trabalho atual.
2 - Desigualdade Salarial
As diferenças e disparidades salariais entre diferentes grupos demográficos, gêneros e etnias refletindo desafios persistentes de equidade e justiça no mercado de trabalho.
3 - Precarização do trabalho
A consequência do aumento da contratação de trabalhadores temporários, freelancers e terceirizados, levando à falta de estabilidade, benefícios e segurança no emprego.
4 - Barreiras de Acesso
Obstáculos enfrentados por certos grupos, como mulheres, minorias étnicas e pessoas com deficiência, ao tentar entrar ou progredir no mercado de trabalho devido a preconceitos, discriminação e falta de oportunidades igualitárias.
Quais são as oportunidades do mercado de trabalho?
Hoje no Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 9,3% da população geral está desempregada. Isso representa mais de 10 milhões de pessoas no país. Quando olhamos de mais perto, o recorte de jovens de 18 a 24 anos, esse índice sobe para 19,3%.
Possuir pouca ou nenhuma experiência formal no mercado de trabalho, com certeza, é o principal obstáculo que os jovens enfrentam quando o assunto é emprego. Para aqueles que ainda não trabalharam, a primeira oportunidade parece impossível, já que a lista de requisitos que as empresas podem é cada vez maior e mais rígida.
É possível pensar também no interesse das empresas em economizar tempo e dinheiro. Contratar pessoas com pouca experiência e tempo de mercado permite aos empregadores pagar salários menores e moldar mais os profissionais, que não possuem vício de outras empresas. Com isso, eles se desenvolvem de acordo com os interesses e necessidades daquele local específico de trabalho.
As áreas de tecnologia e saúde são áreas que estão oferecendo mais oportunidades no mercado de trabalho para os futuros profissionais que estão pensando em iniciar a carreira profissional. A tecnologia, por exemplo, tem se destacado pela necessidade de pessoas especializadas em business intelligence, segurança cibernética entre outras.
Outra questão é a adoção do trabalho remoto que oferece oportunidades para profissionais atuarem de forma mais flexível, aproveitando a liberdade de horários e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo. Setores como tecnologia da informação, energias renováveis, sustentabilidade e educação também apresentam crescimento contínuo e buscam profissionais qualificados para exercer essas funções.
O mercado tem se mostrado mais inclusivo, abrindo portas para grupos específicos. Pessoas com deficiência (PcDs) estão sendo mais integradas aos ambientes corporativos, graças a políticas inclusivas mais robustas. Simultaneamente, indivíduos com mais de 50 anos estão redefinindo a percepção da maturidade no trabalho, contrariando estigmas associados à idade e demonstrando que a experiência e competência não tem prazo de validade
Faça parte da UNDB
Uma formação totalmente focada no mercado de trabalho e no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional.
Além de que, a UNDB oferece algumas formas variadas de ingresso para você que deseja iniciar seu ensino superior em nossa instituição. Quer conhecer essas formas de ingresso? Acesse o nosso site e tire todas as suas dúvidas.
Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar no 8° Melhor Centro Universitário do Brasil.
Para você que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que tal trazer sua nota e ingressar em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís? Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.
Portanto, saiba agora mesmo como usar sua nota do Enem aqui na UNDB e dê os primeiros passos para estudar em uma faculdade que é referência em ensino superior no Maranhão.