Postado por Dennis Mantovani em 29-01-2020 11:53

As 4 melhores áreas de atuação do engenheiro de software

 
 
 
 
 
 
 
Engenheiro de Sofware

A Engenharia de Software é um dos setores que mais crescem atualmente. A tecnologia continua a se desenvolver e formar ramificações em inteligência artificial, robótica, realidade virtual, big data e outras áreas. Então, para quem pretende se tornar um engenheiro de software, há novas oportunidades a cada momento.

Faculdade de Engenharia de Software

Segundo a Abes (Associação Brasileira de Empresas de Software), cerca de 14.000 empresas atuam no mercado brasileiro de tecnologia da informação. Juntos, eles movimentaram cerca de 60 bilhões de dólares em 2015. São dados muito favoráveis para quem deseja fazer o curso de Engenharia de Software, não é mesmo?

A partir disso, elaboramos este conteúdo com a finalidade de despertar ainda mais o seu interesse pelo campo, com exemplos de áreas de atuação e outras informações sobre o mercado de trabalho. Então, confira a seguir!

Entenda o crescimento do mercado de softwares

O Brasil é um dos países que mais crescem no mercado de software no mundo. Para se ter uma ideia, de acordo com um outro estudo feito pela Abes, o Brasil é o sétimo maior mercado de software do mundo. Isso significa que cada vez mais os engenheiros de software têm a oportunidade de desenvolver suas técnicas. 

Além dessas opções é interessante saber que um engenheiro tem um salário médio de 4.800 reais após a formatura. Estamos falando da média, porque um desenvolvedor de software em uma grande empresa como o Google pode ganhar cerca de 18.000 reais. Se você gosta de tecnologia e está disposto a crescer conforme a sua região, este é o momento certo para investir nessa carreira.

Engenheiro de Software

Conheça 4 melhores áreas de atuação do setor

Como você deve imaginar, não existe somente uma área na qual esse profissional pode trabalhar. Sendo assim, reunimos as principais delas para você a seguir.

1. Desenvolvimento de softwares e aplicativos

A área mais procurada pelos desenvolvedores de software é a de desenvolvimento de software e aplicativos. Aqui, os engenheiros podem criar jogos, plataformas digitais, sistemas bancários e sistemas corporativos privados, entre outras coisas. 

Costumamos dizer que esta é uma área muito desafiadora, mas gratificante, porque você vê o resultado final do trabalho. Portanto, se você estiver interessado nas idéias e na parte da criação, essa pode ser a escolha ideal.

2. Gerenciamento de projetos

Você é quem sempre presta atenção aos detalhes e gosta de gerenciar pessoas e projetos? Este é o campo da engenharia de software que combina com você. Com a execução das funções deste ramo, você cuida de toda a parte de gerenciamento de projetos e software. É imperativo que você tenha um perfil de gerente, atenção e foco suficientes para gerenciar os projetos da melhor maneira possível.

3. Definição da arquitetura de produtos

Além do desenvolvimento e administração, um desenvolvedor de software também pode trabalhar com a arquitetura do produto. Nesta área, o engenheiro é responsável pelo projeto estrutural geral do software. 

Isso significa que as interfaces precisam ser organizadas, todos os detalhes visuais e operacionais do sistema devem ser considerados e a qualidade do projeto deve ser avaliada. Portanto, se você estiver interessado na visualização de sistemas e software, esteja ciente de que esta é a área ideal.

4. Realização de testes unitário e funcionais

O teste é indispensável no desenvolvimento de software durante ou após a produção. O engenheiro que trabalha nesta área é responsável pela qualidade e eficiência do produto entregue ao cliente. Ele é quem faz a análise do sistema e procura erros que possam afetar seu desempenho. É importante lembrar que trabalhar nesta área requer muita determinação e concentração para não perder o primeiro problema que surgir. 

Acredite, o software provavelmente apresentará erros, por melhor que seja o projeto dos profissionais mais gabaritados. Assim, esteja ciente de que esta é uma área bastante procurada e é conhecida por oferecer bons salários ao engenheiro de software.

Engenharia de Software e o mercado de trabalho

Como um desenvolvedor de software precisa executar tantos trabalhos, o mercado de trabalho para esses especialistas é ainda mais amplo. Conforme citamos inicialmente, são mais de 14.000 empresas que atuam na área de software e serviços, divididas em desenvolvimento e produção, prestação de serviços e vendas, além de marketing. 

Isso significa que são as micro e pequenas empresas que criam mais oportunidades de emprego para profissionais que trabalham com desenvolvimento e produção de software. Claro que também existem empregos em grandes corporações. No entanto, é mais provável que você encontre oportunidades de crescimento em empresas menores, que podem inovar com mais facilidade.

Descubra o perfil do engenheiro de software

Como o setor que envolve o curso de Engenharia de Software está em constante evolução é essencial que o profissional desenvolva habilidades específicas, pois se trata de um campo que exige muito raciocínio lógico e matemático. 

Para completar, é indispensável que o engenheiro seja organizado, tenha facilidade com números, bom relacionamento interpessoal, habilidade de negociação e tenha responsabilidade para lidar com muitos projetos ao mesmo tempo. 

Se você pretende se tornar um engenheiro de software, deve primeiramente descobrir onde cursar Engenharia de Software. Na região maranhense, por exemplo, há somente uma faculdade de Engenharia de Software em São Luís, que é a UNDB. A instituição privada está entre as melhores do País e oferece uma estrutura completa para os alunos desenvolverem as competências necessárias para enfrentar o competitivo mercado de trabalho. 

Interessou-se pela área? Então confira agora mesmo se vale a pena fazer faculdade de Engenharia de Software!

Quero saber se vale a pena fazer esse curso

Tópicos: Engenharia de Software, curso de engenharia de software, engenheiro de software

Postado por Dennis Mantovani em 29-01-2020 11:53