Postado por Dennis Mantovani em 02-04-2019 9:00

Metodologias ativas de aprendizagem: o que são?

 
 
 
 
 
 
 
metodologias ativas

A informação tornou-se mais acessível com o crescimento tecnológico. A maneira como nos atualizamos e também como aprendemos coisas novas mudou, assim como as metodologias de ensino, principalmente no ensino superior. A chamada metodologia passiva hoje dá espaço para uma nova visão da educação, as metodologias ativas de aprendizagem. Guia de carreira

O que são as metodologias ativas de aprendizado?

As metodologias ativas de aprendizado no ensino superior, focam no aluno como o construtor do seu próprio conhecimento e o preparam para situações cotidianas de sua carreira.

Se antes o professor apenas passava o conhecimento oralmente e o testava em atividades e provas, hoje o próprio estudante pode absorver parte da matéria previamente e usar a sala de aula para discussão e aplicação do conteúdo em situações práticas. 

Conheça algumas metodologias ativas de aprendizado e saiba como elas são trabalhadas nas aulas. 

metodologias ativas

Sala de aula invertida

A sala invertida, ou flipped classroom em inglês, auxilia na extensão da sala de aula para diferentes ambientes como o transporte e a casa do aluno. 

A instituição de ensino disponibiliza o conteúdo para que o aluno acesse previamente, normalmente com o auxílio de smartphones, tablets ou computadores, e use o conhecimento absorvido para resolução de problemas e discussões em sala de aula. 

Além de otimizar o tempo, esse modelo de ensino auxilia na construção do hábito de aprendizado constante, não restrito apenas ao ambiente universitário, e a troca de entendimento do conteúdo entre aluno e professor.

Cursos em São Luís

Aprendizagem por problemas

Aqui, como o próprio nome sugere, o aluno adquire o conhecimento por meio da resolução de problemas de maneira colaborativa e com base em situações rotineiras da área.

Nessas situações o professor serve mais como um mediador e incentivador na busca por soluções, do que alguém que está lá para passar o conteúdo. 

Para os estudantes do ensino superior, a aprendizagem por problemas auxilia na construção de um conhecimento mais concreto de algumas situações que ele possivelmente enfrentará durante a sua carreira. 

Atividades em times

A aprendizagem em times privilegia o compartilhamento de informação por meio de grupos. Os alunos aprendem uns com os outros e expõem suas opiniões e ideias aos colegas. 

O professor pode apresentar um projeto ou estudo de caso para que os times desenvolvam uma discussão a respeito e possam fazer a sua própria análise. Dessa maneira o aluno aprende e ensina ao mesmo tempo. 

A importância das metodologias ativas de aprendizagem no ensino superior

Hoje o mercado de trabalho exige mais do que apenas o conhecimento teórico dos novos profissionais. As empresas querem pessoas que possam solucionar problemas, apresentar soluções criativas e que saibam trabalhar em equipe ou até mesmo liderar. 

O ambiente da sala de aula permite que o aluno troque experiências, seja exposto a situações rotineiras e aprenda na prática como identificá-las para aplicar o conteúdo adquirido no curso. Com isso, ao final, teremos profissionais mais preparados e confiantes para os desafios da carreira.

Nova call to action

Tópicos: transferência de faculdade

Postado por Dennis Mantovani em 02-04-2019 9:00