Postado por Dennis Mantovani em 21-05-2019 9:00

Transferência de faculdade: quando pedir?

tranferencia

Depois de toda a pressão de prestar vestibular e entrar em uma universidade você percebeu que o curso que escolheu não é aquele que você sonhou? Ou pior, a faculdade que está cursando não tem a metodologia e os mecanismos que você necessita para aprender? E agora? O que fazer?Infelizmente a decepção com determinado curso ou faculdade é um risco que corremos quando iniciamos os estudos e muitas a necessidade também pode nos obrigar a pedir transferência.

tranferencia

Principais motivos para se pedir transferência:

Dos motivos mais comuns para que um aluno solicite a transferência da faculdade, o que mais aparece é a insatisfação com um curso ou com a universidade, mas podem existir outros também que façam com que o aluno precise tomar essa atitude.

• Mudança de endereço ou cidade por qualquer motivo;
  • Mudança no horário de trabalho;
  • Indicação dos amigos;
  • Mudar para uma IES mais bem conceituada;

Como pedir transferência de uma faculdade:

Para realizar o processo de transferência de uma universidade, o aluno precisa entrar em contato com a instituição de ensino em que ele está matriculado e solicitar a documentação de transferência.

Depois disso, é preciso também entrar em contato com a universidade para qual está tentando a transferência.

Serão solicitados diversos documentos ao aluno, esses documentos variam de universidade para universidade, mas basicamente são documentos que provam que o estudante é de fato um aluno matriculado em um curso superior e está apto a pedir a transferência.

Em caso de transferência interna (quando muda-se de campus, ou de curso, mas permanece na mesma instituição de ensino) o processo é bem mais simples e pode ser feito através apenas da secretaria e coordenação do seu curso e faculdade, sem a exigência de muita documentação ou mesmo de provas.

Como saber se eu devo pedir a transferência da minha faculdade?

Para saber se de fato é uma boa ideia para você solicitar uma transferência de instituição de ensino, você vai precisar avaliar alguns pontos importantes:

1. Qual o motivo da sua transferência?
  2. Como é a estrutura da universidade para qual está migrando?
  3. Qual é o impacto do nome da nova universidade e sua qualidade reconhecida pelo MEC?
  4. Essa universidade aceitará a transferência do seu curso?

Essa quatro perguntas são essenciais, pois com elas você consegue ter uma visão completa e saber se é uma boa ideia mudar de faculdade. O seu motivo para a transferência precisa ser válido, a instituição escolhida precisa oferecer uma estrutura de ensino ideal para o seu aprendizado e precisar aceitar sua transferência.

Quer saber mais sobre a transferência dentro da UNDB?INSCREVA-SE AGORA!

Tópicos: transferência de faculdade

Postado por Dennis Mantovani em 21-05-2019 9:00