Postado por Dennis Mantovani em 28-10-2019 9:00

O que há de novo no Enem 2019?

o que há de novo no Enem

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador do Enem 2019, aplicou uma série de mudanças no exame educacional deste ano, que incluem desde a etapa das inscrições até o momento das provas. De acordo com o órgão, o objetivo de todas essas modificações é reduzir os custos e aumentar a segurança durante a aplicação dos exames, a fim de evitar possíveis fraudes.

Portanto, continue acompanhando este conteúdo para descobrir quais foram as principais alterações, se sair bem nas provas e garantir sua vaga na universidade. Confira a seguir!

o que há de novo no Enem

Inscrições interativas

Na edição de 2019, o preço da taxa de inscrição aumentou de R$82,00 para R$85,00. De acordo com o Inep, o custo de cada participante é em média R$106,59, portanto, o objetivo do aumento é se aproximar desse valor. O órgão ainda declarou que pretende igualar esses custos a partir da edição do Enem de 2020. De todo modo, cerca de 60% a 70% dos inscritos têm direito à isenção da taxa.

Além disso, os candidatos contarão com a ajuda de duas inteligências artificiais — Nanda e Beto — para tornar as inscrições, feitas exclusivamente via internet, mais intuitivas e descomplicadas. A proposta é fazer com que o participante realize sua inscrição como se estivesse em uma sala de bate papo.

Inclusão de foto

Mais uma novidade para a edição do exame deste ano é que, no fim do processo de inscrição, o estudante poderá incluir sua foto na página de perfil do participante. A possibilidade é opcional, mas torna a etapa de inscrição menos burocrática.

Coleta de digitais

Outra mudança para o Enem 2019 é quanto à forma como a coleta de digitais ocorria. Desta vez, essa coleta será feita com uma pequena esponja, que poderá ser reutilizada mais de 3 mil vezes. Até a edição anterior, a coleta das digitais era realizada com uma lâmina de grafite individual. O principal motivo dessa alteração é aumentar a segurança no dia das provas.

Orientação vocacional

O aplicativo oficial do Enem conta com uma nova funcionalidade a partir desse ano; a orientação vocacional ao estudante. A proposta foi implementada pelo MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de reduzir a evasão escolar das universidades devido à falta de identificação com os cursos.

Caderno de questões

Outra modificação anunciada pelo Inep acontecerá nos cadernos de questões.Uma nova diagramação será feita para diminuir as folhas específicas de rascunho. Nos novos cadernos, haverá um espaço no final destinado à realização dos cálculos e um outro espaço com linhas voltado para o rascunho da redação. A medida foi tomada com a finalidade de reduzir mais custos de impressão.

Essas são as maiores mudanças para o Enem 2019. É importante que você preste bastante atenção em cada uma delas, assim como as informações do edital, para se sair bem no exame e conquistar a vaga na universidade desejada. Portanto, não deixe de acompanhar o portal do Enem sempre que possível até a divulgação dos resultados.

Agora que você já sabe quais foram as principais mudanças para o exame de 2019, confira este artigo e saiba tudo sobre o Enem para se sair bem nas provas!

Conheça tudo sobre o Enem

Tópicos: Tudo sobre Enem, Enem 2019