Postado por Undb em 18-01-2024 20:54

Prouni: o que é, como funciona, inscrições e mais!

 
 
 
 
 
 
 
prouni

O Prouni é o Programa Universidade para todos e desde o seu surgimento em 2014 já beneficiou mais de 2 milhões de brasileiros a terem acesso ao ensino superior privado. Os candidatos são escolhidos a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para poder concorrer ao processo seletivo, além de ter que atingir a pontuação exigida no Enem mais recente, é obrigatório cumprir alguns requisitos de escolaridade e renda familiar.

Neste conteúdo abordaremos assuntos específicos sobre o Prouni para que você tire todas as suas dívidas e comece a se preparar. Acompanhe!

O que é o Prouni?

O Prouni é um programa de iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos em cursos de graduação presenciais e a distância em faculdades particulares a estudantes que possuem baixa renda e que ainda não tenham diploma de nível superior. 

Existem dois tipo de bolsas de estudos ofertadas pelo Prouni:

  • Bolsa Integral: que oferta 100% do valor da mensalidade do curso;
  • Bolsa Parcial: que oferta 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos dos outros 50%.

O que vai definir o tipo de bolsa que o estudante terá direito é a renda familiar do mesmo: a bolsa integral é destinada a quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já a bolsa parcial vai para quem tem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Para você que deseja participar do Prouni e se candidatar a uma vaga na faculdade de ensino privado, a UNDB oferta bolsas do Prouni em todos os seus cursos de graduação e a seleção é feita com base nas notas do Enem.

Como funciona o Prouni 2024 ?

O sistema de seleção do Prouni é automatizado e a seleção dos candidatos é de acordo com o desempenho na prova do Enem. A nota mais recente adquirida no Enem servirá para a participação no processo seletivo. 

Para estar concorrendo a vaga é preciso que o candidato tenha atingido, no mínimo, 450 pontos de médias nas notas das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova de redação e não ter participado na condição de treineiro. 

A concorrência do Prouni funciona por uma bolsa cuja a vaga será disputada entre os candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, faculdade, campus, turno e modalidade de concorrência e não de uma forma geral. As vagas vão sendo preenchidas por quem tem as maiores médias na prova do Enem. 

Por isso, é importante que o candidato acompanhe as notas de  corte para ver se tem a chance de ser aprovado ou se precisa escolher outra opção de curso entre as vagas disponíveis. É possível escolher várias vezes as opções de cursos, porém, a seleção vai valer a última opção gravada pelo candidato no sistema. 

Quando encerrado o prazo de inscrições, o ProUni faz a seleção dos candidatos com as melhores médias. A lista de resultados sai em poucos dias depois. Caso o candidato tenha sido pré-selecionado para uma bolsa do Prouni ainda precisa comparecer na universidade para comprovar as informações preenchidas na inscrição, apresentar toda a documentação exigida e realizar sua matrícula.

Quando abre as inscrições do Prouni?

As inscrições do Prouni costumam acontecer duas vezes por ano, sempre após sair o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Portanto, as inscrições acontecem no início do primeiro semestre, normalmente em janeiro, e no início do segundo semestre entre junho e julho. 

Ambos possuem os mesmos critérios e regras para a seleção. A única diferença é que os bolsistas selecionados iniciam as aulas no segundo semestre. 

 

Design sem nome (45)

 

Quem pode se inscrever no Prouni 2024?

Para ser apto para realizar a inscrição do Prouni, é necessário cumprir alguns requisitos além de ter participado da última edição do Enem, são eles:

  • Para concorrer a vaga de bolsas de estudo integral, o candidato deve comprovar ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo;
  • Para concorrer às bolsas parciais, o candidato deve possuir renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola de  rede pública ou em escola privada como bolsista integral da própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência.

O Prouni tem cotas?

Para as pessoas que têm dúvidas se o Prouni possui cotas, sim!. Existem espaços destinados aos candidatos que possuem algum tipo de deficiência. Quem optar por concorrer na modalidade cotas irá disputar vaga somente com outros candidatos que também escolheram essa modalidade, e então o sistema irá selecionar os candidatos que possuírem as melhores médias. 

É importante lembrar que o fato de selecionar a opção de cotas não significa que será mais fácil a entrada no curso. As notas de corte geralmente costumam ser semelhantes às de livre concorrência. 

Quais as faculdades que participam do Prouni?

Para as instituições que desejam ofertar bolsas através do Prouni, é necessário que as instituições sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e sejam bem avaliadas, além de estarem com o cadastro em dia com o programa. 

A UNDB por exemplo, tem o compromisso de excelência no ensino e facilita sua entrada no ensino superior em uma universidade privada. Oferecemos cursos com diferenciais competitivos que apoiam diversos profissionais.

Traga a sua nota do Enem e conheça algumas formas de ingresso da UNDB e ingresse em uma dessas modalidades. 

Aqui na UNDB você usa a nota do Enem como uma forma de acessar o ensino superior.

Como se inscrever no Prouni ?

As inscrições do Prouni são realizadas exclusivamente pela internet e as inscrições começam às 00:00 hrs do dia 29 de janeiro e irão até o dia 01 de fevereiro de 2024, clicando aqui, você consegue iniciar sua inscrição. 

Vale lembrar que é gratuito e não paga taxas para realizar a inscrição ao inscrever-se, se o candidato pode  escolher até duas opções, cursos e turnos, de acordo com sua ordem de preferência e perfil. 

 

Tópicos: o que é prouni, transferência do prouni

Postado por Undb em 18-01-2024 20:54