Postado por Undb em 18-01-2024 12:00

Sisu: o que é, inscrições e mais!

 
 
 
 
 
 
 
SISU

O Sisu é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada tem como objetivo a democratização e a garantia do estudante ingressar em instituições de ensino superior públicas. 

Essas vagas que são disponibilizadas nas universidades são direcionadas a candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) cujo os estudantes não zeraram a redação e se inscreveram no sistema de seleção.

É normal que existam pessoas que ainda não conhecem esse sistema de seleção para a entrada na faculdade por meio da nota do Enem. É importante frisar alguns pontos sobre o Sisu, é um programa totalmente grátis, o estudante não paga nenhuma taxa de inscrição e se aprovado, garante a vaga na instituição pública de ensino.

Quem pode participar do Sisu 2024 ?

Os estudantes e candidatos ao Exame do Enem, podem participar do programa de seleção desde de que tenham feito a última edição da prova. É importante lembrar que algumas universidades adotam a nota mínima para realizar inscrições em determinados cursos, por isso, caso sua nota não seja suficiente para se candidatar, o sistema automaticamente lhe enviará uma mensagem informando. 

Como fazer as inscrições para o Sisu?

O Ministério da Educação já publicou o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024, onde ele traz algumas novidades importantes. O processo seletivo deste ano será condensado em uma única edição. Vai abranger tanto o início das aulas para o primeiro quanto para o segundo semestre letivo.

Para quem deseja ingressar nas universidades públicas brasileiras, o período da inscrição compreende os dias 22 a 25 de janeiro de 2024. Nesse intervalo, os candidatos devem direcionar seus esforços para se inscreverem no Sisu por meio do Portal único de Acesso ao Ensino Superior.

Você poderá realizar a inscrição do Sisu diretamente na página do Sisu na internet de forma gratuita. Os candidatos devem possuir o número de inscrição e a senha do Enem. Caso você tenha perdido a senha e não lembre, é possível recuperá-la na página do participante.

É importante ficar atento aos documentos para matrícula na instituição de ensino caso seja aprovado, que nesse caso, o sistema Sisu irá sinalizar no momento da inscrição.

Quais são os cursos oferecidos pelo Sisu 2024?

Para os candidatos interessados em realizar as inscrições para o Sisu podem concorrer a uma das três modalidades de cursos oferecidos, sendo eles de: bacharelado, licenciatura e tecnólogo em faculdade e universidades públicas.

  • Modalidade bacharelado: Os cursos de bacharelado são uma modalidade de cursos superior que forma profissionais com sólidos conhecimentos em sua área e amplo conhecimento da profissão. Geralmente a duração média dessa modalidade de ensino é de 03 a 06 anos.
  • Licenciatura: Essa modalidade é quase a mesma base de ensino do bacharelado porém, a licenciatura tem matérias específicas, mais focadas em aspectos pedagógicos, formando o profissional para atuar como professor na educação básica. O tempo de duração é de 04 anos em média.
  • Tecnólogo: Para os cursos tecnólogos são cursos de graduação que duram de 02 a
    03 anos. Como o tempo de duração é mais curto, o conteúdo é mais específico e focado na área de atuação.

O que é nota de corte do Sisu 2024 ?

A nota do Sisu é calculada diariamente durante o período de inscrição do candidato. É importante deixar claro que a nota de corte do Sisu é alterada de acordo com a nota dos inscritos, sendo apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição, ou seja, a nota de corte não é garantia de seleção para a vaga a qual o candidato se inscreveu. 

Resultado do Sisu 2024 

Depois que passa o período de inscrição do Sisu e é finalizado, conforme o cronograma Sisu, estabelecido pelo MEC, é hora de viver a expectativa da liberação dos resultados. Funciona da seguinte forma: 

  • O Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, segundo as notas obtidas no Enem;
  • As maiores pontuações vão receber os primeiros lugares, até que todas as vagas daquele curso estejam completas;
  • Serão selecionados os candidatos dentro do número de vagas oferecidos pelo sistema de acordo com o curso escolhido;
  • Caso a nota do estudante permita classificar-se em duas opções de vaga (primeira e segunda opção Sisu), ele será convocado apenas para a primeira opção.
  • Notas mínimas ou médias poderão ser adotadas por algumas instituições para a inscrição do curso.

Lista de espera do Sisu 2024

Se caso você não consiga ser selecionado entre as primeiras chamadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), existe a possibilidade de ingressar na Lista de espera Sisu. Porém, essa participação pode ser limitada apenas para a primeira opção de vaga do candidato. 

Caso você tenha interesse em participar da lista de espera do Sisu deverá acessar o sistema durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Como vejo o resultado do Sisu 2024?

O resultado da primeira e segunda chamada regular do sistema de seleção Sisu pode ser acessado no boletim do candidato na página oficial do Sisu. Outra opção é conferir nas instituições do participante na Central de Atendimento do MEC.

Como funciona o sistema de cotas do Sisu?

O Sisu garante aos estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas a reserva de 50% das vagas disponibilizadahttps://acessounico.mec.gov.br/s, por curso e turno. Pela Lei de Cotas, desse total, 50% deverão ser reservados aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa. 

As cotas para cor ou raça também são levados em consideração para o preenchimento das vagas reservadas por cotas no Sisu. As vagas para esse tipo são reservadas aos estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas em proporção igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está localizada a instituição. Importante lembrar que existe ainda um percentual das vagas reservadas às pessoas com deficiência também levando em consideração a proporção baseada no último censo do IBGE.

Gostou do nosso conteúdo sobre o Sisu? Na UNDB você consegue ingressar no ensino superior em uma instituição renomada e com excelência em ensino e credibilidade no mercado usando a sua nota do ENEM!.

Na UNDB você pode garantir descontos imperdíveis e ingressar em umas das universidades privadas mais renomadas do Maranhão. 

Use a sua nota do ENEM e ganhe até 50%* de bolsa em toda a graduação *exceto medicina*

Traga a sua nota do Enem ou conheça algumas formas de ingresso da UNDB e ingresse em uma dessas modalidades em uma das mais renomadas instituições de ensino de São Luís.