Postado por Dennis Mantovani em 04-02-2020 16:06

Quais cursos e profissões mais promissoras para o mercado?

 
 
 
 
 
 
 
Jovem garota representando uma das profissões promissoras

Um dos elementos que devemos considerar ao escolher um curso de vestibular é se a profissão será valorizada no mercado de trabalho. E também é importante saber qual será o status dessa carreira no futuro próximo. Afinal de contas, durante o período em que você inicia uma faculdade e a finaliza, o cenário poderá mudar completamente e as profissões promissoras se tornarem outras.

Guia de carreira

A partir disso, é comum que, em alguns anos, as perspectivas do mercado sejam um pouco diferentes, com uma nova geração de profissionais qualificados, ocupando cargos que nem existiam antes. Ao mesmo tempo, existem as profissões tradicionais que continuam em alta. 

Com isso, reunimos aqui os principais cursos de graduação que se enquadram nas profissões do futuro. Confira!

Biomedicina

A área está crescendo e os profissionais biomédicos têm várias ocupações possíveis. Por exemplo: é possível trabalhar com ensino e pesquisa ou se concentrar em campos como acupuntura, crime e farmacologia, que abrangem tanto o serviço público quanto as empresas privadas.

Seu estudo básico trata da pesquisa, identificação e classificação de microrganismos causadores de doenças, a fim de desenvolver tratamentos, vacinas e medicamentos. Dessa forma, quem se interessa pela área, é importante ter um gosto pelas ciências biológicas e exatas, especialmente em química.

A partir disso, o biomédico pode atuar em laboratórios, hospitais, realizar análises clínicas, diagnóstico por imagem, entre outras.

Ciências Contábeis

Outra que está entre as profissões do futuro, o profissional de contabilidade possui um vasto mercado e alto índice de empregabilidade, sendo a segunda área que mais gerou contratações no país, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 

Isso ocorre, principalmente, porque a maioria das empresas precisa do suporte de um contador para ajudar no gerenciamento de seus recursos, algo que impacta diretamente no crescimento econômico e estratégico das organizações. Outro grande diferencial deste setor é o amplo universo de atuação, com diversas opções e vagas nas áreas tributária, financeira, de RH, de ensino etc.

Existem mais de 30 especializações em contabilidade no Brasil. Isso significa que aqueles que se especializam têm mais chances de se sair bem em seus empregos. Sem mencionar que se trata de uma das poucas áreas em que a idade não tem tanto impacto no número de oportunidades que o profissional encontrará no mercado.

Jovem mulher representando uma das profissões promissoras

Engenharia de Software

Outra entre as profissões promissoras está a Engenharia de Software. A tecnologia está presente na vida cotidiana. Computadores, telefones celulares, dispositivos eletrônicos e até eletrodomésticos estão em desenvolvimento crescente, garantindo amplo desempenho para o engenheiro de software. Isso significa um mercado de trabalho quente, com muitas oportunidades no Brasil e no exterior.

Para trabalhar nesse campo, você precisa ter um conhecimento aprofundado e estar atualizado com tudo o que acontece no mundo e com as novas tecnologias que foram desenvolvidas e trazidas ao mercado.

Por isso, é necessário ter o conhecimento e as qualificações para trabalhar nesta área. Além disso, é necessário ser um profissional diferenciado, sempre atualizado, criativo e capaz de inovar quando necessário.

Farmácia

Uma das áreas de atividade no campo da genética é o sequenciamento de DNA, um método de trabalho que pode ser usado para descobrir diferentes características biológicas de uma pessoa. 

Se você pensa no desempenho específico de um especialista em bioinformação, identifica um medicamento personalizado no qual o conhecimento específico de um paciente influencia a fabricação de um medicamento exclusivo, adaptado às suas necessidades. 

Apenas uma olhada em genes, mutações e a inclusão em um banco de dados tornaria esse diagnóstico possível. A área está em ascensão justamente porque entende problemas e promove o desenvolvimento moderno e preciso de terapias medicamentosas.

Sistemas de Informação

Também na lista de profissões em alta, os cargos do campo de Sistemas de Informação estão em constante crescimento. Um analista mobile, por exemplo, está ativamente envolvido no desenvolvimento e planejamento de recursos de aplicativos, implantação de arquiteturas, ferramentas, além de realizar testes e fazer a configuração do produto.

Dada a portabilidade e o baixo custo de dispositivos móveis, que agora estão substituindo amplamente notebooks e desktops, o uso crescente de dispositivos móveis criou um nicho de mercado rico para desenvolvedores mobile. A forte demanda por esse profissional se deve ao crescimento de startups e desenvolvimento de aplicativos, à medida que as empresas buscam cada vez mais inovações para suas marcas.

Direito

A Internet trouxe muitos benefícios para a vida social cotidiana em termos de conveniência e praticidade, mas também abriu as portas para várias ofensas digitais, como abuso de imagem, roubo de informações e cyberbullying. A profissão do advogado foi adaptada aos avanços tecnológicos na chegada de jovens advogados. 

O mercado já observou essa modernização em relação a petições eletrônicas, intimações por meio de aplicativos de mensagens instantâneas e outras ferramentas. Apesar da concorrência, o campo de atuação do advogado está sempre em avanço. Existem vagas para os setores público e privado, e também a possibilidade de esse especialista trabalhar autonomamente. 

Essas são as maiores profissões promissoras para o mercado no futuro próximo. Contudo, para conseguir boas oportunidades, é essencial que você invista em uma boa graduação e que, de preferência, escolha uma instituição que esteja bem avaliada no MEC (Ministério da Educação). Ao se qualificar — graduação, pós-graduação ou cursos especializantes —, você estará abrindo caminho para outras possibilidades de crescimento em sua carreira. Portanto, não perca tempo e inicie agora mesmo sua formação.

Gostou deste conteúdo? Então, confira agora nosso guia de carreira sobre as profissões com melhor projeção no mercado!

Baixe o e-book aqui! Guia de carreiras

Tópicos: Mercado de Trabalho, profissões promissoras, profissões do futuro

Postado por Dennis Mantovani em 04-02-2020 16:06