Postado por Dennis Mantovani em 16-08-2018 9:00

4 livros de Psicologia para saber tudo sobre a profissão!

livros de psicologia

Você gosta de entender a mente e o comportamento das pessoas? Conhecer livros de Psicologia é essencial para quem está cursando essa graduação ou então pensa em se tornar um psicólogo.

Independentemente se você já está matriculado ou é um pré-vestibulando, as obras funcionam como um complemento à aula de Psicologia. A prática regular da leitura é uma habilidade muito importante, pois os livros são uma valiosa fonte de informação!

Curso de Psicologia

1. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo da Psicologia – Ana Maria Mercês Bahia e outros

Nossa primeira sugestão é indicada para quem quer saber tudo sobre Psicologia. Sem deixar de lado o rigor técnico, a obra faz uma retrospectiva da história dessa ciência, seguida por um comparativo, que aponta as diferenças e semelhanças entre as principais correntes teóricas, do Behaviorismo à Psicanálise.

Outra característica interessante é a desconstrução de alguns mitos sobre o exercício da profissão, descrevendo práticas e métodos. Sua organização dá ao leitor a liberdade de percorrer as páginas de maneira aleatória, de acordo com os seus interesses.

2. Desenvolvimento Humano – Diane E. Papalia e Ruth D. Feldman

Outra obra essencial para o estudante de um curso de Psicologia é “Desenvolvimento Humano”. Como o próprio sugere, os autores explicam as diferentes fases do desenvolvimento do ser humano, do parto aos últimos dias de vida, em sequência cronológica.

A cada nova edição, as autoras se preocupam em fazer uma atualização do conteúdo. Para atrair a atenção dos leitores, as ilustrações também são exploradas com bastante frequência. A própria obra traz a indicação de outros livros e filmes, ou seja, mais dicas para aprender Psicologia.

livros de psicologia

3. História da Psicologia Moderna – Duane P. Schultz e Sydney Ellen Schultz

Essa obra é indicada a todos que se interessam pela história da Psicologia Moderna. Os autores fazem uma análise dos pensamentos anteriores, mas a obra prioriza o final do século XIX como ponto de partida, época em que a Psicologia se torna uma disciplina independente.

Entre os temas discutidos estão a personalidade e inteligência em animais e inteligência cognitiva, com abordagem didática e de fácil leitura, que destaca os termos mais importantes.

Esse livro é adequado para quem está iniciando os estudos na graduação e quer saber tudo sobre Psicologia, inclusive a história.

4. Avaliação psicológica: guia de consulta para estudantes e profissionais de psicologia – Rodolfo A. M. Ambiel e outros (organizadores)

Continuando nossa lista com livros de Psicologia, nossa última sugestão funciona como um guia com orientações para a interpretação e avaliação de resultados de testes psicológicos, descrevendo os conceitos e metodologias mais aplicados no exercício da profissão. Funciona tanto para estudantes que desejam adquirir conhecimento quanto para profissionais que buscam uma reciclagem. Em termos práticos, o profissional conseguirá entender melhor os tipos de testes existentes, selecionando-os de acordo com o seu objetivo.

Esperamos que nossas sugestões de livros de Psicologia tornem o seu aprendizado ainda mais enriquecedor.

Assine nossa newsletter para receber outros conteúdos como este!

Nova call to action

Leia também: Sempre quis saber tudo sobre Psicologia? Chegou a hora!

Tópicos: Psicologia

Postado por Dennis Mantovani em 16-08-2018 9:00