Postado por Dennis Mantovani em 11-12-2018 9:30

Saiba o que você vai estudar em Psicologia quando entrar na faculdade!

o que você vai estudar em Psicologia

A compreensão da mente humana sempre exerceu um fascínio especial sobre as pessoas. Todos nós manifestamos algum grau de curiosidade pelo tema, mas há quem vá mais além e decida estudar Psicologia, transformando esse interesse em profissão.

Curso de Psicologia

Mas, afinal de contas, a Psicologia estuda o quê? São vários temas, com destaque para a aplicação dos conceitos em diferentes contextos, como no campo do esporte, em escolas, ou empresas.Hoje, porém, vamos nos ater às chamadas vertentes da Psicologia. Continue a leitura para descobrir as principais diferenças e semelhanças entre elas!

Psicanálise

A matriz curricular da graduação explora as principais vertentes da Psicologia, também conhecidas como abordagens. Dentre elas, podemos destacar a Psicanálise, método criado por Sigmund Freud, que tem como proposta básica a liberação de experiências guardadas no inconsciente para tratar de seus distúrbios.

A  premissa dessa abordagem é fornecer estímulos para que o próprio paciente consiga compreender qual a origem de seu problema, entenda as alternativas existentes e escolha a que lhe parecer mais adequada.

Dessa maneira, pode-se concluir que a Psicanálise se afasta da diretividade, ou seja, o profissional não determina o que o paciente deve ou não fazer. Não cabe ao psicanalista fornecer instruções - tal qual uma receita - para solucionar os conflitos, mas ao paciente decidir a melhor forma de agir a partir de suas próprias vivências.

Terapia Comportamental

Ao estudar Psicologia, o aluno também aprende sobre terapia comportamental. Como o próprio nome sugere, busca mapear comportamentos, identificando como, quando e por que as pessoas tomam determinadas atitudes, sugerindo que o modo de agir também é influenciado pelo ambiente.

Uma maneira simples de entender essa abordagem na prática é observar como as suas atitudes mudam de acordo com o momento em que você está vivendo: em casa, na escola, em um momento romântico ou em uma reunião de trabalho.

O objetivo da terapia comportamental é provocar uma mudança de atitude na pessoa. Por essa razão, a tendência é que o profissional proponha ao paciente situações desafiadoras, nas quais ele se depare com a necessidade de reavaliar seu pensamento.

o que você vai estudar em Psicologia

Humanismo

Outra vertente da Psicologia é o Humanismo, que se baseia na proposta de que o primeiro passo para transformar uma realidade é aceitá-la, como são os casos, por exemplo, dos dependentes de drogas e álcool.

Nesse contexto, é muito comum encontrar pacientes que demoram a perceber que precisam de uma orientação especializada para reverter determinada situação que os agride, os envergonha ou os incomoda.

Na abordagem Humanista, a construção de um ambiente acolhedor é essencial, visando estabelecer uma relação de empatia com o paciente. A prioridade é o resgate da autoconfiança, para que a pessoa encontre motivações para recomeçar.

Decidiu estudar Psicologia? Para conhecer as vantagens e desvantagens da Psicologia, confira outros artigos sobre Psicologia em nosso blog!