Postado por Dennis Mantovani em 26-02-2020 11:05

Como posso crescer profissionalmente na área da Saúde?

 
 
 
 
 
 
 
Dois profissionais da área da saúde de braços cruzados

Dois profissionais da área da saúde de braços cruzados

Um bom desenvolvimento profissional e um alto nível de carreira são os sonhos de todos aqueles que almejam as profissões da área da Saúde. Contudo, sabemos que esta não é uma tarefa fácil. O que distingue aqueles que serão bem-sucedidos dos outros é a capacidade de entender completamente as atividades que estão realizando e melhorá-las dia a dia para garantir um crescimento frequente.

Para se tornar um profissional de sucesso e se destacar da concorrência, conquistando os melhores empregos é necessário ter muito foco e adotar algumas estratégias essenciais neste processo. 

Quer saber como estudar devidamente para os cursos de saúde e crescer na carreira? Confira a seguir!

Utilize de mapas mentais

O conteúdo dos cursos das Ciências Biológicas, por exemplo, segue um caminho lógico. Se você estiver estudando mitose e meiose, poderá fazer um desenho que mostre as divisões celulares individuais e suas características. A visualização ajuda a assimilar o conteúdo e torna todos os conceitos mais claros. Além disso, o mapa mental está estruturado de forma que você possa entender o desenvolvimento do que está sendo examinado.

Faça fichas para estudar

Os clássicos cartõezinhos de cola também são necessários para aprender o conteúdo dos cursos de saúde. A sugestão é simples: basta pegar uma pequena folha de papel —cerca de ⅛ de uma folha A4 —e resumir o conteúdo, destacando as principais terminologias e conceitos importantes. 

Feito isso, você deve ler esses cartões o dia inteiro. Essa técnica é ótima para decorar a parte do material que precisa estar na ponta da língua, por exemplo,. o nome de todos os filos no reino animal.

Aproveite as estratégias mnemônicas

Não dá para escapar! Muitos conceitos da área da saúde precisam ser memorizados. Por isso, além das fichas você pode abusar das técnicas que facilitam a memorização. As mais comuns são o uso dos símbolos, músicas e siglas. 

Para exemplificar, considere a seguinte frase: “HeHe, VAi EnSaCaR Pó De CaFé na RUa”. A partir disso, as letras em maiúsculas correspondem às doenças causadas por vírus, que são a Hepatite e Herpes, Varíola, Aids, Encefalite, Caxumba,Raiva, Poliomielite, Dengue, Catapora, Febre Amarela e Rubéola.

Conheça alguns dos principais cursos de saúde

Depois de conhecer algumas estratégias para estudar os cursos de saúde de forma eficiente, conheça abaixo alguns deles.

Biomedicina

A graduação em Biomedicina é oferecida na categoria de bacharel e costuma durar oito semestres. O objetivo é oferecer conhecimentos gerais que permitam aos especialistas trabalhar no campo da pesquisa de microrganismos que tenham um efeito positivo ou negativo na saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas.

Durante o curso de Biomedicina, o aluno deve aprender as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para praticar a profissão. Isso promove a atitude de assistência à saúde, tomada de decisão rápida (principalmente em cenários desfavoráveis), capacidade de gestão administrativa e interesse constante em atualizar o conhecimento.

Farmácia

O curso de Farmácia também é oferecido na categoria e bacharel e leva em média dez semestres. Durante seus estudos, o aluno conhecerá os processos de produção de novos cosméticos, medicamentos e até alimentos. Nesse sentido, o futuro especialista será treinado para analisar e pesquisar os componentes básicos dessas três classes de produtos e seus efeitos no organismo humano e animal.

Fisioterapia 

Com duração de dez semestres, o bacharelado em Fisioterapia prepara o especialista para desenvolver um diagnóstico físico e funcional do paciente. Dessa forma, os alunos estão prontos para trabalhar com diferentes públicos e terapias. Ele aprende a interpretar exames e a estabelecer relações entre a anatomia do paciente e seu problema. Alguns exemplos dos assuntos examinados no curso são: hidroterapia, fisioterapia esportiva e fisioterapia na unidade de terapia intensiva.

Nutrição

O principal objetivo do curso de Nutrição é aproximar os alunos do significado, da composição e das propriedades dos diferentes tipos de alimentos. Grande parte da carga de trabalho do curso está em atividades práticas, como tratar, preparar e preservar alimentos. 

Essas atividades são desenvolvidas em laboratórios adequados. Durante a graduação em Nutrição, os alunos cursam disciplinas de várias áreas, como saúde, alimentação, humanidades, clínica, administração e gerenciamento, além de disciplinas adaptadas a novos mercados.

Odontologia

Da mesma forma que a maioria dos cursos da saúde, a graduação em Odontologia começa com as matérias comuns ao campo das Ciências Biológicas. O curso de odontologia combina muitas disciplinas teóricas e práticas e treina os alunos com conteúdo que se concentra principalmente no estudo completo da boca e do rosto em geral, ou seja, da mandíbula aos ossos dessa região.

A partir disso, o profissional formado em Odontologia é responsável pelo diagnóstico de problemas de saúde bucal e pelo desenvolvimento de estratégias de prevenção e supervisão do tratamento mais adequado.

Psicologia

O curso de Psicologia é a área que examina a mente e seus reflexos no comportamento humano. Em outras palavras, a psicologia tenta entender o que motiva as ações de um grupo ou indivíduo, levando em consideração processos mentais relacionados a fatores como emoção, inteligência, percepção e capacidade de aprendizado.

O objetivo desta formação é, portanto, treinar especialistas para realizar avaliações psicológicas, analisando e interpretando ideias e comportamentos sobre os quais o paciente relata ou que o psicólogo observa.

Essas são as nossas principais sugestões de como você pode ser bem-sucedido na área da Saúde, independentemente do curso escolhido. A partir de agora, você precisa decidir qual formação iniciará e trabalhar com afinco para conseguir ótimas oportunidades em sua área de atuação.          

Gostou das nossas dicas? Então, saiba agora como escolher um curso na área da Saúde e prepare-se para sua nova jornada na universidade!Saiba como escolher um curso na Área da Saúde

Tópicos: Biomedicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Área da Saúde

Postado por Dennis Mantovani em 26-02-2020 11:05