Postado por Dennis Mantovani em 24-07-2019 9:00

O que se estuda no curso de Engenharia de Software?

 
 
 
 
 
 
 
eng-software-curso-undb

Criar novos programas e softwares para empresas são as atividades mais básicas dos profissionais graduados no curso de engenharia de software. Além disso, é de responsabilidade destes engenheiros criar o design, testar, realizar as manutenções e revisões de programas, aplicativos, plataformas digitais e outros tipos de tecnologia.

Faculdade de Engenharia de Software

O bacharel em engenharia de softwares pode trabalhar tanto em companhias públicas como privadas, na área de inovação e também na de tecnologia. Mas você sabe o que é estudado durante o curso de engenharia de software?

Esta profissão tem sido muito valorizada no Brasil e no mundo nos últimos anos. As oportunidades para os profissionais dedicados são inúmeras. Os altos salários e oportunidades de trabalho em empresas multinacionais em polos tecnológicos dentro e fora do Brasil são um dos grandes atrativos que este curso oferece.

O curso

Ao concluir o curso de engenharia de software, o aluno é intitulado bacharel engenheiro de software. A duração média deste curso é de quatro anos e possui uma formação multidisciplinar, apresentando matérias que vão desde a introdução à engenharia até aulas específicas para a criação de softwares para smartphones.

O principal objetivo do curso de engenharia de software é preparar os estudantes a desenvolverem e executarem projetos dos mais diversos tipos de softwares existentes.

O aluno conhece, durante o curso, técnicas de desenvolvimento de softwares e programas para uma grande variedade de aplicações e situações diferentes como aplicativos, portais de internet, jogos, smartphones, sistemas de informações entre outros.

VEJA TAMBÉM

 
 

Lógica, algoritmos matemática e disciplinas introdutórias à engenharia e programação são as matérias apresentadas aos estudantes. Ao longo do curso, os alunos aprendem todas as etapas para a construção de um software.

Os estágios e o trabalho de conclusão de curso são matérias presentes nos últimos semestres, assim como matérias específicas para o desenvolvimento de softwares para dispositivos móveis, jogos e web.

eng-software-curso-undb

As matérias estudadas durante a graduação

Durante o curso de engenharia de software são apresentadas distintas matérias de várias áreas como matérias de formação básica em Ciências da Computação, Matemática e as matérias específicas da Engenharia de Software que são adicionadas em virtude do curso.

A formação básica em Ciências da Computação apresenta-se dividida em matérias de programação onde os alunos estudam matérias como Estrutura de Dados, Linguagens da Programação e Programação Orientada a Objetivos, além de matérias onde são lecionados conteúdos sobre a Teoria da Computação e Algoritmos e Arquitetura de Computadores.

As matérias de exatas Lógica, Probabilidade e Estatística são apresentadas dentro da grade curricular das matérias da área de Matemática.

Já as matérias específicas do curso de engenharia de software são apresentadas desde a Introdução à Engenharia de Software, e percorrendo por matérias como Processos de Software, Qualidade de Software, Arquitetura de Software, Bancos de dados, Inteligência Artificial, Manutenção de Software, Desenvolvimento de Aplicativos, Desenvolvimento para Web, Sistemas Operacionais, Redes de Distribuição, entre outras.

O mercado para estes profissionais está em ascensão. Então, se você pensa em cursar Engenharia de Software, saiba que esta é uma ótima opção para quem gosta de novos desafios e tecnologia. Baixe nosso E-book e saiba mais sobre este curso!

Nova call to action

Tópicos: Graduação, curso de engenharia de software

Postado por Dennis Mantovani em 24-07-2019 9:00