Postado por Dennis Mantovani em 04-03-2020 16:09

As 6 áreas de atuação mais procuradas da Engenharia de Produção

 
 
 
 
 
 
 
Profissionais graduados em Engenharia de Produção no exercício da profissão

Aquele que decide iniciar uma faculdade de Engenharia de Produção encontrará um caminho muito amplo devido à sua formação multidisciplinar. Ao longo do curso, o engenheiro em potencial expande seus conhecimentos em Matemática, Física, Administração, Psicologia e Sociologia, além de noções básicas de gerenciamento de processos.

Curso de Engenharia de Produção

Com tanto conhecimento, a demanda por esse profissional no mercado de trabalho não poderia ser maior. Empresas de todos os tamanhos e segmentos empregam especialistas para otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do trabalho. 

Quer conhecer melhor as áreas de atuação da Engenharia de Produção? Continue conosco e confira mais a seguir!

1. Logística

Ao investir na área de Logística, o engenheiro de produção assume a responsabilidade pelo transporte, manuseio, armazenamento e estoque de produtos e entregas. O objetivo é reduzir custos, garantir a disponibilidade das mercadorias e atender aos requisitos do cliente.

O engenheiro se esforça para melhorar os processos praticados pela empresa e para garantir que todo o material produzido esteja disponível no momento da solicitação de vendas. Há também a opção de investir na otimização das instalações por meio de uma gestão eficiente do armazém.

Dependendo do tamanho da empresa, ainda há espaço para o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa operacional, para melhorias nos sistemas de logística e para logística reversa, cujo objetivo é a distribuição de material descartado para a devolução de bens utilizáveis ​​ao ciclo de produção.

2. Qualidade

Nesta área, o engenheiro de produção pode desenvolver e usar ferramentas qualitativas e quantitativas para controlar a qualidade de processos e produtos. Se você gosta de matemática, encontrará um prato cheio. 

As tarefas desse especialista incluem a implementação do controle estatístico do processo e o uso de ferramentas e conceitos voltados para a confiabilidade. Isso ocorre porque é preciso garantir que o material atenda a sua finalidade e que o cliente esteja satisfeito com a compra.

3. Trabalho

Depois de finalizar o curso de Engenharia de Produção, o profissional pode seguir carreira na área de Engenharia do Trabalho. Nesse campo, ele se concentrará em implementar uma rotina que garante a máxima produtividade sem perder a qualidade. 

Tudo isso é feito de acordo com um rigoroso método de segurança, para que a saúde e a integridade física dos trabalhadores não sejam prejudicadas a curto e longo prazo. Como a vida dos funcionários é mais importante, as empresas são obrigadas a manter pessoal especializado, relacionado à saúde e segurança, dependendo das funções e do número de funcionários. 

Nesse sentido, é possível se especializar em tecnologia de segurança ocupacional, a fim de desenvolver medidas preventivas.

Profissionais graduados em Engenharia de Produção no exercício da profissão

4. Produto

Esse segmento inclui todas as ferramentas e processos indispensáveis ​​ao desenvolvimento de novos produtos, desde a concepção do artigo até o lançamento no mercado e sua retirada do mercado pelo cliente. O engenheiro de produção também pode se adaptar para melhorar os bens existentes. 

Afinal, as empresas sempre precisam se atualizar para alcançar mais grupos-alvo, certo? As possibilidades são ilimitadas, pois o especialista pode trabalhar diretamente em todas as etapas da produção (da idealização ao descarte do produto) ou estudar o mercado para encontrar as melhores soluções para os consumidores.

5. Sustentabilidade

Todo mundo sabe que o impacto ambiental do nosso planeta atingiu níveis alarmantes nos últimos anos. O papel da indústria nesse cenário não pode ser ignorado, não é? Com isso em mente, as agências governamentais de todo o mundo estão se esforçando para estabelecer padrões para reduzir os danos ambientais, incluindo as comunidades que moram perto das principais indústrias. 

Nesse contexto, como nas questões de segurança, as empresas devem manter um grupo de funcionários especializados em certificação e gerenciamento ambiental, dependendo dos impactos ambientais que causam. Essa é outra oportunidade para o engenheiro de produção - especialmente para aqueles que estão muito preocupados com a natureza e o futuro do planejador.

Ao escolher o caminho da sustentabilidade, o especialista deve desenvolver processos e produtos que atendam aos padrões ambientais e que garantam que as indústrias de suas respectivas áreas recebam certificação para continuar trabalhando. É importante estar vigilante para que a produção permaneça eficiente sem deteriorar a atmosfera e colocar em prática projetos que lidem com águas residuais e resíduos industriais.

6. Organizacional

A área organizacional é perfeita para quem sempre sonhou em ser homem ou mulher de negócios. Aqui, a rotina do profissional consiste em criar planos estratégicos, análises de desempenho, gerenciamento de projetos e aplicar inovações. Para ter um bom desempenho, é importante que o engenheiro de produção seja um empreendedor nato.

Em sua rotina de trabalho, o especialista deve entender o processo perfeitamente, administrando a empresa de maneira integrada, geralmente usando um sistema de informação. Com o conhecimento global das atividades realizadas, ele sabe exatamente como uma decisão específica pode afetar o outro extremo da produção. Dessa forma, o gerente pode agir com precisão. 

Aqueles que seguem esta área são frequentemente admirados por suas habilidades e vistos como uma parte fundamental do negócio.

Viu como as possibilidades são diversas? Independentemente do campo que escolher se especializar é importante pesquisar uma boa instituição de ensino antes de iniciar sua formação. Caso você esteja na região maranhense, por exemplo, há um curso de Engenharia de Produção em São Luís, na UNDB (Unidade de Ensino Superior Dom Bosco). 

A instituição é aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) e oferece uma infraestrutura completa para você se construir sua carreira. 

Gostou deste conteúdo? Conheça agora com é o salário e o mercado da Engenharia de Produção e conheça suas possibilidades!

Saiba sobre salário e mercado da Engenharia de Produção

Tópicos: Engenharia de Produção

Postado por Dennis Mantovani em 04-03-2020 16:09