Postado por Dennis Mantovani em 27-06-2019 9:00

Você sabe o que faz um engenheiro de produção?

engenharia-produção-undb

Alguns produtos, como garrafas de refrigerantes, são fabricados aos milhões todos os anos. Portanto, os equipamentos utilizados para fazê-los devem ser incrivelmente eficientes! E isso não é tudo, se as máquinas pararem por apenas poucas horas, o prejuízo pode ser enorme. Mas não tema! A Engenharia de Produção é a heroína aqui! Mas o que exatamente faz um engenheiro de produção em circunstâncias como essas?

Curso de Engenharia de Produção

Quer a resposta para essa pergunta? Leia o post até o final e descubra qual é o papel desse profissional!

Engenharia de produção do começo à atualidade

Derivada da Engenharia Mecânica, a Engenharia de Produção surgiu com o sistema de fábrica mecanizado que, por sua vez, foi criado durante a Revolução Industrial. Desde seus primórdios, muitas técnicas foram desenvolvidas nessa área com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e serviços.

Atualmente, há uma ênfase crescente na automação e no uso da tecnologia da informação. Esse movimento transformou essa área do saber em algo ainda mais indispensável à indústria. As novas tendências tecnológicas fornecem equipamentos — auxiliados por computadores e outras ferramentas de planejamento — para avaliar processos de fabricação.

5 exemplos do que faz o engenheiro de produção

A responsabilidade de um engenheiro de produção é tornar a manufatura o mais eficiente possível. Para isso, ele se valerá dos conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade e práticas dos estágios para alcançar metas imprescindíveis para a indústria. Nos tópicos a seguir, falaremos dos objetivos desse profissional dentro de uma empresa.

1. Buscar formas de aumentar a produtividade

Para qualquer empresa industrial ou de manufatura, uma área importante de preocupação é a produtividade. A forma principal de aumentar a lucratividade é elevando a produção sem aumentar os custos.

Os engenheiros de produção são capacitados durante a graduação para examinar os processos de fabricação ou montagem para então sugerir e implantar medidas que otimizem a produtividade.

2. Controla a qualidade dos produtos

Na fabricação, o controle de qualidade é o processo que garante que os clientes recebam produtos livres de defeitos e que atendam às suas necessidades. Quando fabricados de maneira errada, podem colocar os consumidores em risco. Como exemplo, em abril de 2017, mais de 500 mil proprietários de veículos da Toyota foram convocados: os airbags de seus carros apresentavam defeito que os expunha ao risco de morte.

engenharia-produção-undb

Os engenheiros de produção monitoram rotineiramente os projetos de produtos em busca de erros ou defeitos, corrigindo-os imediatamente, quando encontrados.