Postado por Dennis Mantovani em 19-03-2018 9:00

Como é o mercado para quem se forma em Fisioterapia em São Luís?

fisioterapia-1

É quase universal: antes mesmo de entrar na faculdade, todo universitário já sonha com o dia em que estará exercendo sua profissão, com um salário estável. Para quem escolhe cursar Fisioterapia, as perspectivas são animadoras.

O momento extremamente favorável é explicado por uma combinação de fatores: primeiro, a população está cada vez mais preocupada em cuidar da saúde, o que torna esse profissional bastante requisitado. Ao mesmo tempo, são várias as possibilidades de carreira. Tudo isso tem reflexo direto na crescente oferta de vagas, tanto no setor público como no privado.

No post de hoje, entenda os caminhos profissionais que você pode seguir após o término da faculdade de Fisioterapia em São Luís!

fisioterapia-1

O que faz um fisioterapeuta e por que ele é tão importante?

O fisioterapeuta é o profissional responsável por prevenir e tratar lesões que afetam a mobilidade do paciente, de maneira temporária ou permanente. Para isso, ele deve fazer o diagnóstico e prescrever os exercícios mais adequados de acordo com cada caso.

Um dos fatores que explica a alta procura pelos serviços desse bacharel é o envelhecimento da população: levantamento divulgado pelo IBGE aponta que, entre 2012 e 2016, a parcela de indivíduos com 60 anos ou mais cresceu 16%,  em contraponto a uma queda de 6,7% na quantidade de crianças.

E se as pessoas estão vivendo mais, elas também estão se preocupando em chegar à Terceira Idade com saúde. Por isso mesmo, como medida preventiva, elas recorrem a um fisioterapeuta para diminuir o impacto do envelhecimento sobre o organismo.

Há ainda outros grupos de pacientes para os quais os cuidados de um fisioterapeuta são – ou, pelo menos, deveriam ser – contínuos. É o caso daqueles que possuem alguma deficiência física ou má formação genética, cujos exercícios se tornam essenciais para conter o processo de atrofia dos músculos.

Por último, esse bacharel também é essencial no processo de recuperação de pessoas que perderam os movimentos em decorrência de acidentes - vasculares ou de trânsito - e outros tipos de traumas.

Onde estão as oportunidades?

Dada a importância desse profissional, as portas encontram-se abertas nos mais diversos setores: além de hospitais, centros de reabilitação, ambulatórios e clínicas particulares, há ainda quem opte por inscrever-se em processos seletivos para atuar na rede pública de saúde.

A participação em um concurso, aliás, é uma ótima oportunidade para quem busca por estabilidade financeira. No Maranhão, por exemplo, um certame promovido pela prefeitura de Magalhães de Almeida oferece um salário de R$ 1500 por uma jornada de trabalho.

Também como opção de carreira estão a atuação home care, onde o paciente recebe os cuidados necessários em casa, ou então montar sua própria clínica. Quando decide se tornar um empreendedor, uma opção para o egresso do curso de Fisioterapia em São Luís é fazer uma sociedade com profissionais de outras áreas, como fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Os benefícios são vários: do ponto de vista econômico, os custos com a montagem e manutenção da clínica são diluídos entre os sócios. Para o paciente, é a oportunidade de ter acesso a um tratamento multidisciplinar, sem precisar se deslocar.

Prepare-se para o Enem

Como acelerar sua inserção no mercado?

Uma dica para os bacharéis que desejam acelerar sua entrada no mercado de trabalho é cursar uma especialização. Ao direcionar sua atuação para uma área específica, você valoriza ainda mais o seu currículo.

Uma das áreas que tem oferecido boas oportunidades é a Fisioterapia Desportiva, onde o profissional se responsabiliza pela prevenção e tratamento de lesões em atletas, dispondo, na maioria das vezes, de muito pouco tempo para a recuperação.

Outro segmento que está em ascensão é a chamada Gameterapia que, como o próprio nome sugere, alia fisioterapia e tecnologia: utilizando-se da realidade virtual, o paciente é inserido em uma outra dimensão e precisa fazer determinados movimentos para cumprir o desafio proposto.

Você se entusiasmou em fazer a graduação em Fisioterapia? Venha descobrir porque a UNDB está entre as melhores faculdades em São Luís: conheça a grade curricular e outras informações sobre o curso acessando o nosso site!

QUERO ME INSCREVER