Postado por Dennis Mantovani em 06-12-2018 9:30

Conheça 4 psicólogos famosos que fizeram a diferença!

 
 
 
 
 
 
 
psicologos

A Psicologia é formada por diferentes teorias e abordagens. Por isso, se você deseja saber tudo sobre Psicologia, não pode deixar de conhecer algumas das personalidades que ajudaram a construir a área tal qual a conhecemos atualmente.

Curso de Psicologia

Foi por isso que elaboramos este post. Continue lendo e conheça 4 psicólogos famosos por suas contribuições que impactaram não somente a Psicologia, mas diferentes áreas da sociedade. Confira!

1. Sigmund Freud (1856 - 1939)

O austríaco Sigmund Freud é um dos psicólogos famosos que muita gente já pode ter ouvido falar, principalmente aqueles que se interessam por Psicologia. Afinal, ele foi responsável pelo desenvolvimento da psicanálise, que revolucionou o estudo da mente humana. Essa área determina que desejos inconscientes regem os comportamentos e sentimentos das pessoas.

Freud desenvolveu uma das bases da técnica psicanalítica que é utilizada até hoje. Trata-se daquela forma de abordagem na qual o paciente fala o que se passa em sua cabeça para revelar memórias reprimidas que podem produzir neuroses. Antes de se tornar tão famoso, entretanto, Freud recebeu muitas críticas sobre seu trabalho. Ele chegou a ser indicado ao prêmio Nobel 13 vezes, mas nunca ganhou.

2. Jean Piaget (1896 - 1980)

O psicólogo Jean Piaget ficou muito conhecido por suas contribuições para o estudo da infância, nas quais muitas vezes analisou o desenvolvimento de suas próprias filhas. Além de criar a epistemologia genética, estudou o desenvolvimento do conhecimento e formulou a teoria construtivista do desenvolvimento da inteligência.

Piaget participou da fundação da Unesco (Órgão das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), contribuindo com a formação do estatuto do órgão e se tornando membro do conselho do mesmo. Antes de estudar Psicologia, Piaget formou-se em biologia e realizou estudos importantes sobre evolução.

psicologos

3. Abraham Maslow (1908 - 1970)

Abraham Maslow é mais um dos psicólogos famosos. Ele ficou conhecido por sua pirâmide das necessidades, também conhecida como pirâmide de Maslow. Esse conhecimento até hoje influencia diferentes campos, a exemplo do marketing.

Essa teoria defende que as pessoas se sentem realizadas por meio da satisfação de uma série de necessidades que são organizadas de forma hierárquica de acordo com sua urgência. Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, como comer e dormir. Acima delas, estão segurança, social, status e autorrealização.

4. Carl Jung (1875 - 1961)

Carl Jung foi responsável por fundar a psicologia analítica, área que aborda a importância da psique individual e a busca pela totalidade. Esse conhecimento impactou áreas como filosofia, antropologia e teologia, por isso Jung se tornou também um dos psicólogos famosos.

Outros conhecimentos relevantes para a Psicologia que resultaram das contribuições de Jung são a teoria dos arquétipos, as significações nos sintomas das psicoses e a descoberta dos complexos afetivos. Um dos livros escritos por Jung, "Memórias, Sonhos e Reflexões", tinha como base ele mesmo, por meio de análises de suas experiências e suas emoções.

Neste post, você descobriu alguns dos psicólogos famosos por suas contribuições para essa área do conhecimento. Freud, Piaget, Maslow e Jung foram responsáveis por descobertas que impactaram não somente a Psicologia profissão, mas diferentes setores da sociedade. Por isso eles se tornaram grandes psicólogos importantes para o desenvolvimento da humanidade.

Agora, descubra se a faculdade de Psicologia é para você!

Leia também: 6 blogs de Psicologia para saber tudo sobre a área!

Nova call to action

Tópicos: psicólogos famosos

Postado por Dennis Mantovani em 06-12-2018 9:30