Postado por Dennis Mantovani em 12-03-2020 20:33

Conheça 5 desafios que todo nutricionista precisa saber

 
 
 
 
 
 
 
Mulher nutricionista em consultório, no exercício da profissão

Mulher nutricionista em consultório, no exercício da profissão

À medida em que a consciência em torno da alimentação torna-se urgente, a figura do nutricionista ganha mais destaque. Este profissional tem um papel importante na transformação da relação da sociedade com os alimentos, alertando para o impacto que estes têm na saúde.

Ser nutricionista é muito mais do que prescrever dietas. Apesar desta função fazer parte da rotina, muitas vezes por motivação estética do paciente, o objetivo nesta carreira é muito maior. Afinal, bons hábitos alimentares podem mudar e salvar vidas, fato cientificamente comprovado. 

Como é o curso de Nutrição

O primeiro passo para seguir nesta área é, obviamente, passar pela faculdade de Nutrição. Ao longo dos 4 anos de bacharelado, o estudante receberá toda a base necessária para atuar no mercado com propriedade. 

A formação investiga o corpo humano, assim como a composição dos alimentos para perceber o efeito de determinadas substâncias nos órgãos. Além disso, higiene e segurança alimentar estão os assuntos privilegiados durante a graduação, o que amplia as possibilidades profissionais para os egressos.

A grade curricular equilibra a base teórica com atividades práticas, incluindo muitas idas ao laboratório. O estágio supervisionado em diferentes setores geralmente acontece no último ano, assim como a elaboração e entrega do trabalho de conclusão de curso. Algumas das disciplinas que fazem parte do currículo são:

  • Anatomia Humana;
  • Citologia e Genética;
  • Histologia e Embriologia;
  • Antropologia da Alimentação;
  • Microbiologia e Parasitologia;
  • Fisiologia da Nutrição;
  • Homem, Meio Ambiente, Cultura e Sociedade;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Políticas Públicas em Saúde e Epidemiologia
  • Fisiopatologia da Nutrição e Dietoterapia.

Esse breve resumo das matérias deixa claro que o curso de Nutrição dota os profissionais de uma visão abrangente sobre o assunto. Sendo a alimentação um hábito que tem tudo a ver com condições socioeconômicas e até mesmo com a cultura, uma abordagem global é mais do necessária.

Com o diploma em mãos e o cadastro no Conselho Regional de Nutricionistas, as saídas profissionais são várias. Hospitais, clínicas, órgãos públicos, indústria alimentícia e restaurantes são apenas alguns exemplos de locais onde a atuação do nutricionista é imprescindível.

Desafios de um nutricionista: o que deve saber para se destacar na profissão

A taxa de empregabilidade na área de Nutrição é alta, mas a concorrência também. Por isso, para vencê-la, é preciso conhecer bem o setor e buscar diferenciais. O sucesso vem para aqueles que demonstram dedicação e empenho em qualquer situação.

Se você está pensando em mergulhar de cabeça neste ramo, saiba que o preparo para uma boa vida profissional começa ainda na escolha de uma instituição de qualidade para frequentar. Uma formação completa e consistente abre muitas portas.

Além disso, vale a pena estar ciente de alguns desafios transversais a todos os profissionais. Superá-los é a certeza de construir uma carreira sólida em qualquer setor que deseja atuar dentro da Nutrição. 

Confira abaixo o que mais você precisa saber para não cair de pára-quedas nesta área e ainda conseguir o seu merecido destaque.

É fundamental manter-se atualizado

Parece uma recomendação bastante básica, mas quando se começa a exercer uma profissão, a tendência é que o estudo rapidamente deixe de ser uma prioridade. Isso definitivamente não pode acontecer com um nutricionista.

As pesquisas em torno dos alimentos, seja no processo produtivo ou nos efeitos no organismo, não param. Cada dia surgem descobertas e novidades que interferem nas práticas profissionais. Um exemplo claro disso foram as alterações na roda da alimentação, mudando muitas recomendações sobre o que é mais saudável.

Invista em especializações, participe de congressos, seminários e cursos. Continuar estudando é uma necessidade, é colocar ao serviço dos pacientes um conhecimento constantemente atualizado.

A linguagem e o método de trabalho precisam ser adequados a todos os perfis

Como já foi mencionado anteriormente, o nutricionista trabalha com algo permeado por hábitos, crenças e é diretamente influenciado pelo poder aquisitivo de cada um. Nos atendimentos, as recomendações devem ser perceptíveis e acessíveis a todos esses públicos.

O profissional precisa estar ciente, por exemplo, que o consumo de certas carnes e peixes não é possível para uma boa parcela da população por questões financeiras. Como desenvolver uma dieta mais equilibrada para essas pessoas, pensando em produtos mais baratos? 

Esse tipo de pergunta retórica deve fazer parte da rotina de um nutricionista preocupado em atender diferentes realidades. Em um país como o Brasil, onde 13,5 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, é o tipo de atitude que faz a diferença. 

Pratique o que defende

É hora de esquecer o “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Se realmente acredita e defende a sua profissão, o nutricionista deve colocar em prática o que recomenda aos seus pacientes.

O profissional que difunde o poder de uma alimentação saudável, de bons hábitos e da prática de exercício físico precisa passar essa verdade através do seu próprio exemplo.

Interaja com profissionais de outras áreas

É cada vez mais fundamental encarar os problemas de saúde com uma abordagem multidisciplinar. Sendo a alimentação a raiz de muitas questões, essa interação é ainda mais importante.

Esteja por dentro das práticas dos endocrinologistas, neurologistas, cardiologistas, educadores físicos, entre outros. Essa aproximação trará certamente mais esclarecimento e tornará qualquer tratamento muito mais completo.

As possibilidades para um nutricionistas são fascinantes e esta certamente é uma carreira com muito futuro pela frente. Agora você já sabe por onde começar e o que lhe espera pelo caminho. Preparado(a)?

Veja o que se estuda no curso de Nutrição!

Tópicos: curso de nutrição, Nutricionista

Postado por Dennis Mantovani em 12-03-2020 20:33