Postado por Dennis Mantovani em 31-07-2019 9:00

O que se estuda no curso de Nutrição?

nutrição-curso-undb

Um dos cursos mais procurados pelos estudantes que têm afinidade com a área da saúde é a faculdade de nutrição, mas você conhece o curso? Sabe o que é estudado nesta área?

A preocupação em possuir hábitos mais saudáveis, uma alimentação mais balanceada e o aumento da expectativa de vida, são outros motivos que atraem alunos ao curso de nutrição.

Ao final da graduação, o aluno terá o diploma em bacharel em nutrição. A duração média deste curso é de quatro anos e possui uma formação multidisciplinar, apresentando matérias gerais como Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, além de matérias específicas do curso como Avaliação Nutricional, Dietética, Composição dos alimentos e várias outras.

nutrição-curso-undb

Como é o curso de nutrição?

O principal objetivo do curso de nutrição é capacitar o aluno os conhecimentos sobre as importâncias, composições e características dos mais diversos tipos de alimentos.

Grande parte da carga horária do curso é de atividades práticas, como o manuseio, preparo e a conservação de alimento, estas atividades são desenvolvidas em laboratórios apropriados.

Durante o curso, os alunos realizam matérias de mais diversas áreas como a área da saúde, matérias específicas sobre os alimentos, matérias relacionadas à área de humanas, também área clínica, administração e gestão, além de realizarem matérias adaptadas a novos mercados de atuação.

O conteúdo estudado durante o curso

As matérias relacionadas à área de saúde, são as matérias com maior parte teórica do curso. Anatomia, Formação Celular, Bioquímica, Genética, Farmacologia, Imunologia Básica, Microbiologia e Patologia Básica são algumas das matérias que fazem parte da grade curricular do curso.

Bromatologia, Composição dos Alimentos, Higiene e Legislação dos Alimentos, Nutrição Humana e Tecnologia dos Alimentos são algumas das matérias onde os alunos estudarão em laboratório as características químicas e biológicas, composições e a atuação dos alimentos no organismo humano.

A fim de formar profissionais capacitados a terem um bom relacionamento com seus pacientes, além de uma comunicação clara, as matérias de humanas como Antropologia na Nutrição, Ética na Saúde, Psicologia Aplicada à Nutrição têm também sua importância na formação durante o curso.

As matérias realizadas nos últimos semestres do curso são as matérias relacionadas às áreas clínicas. Estas matérias possuem conteúdos complementados com estágios supervisionados e obrigatórios. Avaliação Nutricional, Educação Nutricional, Dietética e Terapia Nutricional são as matérias preferidas pela maioria dos estudantes.

Fundamentais a capacitarem os estudantes a atuarem no mercado de trabalho, Economia, Estatística e Marketing são algumas das matérias da área de gestão aplicadas ao curso de Nutrição.

Além destas áreas, matérias como Nutrição em Geriatria, Nutrição Esportiva e Nutrição na Infância e Adolescência, estão sendo incorporadas por diversas faculdades de Nutrição a fim de se atenderem aos novos mercados de trabalho.

A busca por uma vida mais saudável traz diariamente mais credibilidade e aumenta a demanda de profissionais formados em nutrição. Se você tem interesse em fazer este curso, saiba que as oportunidades nesta área tendem a crescer para proporcionar às pessoas um estilo de vida melhor.

Conheça o curso de Nutrição.

Tópicos: curso de nutrição

Postado por Dennis Mantovani em 31-07-2019 9:00