Postado por Undb em 21-12-2023 14:15

Engenheiro em Software: o que faz, curso e mais!

 
 
 
 
 
 
 
engenheiro de software

Tida como uma das profissões que mais cresce no Brasil, o engenheiro de software é o profissional responsável por desenvolver, gerenciar e testar novos softwares, programas e aplicativos. Por conta da grande procura das empresas por tecnologia nos dias atuais, a mão de obra destes profissionais se torna ainda mais requisitada. 

O trabalho de um engenheiro de software começa com a análise dos requisitos do cliente ou do projeto onde eles irão executar e compreender as funcionalidades necessárias. Com base nisso, eles projetam a arquitetura do software, criando toda uma estrutura que determina como os diferentes componentes do sistemas irão interagir.

Com o avanço da tecnologia e da era cibernética em que vivemos, há cada vez mais campos de trabalho para um engenheiro de software, que pode desempenhar suas funções em áreas como, por exemplo: 

  • Análise de requisitos: entrar em acordo com os clientes, usuários e partes interessadas para compreender as necessidades e os requisitos dos softwares.
  • Programação: desenvolver o código - fonte do software, planejando a estrutura geral, os componentes , a interação entre  eles e a alocação de recursos. 
  • Testes: realizar testes eficazes para garantir que o software funcione conforme o esperado, além de, identificar e corrigir erros, bugs e outras questões que tem haver com o desempenho. 
  • Gerenciamento de versões: Utilizar sistemas de controle de versões para rastrear e gerenciar as alterações no código- fonte ao longo do tempo.
  • Documentação: Criar uma documentação detalhada, incluindo manuais de usuário, documentação técnica para facilitar o entendimento e manutenção do software.
  • Integração e implantação: integrar diferentes componentes do software e implantá-lo em ambientes de produção, garantindo o funcionamento correto.

O engenheiro de software é o profissional que tem como foco desenvolver e fazer a manutenção desses programas, para isso, entenda o que você irá fazer como um engenheiro de software.

Faculdade de Engenharia de Software

Arquitetura de software

A arquitetura de software de um sistema abrange a forma como suas partes são organizadas, incluindo questões como o comportamento dessa estrutura e quais componentes são responsáveis por realizar um conjunto específico de funções.

Aqui, o engenheiro de software é responsável por definir a estrutura geral do software, e isso inclui as características visuais do produto, suas interfaces e o controle de qualidade de todo o projeto.

Desenvolvimento de sistemas, programas e apps

Nessa área, o profissional em software realiza o desenvolvimento e programação de softwares, aplicativos, sistemas e interfaces. Com as transformações digitais no ramo empresarial fez com que a demanda por tecnologias personalizadas e sistemas próprios crescesse gradativamente. 

Gerenciar projetos 

Nessa parte, a gestão e liderança também pode fazer parte da rotina de trabalho de um desenvolvedor de software. Isso porque todo o  projeto de criação precisa de um acompanhamento para garantir suas etapas de execução até concluir o seu objetivo.

Realizar testes de qualidade

O engenheiro de software que realiza a criação de um novo produto, exige que sejam realizados diversos testes para certificar a qualidade do que está sendo produzido. E isso também é função do engenheiro de software, que por meios desses testes que ele realiza os ajustes necessários no projeto.

engenharia de software


Quanto tempo dura o curso de engenharia de software ?

O curso de graduação de Engenharia de Software tem a duração de em média cinco anos. Existem algumas faculdades e universidades do Brasil que oferecem também o curso na modalidade presencial e EAD. 

Na UNDB por exemplo, você encontra a graduação em engenharia de software com um modelo de ensino que te prepara para o mercado de trabalho com muitas oportunidades de emprego no Brasil e no exterior. 

O curso de bacharelado em Engenharia de Software 4.0 da UNDB, oferece uma base sólida e possui conteúdos que instigam os alunos a desenvolverem suas habilidades e competências dos estudantes que são indispensáveis na atuação profissional.

A grade curricular é multidisciplinar e engloba matérias práticas e teóricas com conteúdos de computação, matemática, empreendedorismo e inovação. Algumas das outras matérias que você verá no curso de Engenharia de software 4.0 é:

  • Fundamentos em engenharia de software 4.0;
  • Algoritmos e programação;
  • Sistemas Lineares;
  • Gerenciamento de projeto de software;
  • Banco de dados;
  • Redes de computadores.

Quais as áreas de atuação de um engenheiro de software ?

O profissional dessa área possui muitas possibilidades de atuação profissional. Ele pode trabalhar em empresas públicas ou privadas de todos os segmentos como, saúde, banco, empresas de agronegócios e outros. 

Ele também pode exercer suas atividades como analista, administrador de banco de dados, programador, desenvolvedor de games ou até mesmo seguir carreira acadêmica. Outra coisa que é bastante comum é ver o engenheiro de software atuando em projetos de inovação de startups e em grandes empresas de tecnologia.

Os engenheiros de software são profissionais que estão sendo valorizados cada vez mais no mercado de trabalho. Isso tudo graças ao avanço digital da sociedade. É uma área que demanda qualquer tipo de escopo de produção, como:

  • O negócio que precisa de um aplicativo para vender online;
  • A empresa que precisa de soluções próprias para aumentar a produtividade;
  • A indústria que investe em automação para produzir mais e melhor;
  • O público geral busca soluções práticas de lazer em suas vidas.

Agora que você já conhece tudo sobre o engenheiro de software, que tal iniciar o curso de engenharia de software e ter a formação completa, de qualidade e que te prepara para o mercado? O curso de engenharia de software da UNDB possui duração de 4,5, sendo dividido em 9 períodos. Todas as aulas acontecem no período noturno.

Você sairá da UNDB um profissional completo e pronto para fazer a diferença na sociedade e no mercado de trabalho.

Como ingressar na UNDB ?

Na UNDB as formas de ingresso no bacharelado em engenharia de software 4.0 são: vestibular, ENEM, transferência externa e segunda graduação, além de disponibilizarmos bolsas pelo PROUNI. 

É possível também usar o financiamento pelo FIES, PRAVALER e FUNDACRED, eles irão te auxiliar a realizar o sonho do ensino superior. 

Tópicos: Engenharia de Software

Postado por Undb em 21-12-2023 14:15