Postado por Dennis Mantovani em 23-11-2017 12:04

Entenda como escolher o melhor curso de Direito

direito undb

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o país tem mais cursos de Direito do que todo o resto do mundo junto! Isso pode parecer fonte de oportunidades, mas não é bem assim. Muitos desses cursos têm uma qualidade bem questionável.

Então, como saber se estou escolhendo um bom curso? Basta estar atento às características e informações relevantes sobre a instituição. Separamos algumas dicas que irão te ajudar a selecionar o melhor ponto de partida para sua carreira no Direito. Confira!

direito undb

Investigue o desempenho do curso

O primeiro passo para acertar na escolha do curso é investigar a situação da instituição de ensino junto aos órgãos competentes. Eles avaliam diversos fatores que implicam diretamente na formação do aluno e devem ser levados em conta na hora de tomar uma decisão como essa.

Antes de tudo, analise a instituição de ensino e o curso em si segundo os critérios do Ministério da Educação. No site do MEC você pode consultar se o curso que você procura é reconhecido pelo órgão e a qualidade de ensino em uma nota conceitual de um a cinco.

As principais características analisadas nessa avaliação são referentes aos professores, à infraestrutura e ao projeto pedagógico. Além disso, considera também a nota dos alunos no ENADE de anos anteriores.

Este é um dado muito importante, pois avalia o desempenho em relação aos conhecimentos e habilidades essenciais em cada área. Uma nota baixa nessa prova significa que o curso não é capaz de formar um profissional competente. Portanto, fique de olho nessa informação!

passar no vestibular

O que a OAB pensa sobre o curso?

Para atuar no campo jurídico, o profissional do Direito terá de passar pelo Exame da Ordem, uma prova difícil e que exige um preparo intenso. Sem essa credencial, você não poderá atuar como advogado. Nesse ponto, um bom suporte durante a graduação é fundamental.

Por isso, é importante verificar o desempenho da instituição de ensino também junto à OABEm alguns casos, nem 5% dos formandos são aprovados no Exame da Ordem. São muitos profissionais formados, mas sem possibilidade de atuação.

Fique de olho em cursos aprovados pela OAB. De tempos em tempos o órgão entrega um selo de qualidade às instituições que apresentam bons resultados no exame. Essas são opções mais confiáveis para se apostar na carreira em Direito.

Critérios de desempate

Você já fez todas as pesquisas pertinentes sobre o curso nos órgãos de interesse, mas ainda está em dúvida. E agora? Chegou o momento de pensar no que você deseja para sua carreira.

Faça pesquisas dentro das instituições que te interessam e compare os cursos entre si. Qual tem a grade horária que mais se encaixa com o seus interesses profissionais? Há programas voltados à empregabilidade? E as possibilidades de estágio? Tem parcerias de intercâmbio?

Essas são algumas questões que você deve responder verificando o que é melhor para você e para sua futura carreira. Tendo suas prioridades definidas e segurança na instituição de ensino escolher um curso de qualidade fica muito mais fácil.

Depois de já ter optado por uma carreira, chega a hora de decidir onde dar início a essa jornada. Escolher o melhor curso exige bastante pesquisa, porém esse cuidado traz mais segurança de optar por um curso de qualidade.

Escolheu Direito? Então baixe nosso e-book para saber ainda mais!

Faça o download gratuito do e-book!