Postado por Undb em 18-03-2024 8:00

Estudar a noite: vantagens, benefícios e mais!

 
 
 
 
 
 
 
estudar a noite

Iniciar um curso superior marca um novo tempo na vida de qualquer pessoa, afinal, é a partir disso que se inicia a construção de uma carreira. Para aproveitar esse momento, é preciso analisar alguns fatores que acabam determinando alguns pontos positivos e negativos nessa caminhada. 

Por exemplo, a escolha do turno é algo que vale a pena considerar para conquistar objetivos profissionais e ter produtividade nos estudos. Por esse motivo, ela precisa ser tomada após analisar as perdas e ganhos em ambos os períodos.

Porém, estudar a noite é uma opção que vai lhe render uma série de vantagens e benefícios. Neste post, explicaremos com mais detalhes quais são essas vantagens de estudo noturno para você. Fique atento à leitura!

Qual a vantagem de estudar a noite?

É preciso ter um certo cuidado na hora de decidir o horário de cursar a graduação, pois são anos de estudos. Se feita de maneira errada, a escolha pode comprometer seus planos atuais e futuros porque trocar de turno no meio do curso também pode interferir na aprendizagem. Para ajudá-los, separamos algumas vantagens de estudar no período da noite. Confira!

Aumenta a concentração

Para a maioria das pessoas, a concentração é bem favorecida durante á noite, quando se permite ao cérebro se desligar do ‘’estado de alerta’’, como geralmente acontece durante o dia, quando a rotina exige a atenção a muitos focos ao mesmo tempo, o que acaba comprometendo a concentração em um único foco.

Proporciona mais tranquilidade 

Estudar a noite costuma ser mais tranquilo e a pessoa tende a lidar com menos poluição sonora já que pelo dia, a rotina costuma ser mais agitada e para quem pretende estudar em casa ou em cursos presenciais. É uma questão de opção.

A noite acaba proporcionando uma certa tranquilidade por não haver interrupções já que o maior número de pessoas não está na ativa. Ainda se permite a sensação de bom aproveitamento do seu tempo útil, o que favorece o rendimento. 

Estimula a criatividade

Muitos compromissos durante o dia requerem soluções imediatas, por isso, uma rotina de estudos à noite pode te dar a possibilidade de estabelecer um planejamento para seguir. 

E é tendo esse tempo para estabelecer um planejamento que você libera a criatividade permitindo estimular seu desempenho e rendimento acadêmico, processando melhor os conteúdos para organizar seu aprendizado. Sem interrupções, atividades práticas como pesquisas, redação, cálculos acabam sendo favorecidos de modo a melhorar a qualificação profissional.

Poder conciliar estudo e trabalho 

É comum muitas pessoas iniciarem a graduação estando ativo no mercado de trabalho, já que concentrar os estudos no período noturno permite com que a pessoa possa conciliar essa rotina.  Além disso, ter disponibilidade durante o dia também pode fazer toda a diferença para conseguir novas oportunidades de emprego ou estágio. 

Até porque na maioria das entrevistas de empregos, as empresas costumam realizar no período da manhã, em horário comercial. Vale ressaltar que o estágio é uma etapa essencial para colocar em prática o conhecimento obtido e ganhar experiência. 

Desenvolver um networking de qualidade

Ao contrário de estudar no turno da manhã, que costuma atrair muitos alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e nem entraram ainda no mercado de trabalho, o turno noturno reúne uma comunidade seleta de pessoas mais experientes. 

Com isso, trabalhar seu poder de comunicação, que é uma das características fundamentais dos profissionais do futuro, a fim de estabelecer uma boa rede de contatos pode ajudar bastante na sua carreira. 

 

estudar a noite

 

Por que escolher um turno é tão importante?

Agora que você descobriu algumas vantagens e benefícios de fazer uma faculdade à noite, com certeza vai pensar bem antes de escolher o turno do seu curso no momento da matrícula.

O turno que você escolher poderá determinar o seu desempenho em toda sua trajetória acadêmica. Escolher o turno certo permitirá que você esteja sempre descansado e não precise faltar a aulas com frequência.

Quer uma dica valiosa? Escolha a UNDB para iniciar seu ensino superior a noite. A UNDB é o centro universitário que oferece alguns cursos de graduação no período noturno, oferecendo ambientes construídos com equipamentos de última geração com o objetivo de focar na boa relação entre professores e alunos. 

Conheça os cursos noturnos da UNDB.

Para você que deseja iniciar uma graduação no período noturno, pode ser uma escolha interessante, porque você terá todo o dia para lidar com outros compromissos ou até com o trabalho. A UNDB é a escolha perfeita para você.

A infraestrutura da UNDB é composta por salas de aula modernas com laboratórios e biblioteca com grande acervo e aberta para pesquisa e estudos dos alunos. Temos a maioria dos nossos cursos de graduação e tecnólogos oferecidos no período noturno para você escolher qual se identifica mais e iniciar a primeira etapa da construção do seu sonho. 

Cursos noturnos:

- Administração

- Ciências Contábeis

- Direito

- Enfermagem

- Engenharia Civil

- Engenharia de Software

- Farmácia

- Fisioterapia

- Nutrição

- Psicologia

- Sistemas de Informação

Como ingressar na graduação na UNDB?

As formas de ingresso mais comuns são: vestibular, ENEM e o PROUNI.Vamos explicar um pouco sobre elas abaixo:

  • VESTIBULAR TRADICIONAL: Nessa modalidade você faz uma prova que irá avaliar o seu conhecimento das disciplinas do ensino médio e de conhecimentos gerais como atualidade. Caso você atinja a nota mínima necessária será chamado para fazer sua inscrição, as informações detalhadas serão sempre disponibilizadas pelo edital do vestibular que sempre será colocado no site com antecedência, basta acompanhar.Vale ressaltar que o vestibular tradicional da UNDB pode ser realizado no momento em que você estiver preparado(a) para fazer.
  • TRANSFERÊNCIA EXTERNA: Para quem já está cursando uma graduação em outra instituição e quer fazer parte da UNDB uma faculdade referência na região e excelência de ensino, é muito fácil, basta levar toda a documentação na Central do Candidato.
  • ENEM: Estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir de 2017 podem utilizar sua nota para ingressar na UNDB. Você só precisa ter a nota mínima necessária para o curso escolhido.
  • PROUNI: Estudantes que se inscreveram no programa de bolsas do governo PROUNI e foram classificados como aptos podem conseguir vaga nos cursos de graduação da UNDB.

Para quem deseja financiar os estudos, a UNDB oferece 3 modalidades são elas:

  1.  FIES;
  2.  PRAVALER;
  3.  FUNDACRED;

Essas 3 modalidades de financiamento podem te ajudar a concretizar o sonho do ensino superior.

Tópicos: direito, Administração, Farmácia, Estudar em São Luís, perfil do engenheiro civil, Nutrição, curso de engenharia de software, enfermagem

Postado por Undb em 18-03-2024 8:00