Postado por Dennis Mantovani em 20-09-2018 9:00

Inovações tecnológicas em Engenharia Civil: fique por dentro!

 
 
 
 
 
 
 
inovacoes na engenhria

Se você deseja cursar ou mesmo já faz uma faculdade de Engenharia Civil, não pode deixar de conhecer as novidades da área. Diversas tecnologias têm sido criadas com o objetivo de desenvolver uma melhor relação com o meio ambiente e reduzir custos e chance de erros.

Curso de Engenharia Civil

Tudo isso tem impacto no dia a dia dos profissionais da área. Por isso, no post a seguir, apresentamos algumas das inovações tecnológicas em Engenharia Civil que você precisa conhecer. Não perca!

Impressão 3D

Uma das novas tecnologias usadas na construção civil é a impressão 3D. Por meio dela, é possível reduzir custos, desperdiçar menos materiais, aumentar a segurança das pessoas que trabalham em uma obra e diminuir o tempo de construção.

Na China, por exemplo, existe uma empresa que usou essa tecnologia para construir 10 casas em menos de 24 horas gastando metade do investimento necessário para erguer uma casa tradicional de alvenaria. Também já existem no Brasil empresas que trabalham com esse tipo de tecnologia na construção civil.

Automatização do canteiro de obras

A automação de processos tem sido implementada em diferentes setores e também já chegou aos canteiros de obra. Esse tipo de tecnologia consiste no uso de máquinas automatizadas, softwares de gestão e Internet das Coisas (IoT) para que todas as etapas da obra sejam controladas com mais eficiência e em menos tempo.

Assim, por meio da tecnologia, o engenheiro civil pode, por exemplo, acompanhar a obra à distância, sem precisar estar presente no local. Os softwares também facilitam a tomada de decisões corretas por meio do uso de dados e projeções.

BIM

A tecnologia BIM, do inglês Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção em tradução livre, possibilita que projetistas, engenheiros, arquitetos e clientes possam prever melhor o resultado final da obra.

Por meio de modelos 3D, o projeto em BIM agrega informações de diferentes etapas e frentes da obra como instalações hidráulicas, elétricas e mecânicas. Assim, os diversos profissionais da construção civil podem trabalhar em conjunto com informações mais confiáveis e em tempo real.

inovacoes na engenhria

Novos materiais

A criação de novos materiais está entre as maiores inovações tecnológicas em Engenharia Civil. Sua demanda tem como base a sustentabilidade e a necessidade de materiais mais resistentes e leves, como aquele criado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

Concretos translúcidos que possuem fibra ótica e reduzem a necessidade de luzes artificiais e o consumo de energia, borracha líquida utilizada em projetos de impermeabilização e contrapiso autonivelante são outras inovações nessa área.

Sensores inteligentes

Outro exemplo do uso de tecnologia na Engenharia Civil é a presença dos sensores inteligentes no canteiro de obras. Eles são parte importante do processo de automação que citamos acima e garantem segurança e precisão nos processos.

Em relação à proteção dos trabalhadores, é possível utilizar sensores para monitorar temperatura corporal ou indicar impacto nos capacetes. No quesito eficiência, essa tecnologia pode auxiliar na medição do nível de concreto em determinada área, por exemplo.

Nesse post, você conferiu algumas das maiores inovações tecnológicas em Engenharia Civil dos últimos tempos. Apesar de terem surgido recentemente, essas tecnologias já começaram a mudar o cenário desse campo profissional e prometem trazer ainda mais mudanças para a área nos próximos anos.

Agora que você conhece as inovações da área, saiba mais sobre o mercado de trabalho para Engenharia Civil!

Nova call to action

Leia também: Um pouco de tudo sobre Engenharia Civil. Tire suas dúvidas!

Tópicos: Engenharia Civil

Postado por Dennis Mantovani em 20-09-2018 9:00