Postado por Dennis Mantovani em 22-11-2019 9:00

Quais são as atividades de um profissional formado em Comércio Exterior?

 
 
 
 
 
 
 
curso de comércio exterior

Com a evolução dos meios de transporte e das novas tecnologias, o setor de Comércio Exterior vem se intensificando. Em suma, a principal atividade dessa área consiste no conjunto de compra e venda de bens e serviços entre empresas e governos de países distintos, bem como todos os processos ligados a essas transações.

Fazer uma faculdade de Comércio Exterior pode proporcionar uma carreira promissora. Contudo, para se tornar um profissional de excelência, é crucial ter um diploma de nível superior em uma universidade conceituada e investir em especializações constantemente. Sendo assim, continue acompanhando este post e veja como se profissionalizar nesse setor. Confira a seguir!

curso de comércio exterior

Saiba o que faz um profissional do comércio exterior

Conforme dissemos inicialmente, um profissional desse ramo poderá trabalhar com todos os aspectos que envolvem os processos de compra e venda de serviços e bens entre diferentes países. Para isso, é necessário se manter atualizado sobre os acontecimentos econômicos e políticos nacionais e mundiais, conhecer amplamente as leis de importação, exportação e taxas alfandegárias.

Na maioria das vezes, quem faz uma especialização em Comércio Exterior precisará avaliar as tendências de mercado, bem como analisar as necessidades dos fornecedores e dos clientes. Isso lhe permitirá identificar as melhores oportunidades de compra e venda, criar táticas para viabilizar uma negociação, definir planos de logística e marketing, entre outras funções.

Conheça o que se estuda na faculdade de comércio exterior

O curso é, geralmente, oferecido em dois graus de formação: o bacharelado, com 4 anos de duração, e o tecnólogo, com 2 anos de duração. O conteúdo ensinado é bastante semelhante nas duas modalidades. Entretanto, como o bacharelado possui maior carga horária, pode focar mais em disciplinas teóricas e mais abrangentes, ao contrário do tecnólogo, que concentra sua formação em uma abordagem mais prática.

Algumas das matérias ofertadas nos dois tipos de curso são a Antropologia e Cultura Brasileira, Comunicação Empresarial, Economia, Empreendedorismo, Estratégias Mercadológicas, Logística, Gestão Financeira, Marketing Internacional, Modelos de Administração, Fundamentos do Comércio Exterior, Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Práticas Cambiais etc.

Confira as perspectivas de mercado e possibilidades de carreira

O campo de trabalho para o Comércio Exterior é bastante favorável. Existem diversas empresas brasileiras em processo de internacionalização, além de corporações estrangeiras que desejam fazer negócios aqui. Também podemos citar as relações comerciais mantidas com outros países que envolvem desde produtos agrícolas até a indústria aeronáutica.

Portanto, as áreas de trabalho desse setor incluem a Intermediação, Logística, Marketing Internacional, Gestão e Financeiro. A partir disso, as instituições que oferecem vagas para esse profissional estão distribuídas entre importadoras, empresas de logística, empresas que trabalham com importação e exportação, operadoras de câmbio e seguros, bancos públicos e privados e agências governamentais de fomento ao desenvolvimento econômico.

Como você pode perceber, as possibilidades de carreira para quem faz uma faculdade de Comércio Exterior são bem amplas. Contudo, para conseguir se estabelecer bem no mercado, é indispensável obter um diploma de uma instituição de ensino bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação) e se manter atualizado sobre os acontecimentos do ramo. 

Gostou deste conteúdo? Então, acesse agora o site da UNDB e dê o primeiro passo rumo à sua carreira de sucesso!

Conheça o curso de Comércio Exterior

Tópicos: Faculdade de Comércio Exterior

Postado por Dennis Mantovani em 22-11-2019 9:00