Postado por Dennis Mantovani em 20-02-2020 16:13

5 dúvidas mais comuns para quem quer ser um Fisioterapeuta

 
 
 
 
 
 
 
Fisioterapeuta praticando o ofício

Fisioterapeuta praticando o ofício

O fisioterapeuta é um profissional médico que avalia as lesões do paciente, aplica e gerencia o tratamento físico com base em seu diagnóstico funcional ou fisioterapêutico. Ou seja, exercícios, correntes elétricas, lasers terapêuticos, piscinas terapêuticas que trabalham os músculos, pele e articulações específicas para corrigir movimentos ou disfunções em áreas específicas.

Para se tornar um especialista na área e poder atuar no segmento, você precisa concluir a graduação em Fisioterapia. A partir daí, será parte da sua profissão examinar, diagnosticar, prevenir e tratar todos os distúrbios relacionados à funcionalidade humana. 

Se interessou pela profissão? Continue acompanhando este conteúdo e tire suas dúvidas sobre a área. Confira!

1. Para quê serve a Fisioterapia?

Segundo o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), o fisioterapeuta é o profissional responsável por executar ações fisioterapêuticas, buscando a funcionalidade biopsicossocial do ser humano.

Por ter como objetivo estudar a função do movimento humano e, como objeto profissional, a restauração de funções, sistemas e órgãos lesionados, o fisioterapeuta recebe treinamento humanista, generalista, crítico e reflexivo. Isso lhe permite atuar em diferentes níveis no campo da saúde, dependendo de seus estudos, pesquisas e rigor científico.

O currículo de graduação em Fisioterapia busca estudar o ser humano como um todo. Portanto, estudará disciplinas de saúde como Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia, Biomecânica, Neurociências e, também, Ciências Humanas.

O fisioterapeuta é um profissional com uma visão ampla e global, que não precisa só dominar técnicas para melhorar o mau funcionamento físico. Ele não deve tratar seu paciente como um caso isolado ou concentrar-se apenas em um distúrbio específico, mas desenvolver completamente seu potencial físico diante de uma limitação.

2. Quais são as habilidades desse profissional?

Ao lidar com pessoas que precisam de ajuda e tratamento diariamente, existem algumas qualidades desejáveis ​​que permitem ao profissional trabalhar no mercado de trabalho de fisioterapia. São eles: 

  • sensibilidade tátil;
  • equilíbrio emocional;
  • capacidade de observação e de decisão;
  • boa disposição física;
  • boa coordenação motora;
  • vontade de ajudar o próximo;
  • boa comunicação;
  • autocontrole e responsabilidade. 

Essas características são combinadas com o conhecimento e a experiência prática adquirida durante a graduação, estágio e empregos efetivos.

Além disso, também existem algumas habilidades adquiridas ao longo do tempo, consideradas essenciais para um fisioterapeuta de sucesso. Essas habilidades incluem: saber coletar e interpretar dados para fazer um diagnóstico e fornecer tratamentos adequados, saber avaliar exames de imagem e ser capaz de monitorar e gerenciar tratamentos etc.

3. Quais as principais funções do fisioterapeuta?

O campo da fisioterapia é muito diversificado e seu profissional pode realizar diferentes tarefas e trabalhar em diferentes áreas. Abaixo estão algumas das principais atividades cotidianas que ilustram o que significa ser um fisioterapeuta:

  • usar técnicas fisioterapêuticas para melhorar a circulação ou movimento em pacientes com trauma muscular, fraturas ou luxações;
  • fazer o tratamento de deformidades da coluna vertebral ou problemas posturais com exercícios de fortalecimento e alongamento;
  • apoiar a recuperação de pacientes após operações, traumas, paralisia ou acidentes;
  • prescrever exercícios para pacientes com dificuldades respiratórias, como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar ou pacientes em recuperação de cirurgia;
  • prevenir a má postura e problemas de circulação em mulheres gestantes;
  • maximizar o desempenho de atletas e propor tratamentos para a reabilitação daqueles com lesões;
  • promover a acessibilidade e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, trabalhando para reduzir os impactos das limitações físicas;
  • passar exercícios para melhorar a coordenação motora de pessoas com problemas neurológicos e idosos;
  • trabalhar para promover a saúde no meio corporativo, fiscalizando a postura e passando exercícios para melhorar o bem-estar dos funcionários em geral.

4. Onde é possível atuar nessa profissão?

Com várias atividades que se aplicam ao trabalho diário de um fisioterapeuta, o mercado de trabalho oferece diferentes oportunidades e locais para a prática da profissão. 

O fisioterapeuta tem a vantagem de poder escolher se quer ser autônomo e trabalhar em seu consultório particular, no consultório particular de terceiros ou mesmo em instalações como clínicas, asilos, centros de reabilitação, hospitais, escolas, empresas, entre outros centros de saúde.

Todos esses empregos são basicamente divididos em duas áreas principais de atividade: área de saúde preventiva e setor público. Na área da saúde preventiva, um fisioterapeuta pode abordar programas de controle de postura inadequados que visam prevenir e tratar problemas musculares, melhorando o conforto e o desempenho de todos.

Já no setor público, há vagas apenas através de processos de seleção. Para aqueles que se dedicam a estudar para os exames e aguardar a abertura de empregos, o trabalho geralmente garante satisfação ao lidar com um grupo muito diversificado de pacientes, de crianças e mulheres grávidas a idosos e deficientes. Isso oferece a oportunidade de usar as diversas atividades e habilidades adquiridas durante o treinamento.

5. Qual a média salarial de um fisioterapeuta?

De acordo com a tabela oficial do COFFITO, o valor básico de um fisioterapeuta que cuida da assistência domiciliar é de, pelo menos, 150 reais por sessão. Dependendo do tipo de atendimento, das intervenções e tratamentos, o especialista pode ganhar cerca de 1.500 reais com apenas um paciente.

Como você pode notar, existem muitas possibilidades de atuação para o fisioterapeuta. Contudo, para seguir nessa carreira, é indispensável fazer o curso de Fisioterapia. Na hora de escolher sua faculdade, pesquise as instituições que foram bem avaliadas pelo MEC (Ministério da Educação). Dessa forma, você garantirá um diploma reconhecido no mercado e sairá da universidade com melhores oportunidades.

Gostou das nossas dicas? Saiba como escolher a melhor faculdade de Fisioterapia em São Luís!

Saiba como escolher sua faculdade de Fisioterapia!

Tópicos: Graduação em Fisioterapia

Postado por Dennis Mantovani em 20-02-2020 16:13