Postado por Dennis Mantovani em 31-03-2020 17:51

Saiba as 4 principais carreiras da área de Administração

 
 
 
 
 
 
 
Profissionais da área de Administração

A faculdade de Administração é uma das mais versáteis dentre os cursos superiores. Ela prepara o estudante para lidar com qualquer rotina gerencial, seja envolvendo pessoas, processos ou determinados recursos (financeiros, por exemplo).

Assim, o mercado de trabalho da Administração é rico em oportunidades para quem obtém o título de bacharel. Entretanto, algumas das principais áreas de atuação já estão saturadas e outras são as grandes apostas para o futuro.

Para que você entre na faculdade já sabendo quais são seus objetivos, separamos algumas das principais especializações no curso de Administração no mercado de trabalho que podem gerar uma carreira de sucesso. Confira!

Curso de Administração

1. Gerente de Inteligência de Mercado

O Brasil está, pouco a pouco, retomando seu crescimento econômico. Entretanto, o Produto Interno Bruto (PIB) ainda não acompanha a média mundial de expansão em 3% do valor atual. Isso significa que as empresas estão enfrentando um cenário com consumo reduzido.

Para enfrentar essa situação, elas precisam encontrar novos nichos de mercado, entender o comportamento do consumidor, avaliar mudanças de hábitos e mensurar possíveis impactos financeiros da alteração nas operações.

O Gerente de Inteligência de Mercado é a pessoa certa para essa função. Ele gerencia as atividades dessa área da Administração e faz a análise de dados da concorrência (benchmark), avalia o padrão comportamental dos consumidores, identifica tendências e define políticas e processos, sempre se embasando na coleta de informações para munir as áreas de comunicação, comercial e marketing sobre as possíveis oportunidades que podem aparecer.

Para assumir essa função é necessário, além da formação em Administração, uma boa capacidade de análise, bem como um raciocínio lógico acima da média. É preciso lembrar que a função desse profissional é avaliar diversas informações diferentes e extrair delas dados úteis que permitam a identificação de tendências e a inovação na produção.

2. Controlador

Com a insegurança fiscal, administrativa, jurídica e econômica que o Brasil tem passado nos últimos anos, as empresas precisam cada vez contar com informações mais precisas. Com isso, tanto a matriz quanto os acionistas tendem a ficar mais próximos das operações no país.

O Controlador é o profissional que acompanha as operações da empresa sob uma perspectiva financeira. Ele é o responsável por criar indicadores e relatórios, bem como acompanhá-los e apresentá-los para a matriz e para os acionistas.

Para trabalhar nessa função é preciso, além da graduação, ter uma pós em Administração financeira, contabilidade ou controladoria e desenvolver habilidades técnicas de base contábil.

Também é essencial ao cargo ter um alto senso de responsabilidade e muita atenção. O profissional da controladoria é quem traz segurança para as operações da empresa. Qualquer erro que ele cometa pode acarretar prejuízos enormes, processos judiciais e até mesmo na falência da companhia.

Por outro lado, o trabalho bem feito do controlador aumenta valor da empresa e garante segurança para atrair novos investimentos, parcerias, aquisições e fusões.

3. Head do departamento jurídico

O departamento jurídico se tornou uma das principais forças das grandes empresas. O fluxo de demissões, contratações, ajustes tributários, conciliações com colaboradores e clientes, processos e novas demandas para a área aumentam a cada dia.

Para encarar essa rotatividade e intenso trabalho, a empresa precisa contar com um grupo robusto de advogados competentes. Entretanto, o papel deles é restrito à atividade jurídica. Logo, é preciso outro profissional que cuide das outras atividades do setor.

Esse é o papel do Head do departamento jurídico. Essa pessoa é quem cuida e se responsabiliza por qualquer demanda jurídica que a empresa tenha. Ela é quem gerencia o setor, distribui as tarefas, faz o orçamento da área e dá suporte ao pessoal.

Somado a isso, o head também precisa procurar brechas e alternativas na legislação e nas operações para reduzir o custo da atividade jurídica da companhia.

É importante que o profissional que assume essa função tenha domínio pleno do inglês, saiba gerir escritórios e tenha uma elevada habilidade interpessoal. Como o Head é o contato que o departamento jurídico tem com o resto da empresa, ele precisa manter um relacionamento com os outros setores, garantindo a participação deles.

4. Gerente de Marketing Digital

Dentre as áreas que mais cresceram nos últimos anos, o Marketing Digital certamente merece destaque. Hoje uma empresa não pode mais se dar ao luxo de não ter páginas na internet e ficar bem posicionada nos mecanismos de busca (como no Google, Bing etc).

Dessa forma, as companhias precisam de pessoas capacitadas e com conhecimentos específicos para atuarem em áreas dentro do Marketing Digital, como vendas, atendimento ao cliente, redação de conteúdos, propagandas, entre outras funções. Além disso, é necessário alguém que conheça todas essas áreas e que cuide do gerenciamento do setor de Marketing.

Esse é o papel do Gerente de Marketing Digital. Ele é um profissional que cuida da estratégia digital da empresa. Ele faz pesquisas, análises de mercado e levantamento de tendências. Com isso, essa pessoa aponta para as novas oportunidades (serviços, produtos e soluções) nas plataformas digitais.

Ele liga os diversos setores e faz com que o trabalho digital siga a identidade da empresa. Quem executa essa tarefa precisa buscar uma especialização em Marketing Digital e ter bons conhecimentos tanto de experiência de usuário (UX) quanto de compra de mídia online (Ads).

Como você pode ver, todas as áreas da Administração que citamos ao longo do texto são bem diferentes da carreira “clássica” seguida pelos administradores, como auxiliares administrativos e gestores de pessoas, não é mesmo? É por isso que podemos dizer que a Administração é uma área tão rica de oportunidades.

Gostou dessas alternativas de carreira? Então, veja o se você tem o perfil adequado para essa formação!

Veja se você tem o perfil para estudar Administração

Tópicos: Curso de Administração, Administração

Postado por Dennis Mantovani em 31-03-2020 17:51