Postado por Dennis Mantovani em 18-12-2019 17:26

Saiba tudo sobre o mercado e o curso de Comércio Exterior

 
 
 
 
 
 
 

Quem deseja fazer um curso de Comércio Exterior em São Luís precisa, antes de tudo, compreender a profissão. A área é responsável por gerir operações de compra e venda de inúmeros produtos, insumos e matéria-prima entre países diferentes. Quando uma empresa brasileira vende ou compra algo de uma organização estrangeira, por exemplo, chamamos de exportação e importação, respectivamente.

Existem uma série de regras e leis que devem ser respeitadas em todas transações comerciais internacionais, e o profissional de comércio exterior precisa conhecer todas elas. Quer entender mais sobre essa carreira e o mercado de trabalho? Continue acompanhando este post e confira a seguir!

Possíveis setores de atuação

Os formados no curso de Comércio Exterior realizam diversas atividades ligadas ao setor da economia, porte da empresa em que trabalham, cargo ocupado e responsabilidades. Em geral, seu  cotidiano envolve a administração de operações de importação e exportação, transações cambiais, despacho de legislação aduaneira, prospecção e pesquisa de mercado, definição de planos de ação, negociação, entre outras tarefas.

Normalmente, tais atribuições estão relacionadas com cargos ocupados em indústrias, comércio, instituições financeiras, empresas de logística e outras. Além disso, esse profissional também pode construir sua carreira no setor público, como em secretarias municipais e estaduais, ministérios e órgãos federais.

Requisitos do mercado

Ao contrário do curso de Relações Internacionais — focada em aspectos culturais, sociais e políticos — a formação de Comércio Exterior em São Luís lida com números, cotações, contratos de compra e venda e negociações. Portanto, é uma profissão que requer profundos conhecimentos em Direito, Economia e Matemática. 

Ao entrar no mercado de trabalho é importante fazer um estágio ou atuar como trainee. Assim, o profissional entrará em contato com a profissão de forma prática e poderá ver com clareza no que desejará se especializar no futuro. Inicialmente, o recém-formado começa a carreira como um analista e pode chegar a diretor depois de alguns anos de experiência.

Outro grande requisito é o conhecimento obrigatório de outros idiomas para trabalhar na área. Isso porque, o profissional se relacionará com representantes e diretores empresariais de diferente países, então, deve ser capaz de se comunicar com eles para concluir a transação. Os idiomas básicos mais solicitados são o inglês e o espanhol. 

Habilidades desejadas

Além dos requisitos de formação, é desejável que o graduado em Comércio Exterior conheça bem as regras de direito internacional para ajustar as transações e deixá-las de acordo com as normas. Também é preferível que ele conheça as culturas de diferentes países, a fim de facilitar as negociações internacionais e criar um ambiente amigável. Com essas habilidades, será muito mais fácil executar um trabalho com eficiência, garantindo que países distintos se comuniquem e façam negócios atrativos.

Caso tenha decidido cursar Comércio Exterior em São Luís, saiba que existem duas modalidades da graduação: o bacharelado e o tecnólogo. O bacharelado dura cerca de 4 anos e oferece uma formação mais abrangente e com disciplinas teóricas. Já o tecnólogo tem duração de 2 anos e foca no ensino específico, com matérias práticas e que preparam mais rapidamente para a profissão.

Gostou deste artigo? Então, confira quais são as principais atividades de um formado em Comércio Exterior e continue aumentando seus conhecimentos sobre o tema!

O que faz um profissional de Comércio Exterior?

Tópicos: Curso de Comércio Exterior

Postado por Dennis Mantovani em 18-12-2019 17:26