Postado por Dennis Mantovani em 09-08-2018 9:00

Um pouco de tudo sobre Engenharia Civil. Tire suas dúvidas!

 
 
 
 
 
 
 
engenharia civil undb (2)

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o país está sofrendo com a falta de engenheiros - principalmente os civis.

Que tal aproveitar esse momento para conhecer melhor a área e descobrir se é a sua cara? Aprenda um pouco de tudo sobre Engenharia Civil no artigo de hoje!

Curso de Engenharia Civil

O que é Engenharia Civil?

Engenharia Civil é a área responsável pelo projeto, coordenação e execução de quase tudo ao nosso redor. De shoppings a edifícios residenciais, de parques de diversão a pontes conectando cidades, o profissional da área ajuda na construção e manutenção dessas estruturas.

Quem deseja aprender tudo sobre Engenharia Civil para trabalhar na área deve investir num curso de ensino superior. Além de ser um requisito para exercer a profissão, a graduação lhe ensina a teoria e a prática por trás do que é Engenharia Civil.

Matérias estudadas na faculdade de Engenharia Civil

Os primeiros semestres da graduação servem para apresentar-lhe tudo sobre Engenharia Civil. É o momento de estudar assuntos como Cálculo, Geometria Analítica e Desenho Técnico Auxiliado por Computador.

Para conquistar o diploma na faculdade de Engenharia Civil, você também precisa participar de estágios supervisionados e apresentar um trabalho de conclusão de curso.

Por um lado, você aprimora suas habilidades técnicas num ambiente profissional e começa a estabelecer sua rede de contatos. Por outro, você é estimulado a repensar o que é Engenharia Civil e levar seu conhecimento teórico para o próximo nível.

Junto com as disciplinas optativas que compõem a grade curricular, essas experiências permitem que você explore suas áreas de interesse e chegue mais preparado no mercado de trabalho.

engenharia civil undb (2)

Engenharia Civil: um mercado de trabalho em recuperação

Mais do que atrair turistas e alimentar a paixão nacional por esportes, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 movimentaram profundamente o setor de construção brasileiro.

Muita coisa foi criada ou reformada para sediar esses grandes eventos internacionais e quem fez faculdade de Engenharia Civil se deu muito bem na época.

Por conta da crise econômica, o cenário se tornou desafiador para os profissionais da área, mas o setor já apresenta sinais de recuperação e o horizonte traz oportunidades promissoras para os engenheiros civis.

Segundo o portal Valor Econômico, mais de 160 mil profissionais foram contratados no trimestre anterior, um aumento de 2,5% em relação ao período entre maio e julho do ano passado.

Engenharia Civil: salário bom e oportunidades de crescimento profissional

O piso salarial do engenheiro civil previsto em lei (4.950-A/66) é de 6 salários mínimos para uma jornada de trabalho de 6 horas diárias.

Cabe ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) fiscalizar se tal determinação é cumprida ou não pelos empregadores.

Para se destacar entre os demais candidatos e garantir a sua vaga naquela tão sonhada empresa não basta saber tudo sobre Engenharia Civil.

Você precisa ficar de olho no perfil buscado pelos empregadores e aprimorar suas habilidades de acordo com a sua atuação.

De acordo com especialistas, o futuro da Engenharia Civil é descobrir soluções inovadoras e processos mais eficazes para os setores de energia, telecomunicações e tecnologia.

Quer continuar aprendendo tudo sobre Engenharia Civil? Descubra o que é preciso para ser um bom engenheiro civil no blog da UNDB!

Nova call to action

Leia também: Por que estudar Engenharia Civil em São Luís?

Tópicos: Engenharia Civil

Postado por Dennis Mantovani em 09-08-2018 9:00