Postado por Dennis Mantovani em 24-01-2018 9:00

Você tem o perfil do estudante de Farmácia?

 
 
 
 
 
 
 
farmacia-3

Você está buscando por uma faculdade de farmácia em São Luís? Antes de se matricular nessa graduação, você deve ter em mente que as responsabilidades deste profissional vão muito além do gerenciamento de uma drogaria.

Isso significa que o farmacêutico é um profissional que analisa a composição de alimentos, medicamentos e produtos de higiene, auxiliando na pesquisa e testes dos efeitos dos componentes sobre o organismo humano.

Mas será que você tem o perfil necessário para seguir essa carreira? No post de hoje, você vai saber quais as características são necessárias para construir uma bem-sucedida carreira nessa área.

farmacia-3

É preciso gostar de Ciências Biológicas

Para se tornar um farmacêutico renomado, é preciso estudar bastante e atualizar seus conhecimentos constantemente. Das matérias do Ensino Médio, você estudará Física, Biologia e Química com mais profundidade.

Mas a grade curricular de Farmácia também contempla o estudo de temas específicos, como Toxicologia, Farmácia Hospitalar e Homeopática e a incorporação da tecnologia aos processos da indústria farmacêutica.

Para atingir tal objetivo, são ministradas aulas teóricas e práticas, para que o graduando vivencie, ainda na faculdade, situações que se tornarão comuns em seu cotidiano profissional.

Simultaneamente, o ideal é que o estudante aprimore as suas habilidades de comunicação oral e escrita, dedicando-se ao aprendizado de pelo menos uma língua estrangeira, haja vista que muitas publicações especializadas estão em inglês.

Prepare-se para o Enem

É preciso ter habilidade para trabalhar em equipe

Uma das principais atribuições de um farmacêutico é se engajar em iniciativas com o objetivo de promover, reabilitar e resguardar a saúde dos pacientes sob o seu acompanhamento.

Por isso, não raramente, ele faz parte de uma equipe multidisciplinar, composta por vários especialistas da área de saúde, isso sem contar os funcionários que ele coordena.

Em decorrência dessa situação, ele deve se destacar por sua habilidade de motivação e liderança, para conseguir com que os demais envolvidos também se comprometam com os objetivos. Nessa direção, o farmacêutico também é responsável por ministrar inúmeros treinamentos.

Por último, cita-se como primordial a capacidade de tomar decisões, levando-se em consideração diferentes aspectos como custo-benefício, bem-estar de subordinados e pacientes, aquisição de equipamentos, bem como as práticas e condutas mais adequadas a cada caso.

É preciso se colocar no lugar do paciente

Todos os alunos que se propõem a estudar Farmácia em São Luís irão exercitar, durante o curso, a sua capacidade de utilizar uma linguagem adequada ao tipo de público com quem dialoga. Afinal de contas, é crucial que suas orientações sejam plenamente compreendidas por pessoas com diferentes graus de escolaridade e experiências de vida.

Também é importante que o estudante tenha a sensibilidade de entender a situação de cada paciente, gerando empatia para encorajá-los a prosseguir com o tratamento prescrito.

Esse texto serviu para confirmar sua vocação para a Farmácia?  Faça o download do e-book do curso e fique ligado no que lhe espera tanto na faculdade quanto no mercado de trabalho!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR!

Leia também: Conheça o curso e a grade curricular de Farmácia

Tópicos: Farmácia

Postado por Dennis Mantovani em 24-01-2018 9:00