Postado por Dennis Mantovani em 05-02-2020 9:00

Conheça a importância da Biomedicina na saúde e suas áreas

 
 
 
 
 
 
 
Profissional de Biomedicina em laboratório

Profissional de Biomedicina em um laboratório

Listada como uma das profissões do futuro, a Biomedicina é uma área da saúde responsável por estudar agentes causadores de doenças, além de pesquisar medicamentos adequados para tratar tais enfermidades, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por isso que esse campo da ciência é tão importante para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Com isso em vista, aquele que decidir fazer o curso de Biomedicina, poderá atuar em hospitais, indústrias farmacêuticas, institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas, toxicológicas e ambientais. 

Além disso, o setor abrange muitas outras carreiras e particularidades, que você pode conferir a seguir. Então, continue acompanhando este conteúdo para saber mais!

Quais são as funções do biomédico?

Em suma, o biomédico é o profissional capaz de trabalhar em diversas áreas da saúde, principalmente em conjunto com outros profissionais, como farmacêuticos, médicos e enfermeiros. Especialista em doenças, o médico biomédico é capaz de reconhecer sintomas, efeitos e causas de várias doenças, auxiliando no desenvolvimento de tratamentos e diagnósticos cada vez mais precisos.

Embora não seja possível prescrever tratamentos e medicamentos diretamente aos pacientes, a biomedicina é a principal responsável pelo processo de cicatrização. Seu trabalho é estudar uma grande variedade de doenças que afetam pessoas, animais ou até plantas. 

Essa investigação é realizada por meio de estudos, pesquisas e experimentos de laboratório, sempre buscando soros e vacinas com base na análise de células, tecidos e resíduos coletados em exames para encontrar curas e tratamentos para doenças.

Qual é o perfil desejado para esse profissional?

Antes de tudo, o biomédico deve ser extremamente curioso. É essa curiosidade que o estimulará a pesquisar e encontrar novas maneiras de estudar doenças e suas ações nos seres vivos. Como esse profissional trabalha diretamente com os meios de pesquisa em laboratório, é importante que seja organizado e metódico, siga a metodologia científica e, portanto, não aceite verdades absolutas. O pensamento lógico é uma das principais vantagens de um bom profissional médico.

Além disso, é importante que a biomedicina possua um bom nível de inglês, uma vez que praticamente todas as melhores publicações em saúde são escritas nesse idioma. O conhecimento da língua inglesa é de fundamental importância para a biomedicina, não apenas para aconselhamento, mas também para escrever artigos internacionais.

Quais são as possibilidades de atuação no mercado?

O biomédico encontra excelentes oportunidades no mercado de trabalho. Existem várias áreas em que ele pode trabalhar. Abaixo estão algumas delas.

Análises clínicas

Aqueles que optaram por essa carreira, terão de exercer funções como a realização de testes de análises clínicas e processamento de sangue, bem como sorologia e exames pré e pós-transfusão. Esse especialista também deve prezar pela responsabilidade técnica dos relatórios. O biomédico especializado nesse campo pode fornecer consultoria, direção técnica e gerenciamento dos processos acima.

Análises ambientais

Nesse setor, o profissional biomédico desenvolve seu trabalho realizando análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento ambiental, tratamento de água e efluentes. É também responsável pela preparação de conhecimentos, assinatura de relatórios, serviços de consultoria e preparação de relatórios técnicos.

Análises bromatológicas

Mais uma na lista das áreas da Biomedicina, nesse ramo são realizadas análises para avaliar a qualidade dos alimentos, bem como todas as atividades de responsabilidade técnica bromatológica relacionadas aos produtos alimentícios. A elaboração de relatórios e a assinatura de relatórios também fazem parte das atividades biomédicas.

Biologia molecular

As atividades desta função incluem a coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de relatórios e opiniões técnicas. A biologia molecular concentra-se especificamente no estudo da estrutura e funções do material genético e investiga as interações entre os sistemas celulares, incluindo a relação entre a síntese de proteínas, RNA e DNA.

Genética

O campo da genética é muito amplo para o biomédico. Ele pode participar de pesquisas em todas as áreas, coordenando ou como membro da equipe de pesquisa. Entre suas funções está a realização de exames citogenéticos moleculares humanos e suas respectivas culturas, preparação e análise citológica. Também pode emitir pareceres e relatórios, e transmitir os resultados dos testes a outros profissionais e pacientes.

Microbiologia dos alimentos

A indústria de alimentos também abre uma gama de opções para o profissional de Biomedicina realizar análises microbiológicas: indústria de alimentos, cozinhas industriais e restaurantes são exemplos de locais onde o profissional coleta materiais e identifica micro-organismos patogênicos que contaminam alimentos mal conservados ou processados.

Imagenologia

Nesse setor, o trabalho do biomédico é com tomografia computadorizada, medicina nuclear, radioterapia, ressonância magnética, radiologia médica e ultrassonografia, sem a interpretação de relatórios. Sua função é basicamente: 

  • operar equipamentos; 
  • desenvolver novas técnicas;
  • desenvolver protocolos de exame; 
  • coordenar grupos de funcionários e contingentes setoriais.

Citologia oncótica

Nesta área, o profissional realiza, entre outras atividades, a análise de materiais celulares e teciduais, utilizando técnicas de imunocitoquímica, imuno-histoquímica ou biologia molecular e preparando os respectivos relatórios.

O biomédico pode, nessa área, ocupar posições de coordenação em programas de controle de qualidade (interno e externo) ou programas de prevenção e diagnóstico citológico, em serviços públicos e privados em nível nacional.

Como você pode notar, o mercado está aquecido para quem optar fazer a faculdade de Biomedicina. Vale ressaltar que o biomédico desempenha um papel muito importante nos processos que permitem que as pessoas aprendam mais sobre sua própria saúde e as doenças que as afetam. É dever desse profissional encontrar maneiras de conhecer todas as nuances que afetam os patógenos, seus efeitos e seu processo de cura.

Depois de entender a importância da Biomedicina, veja porque escolher o curso de Biomedicina da UNDB!

Veja porque escolher o curso de Biomedicina da UNDB!

Tópicos: Biomedicina, Curso de Biomedicina

Postado por Dennis Mantovani em 05-02-2020 9:00