Postado por Dennis Mantovani em 09-12-2019 9:00

Conheça as principais atividades de um analista de sistemas

Podemos resumir um analista de sistemas como o profissional responsável por gerenciar todo o setor de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa. Isso quer dizer que sua principal função é encontrar formas mais eficientes de processar dados, desenvolvendo soluções para os problemas corporativos ligados à conexão entre computadores, usuários, programas e equipamentos.

Além disso, as habilidades mais desejadas em um profissional do ramo é a capacidade de resolver problemas rapidamente, contando com bom raciocínio lógico, entendimento do comportamento do usuário, comprometimento, organização, capacidade analítica, entre outras.

Quer descobrir mais sobre essa profissão? Então, continue acompanhando este artigo e confira como é o curso de formação, o mercado de trabalho e quais são suas maiores atividades. Veja a seguir!

Saiba o que se estuda no curso

A Faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas costuma ser oferecido em duas modalidades: bacharelado ou tecnólogo. As duas formações são de grau superior, sendo que o bacharelado tem duração de 4 anos e o tecnólogo dura, em média, 2 anos. Qualquer uma das graduações ocorrem em meio período, permitido que o aluno participe de estágios e programas extracurriculares.

Dependendo da instituição de ensino, o curso recebe nomes diferentes, a exemplo de Análise e Desenvolvimento de Softwares ou Banco de Dados e Sistema de Informação. Além disso, não existem grandes diferenças entre os dois tipos de graduação, apenas que o bacharelado possui um currículo mais abrangente e o tecnólogo oferece um treinamento mais prático e específico.

Conheça as principais funções

Com tantas terminologias diferentes para  mesmo curso, é comum ficar em dúvida sobre o que, de fato, um analista de sistemas faz. Conforme citamos inicialmente, uma das principais atividades de um analista e desenvolvedor de sistemas é encontrar soluções benéficas para os problemas de TI de empresa e usuários.

Boa parte das tarefas desse profissional são realizadas por meio de sistemas e recursos computacionais. Então é de sua responsabilidade desenvolver programas que melhorem a usabilidade da máquina, apresentar planos de sistematização empresarial, analisar a viabilidade da implementação de processos automáticos, projetar e criar aplicativos para computadores e muito mais.

Entenda o mercado de trabalho

Como se trata de uma área ainda em desenvolvimento, a necessidade por profissionais qualificados é grande. Tanto nos  setores públicos, onde os equipamentos estão obsoletos, quanto nos setores privados, que precisam acompanhar as mudanças do mercado.

De todo modo, os maiores campos de atuação para esse profissional são as universidades, prefeituras, hospitais, lojas, escritórios de contabilidade, fábricas, empresas de otimização de sites.

Seja qual for o segmento escolhido, é fundamental ter certa proficiência em inglês, já que a maioria das ferramentas de trabalho se encontram nessa língua. Vale destacar que, caso deseja atuar no setor público, é necessário passar em um concurso.

Para que o analista de sistemas consiga se destacar no mercado, é essencial fazer a graduação em uma universidade bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas em São Luís, por exemplo, é uma excelente opção.

Gostou deste conteúdo? Então acesse o site da UNDB e veja como podemos lhe ajudar a construir sua carreira de sucesso!

Visite nosso site!

Tópicos: analista de sistemas