Postado por Dennis Mantovani em 13-09-2018 9:00

Entenda melhor o dia a dia do analista de sistemas!

 
 
 
 
 
 
 
analista de sustemas

Se você acompanha as novidades aqui do blog, percebeu que a área de Tecnologia da Informação está ansiosa por novos profissionais. O mercado precisa de, no mínimo, 48 mil profissionais até 2020, para evitar um rombo de 115 bilhões na receita!

Aproveitar esse cenário pode ser uma boa escolha, mas será que a carreira de um analista de sistemas foi feita para você? Descubra isso entendendo melhor a rotina de um bacharel do curso de Sistemas de Informação!

Vamos lá!

analista de sustemas

Quem é o analista de sistemas?

O analista de sistemas é um profissional formado em uma graduação da área de TI, como o curso de Sistemas de Informação.

Ele é o responsável por desenvolver soluções criativas e tecnológicas que resolvam problemas de uma empresa. Para isso, usa conhecimentos da segurança da informação, programação e informática.

Quais atividades esse profissional enfrenta em seu dia a dia?

Diferentemente do que se pode pensar, a rotina de um analista de sistemas não é nem um pouco monótona. A todo o tempo, o profissional é desafiado a trazer resultados inovadores na área em que atua, enfrentando linhas de códigos de programação complexas, mas instigantes.

Para quem gosta de tecnologia e resolução de problemas, a área é um prato cheio. Especialmente em empresas mais novas, como as startups, ou empresas da área de tecnologia.

Entenda alguma das atividades rotineiras do analista.

Desenvolve sistemas em diversas linguagens de programação

A atividade de desenvolver sistemas ocupa boa parte do dia de um analista. Nesse momento, sua tarefa é estar a frente de um computador (às vezes com mais de um monitor à sua disposição) e aplicar os fundamentos de sistemas de informação na solução de problemas. O profissional lida com diversas linguagens de programação e termos técnicos como “Java”, “PHP”, “Python”, “SQL” e “bancos de dados”.

Estuda

Um analista de sistema faz bastante estudo em seu dia a dia de trabalho. Esse estudo corresponde ao levantamento de informações que guiam o trabalho do analista.

Nessa atividade, o profissional levanta requisitos, mapeia processo e realiza modelagem de dados (protótipo que traduz a lógica por trás de um sistema), com o propósito de implementar uma solução que satisfaça as demandas do negócio.

passar no vestibular

Realiza testes

Antes de uma solução ir para o mercado, ela precisa estar em pleno funcionamento. O analista de sistemas pode ser o profissional responsável por realizar os testes em uma solução, buscando fragilidades no sistema desenvolvido.

O dia a dia de um analista também depende do perfil profissional e estágio da carreira. Os iniciantes na área costumam lidar com atividades mais operacionais, como a programação e suporte em redes de computadores. Já os profissionais mais avançados lidam com tarefas mais estratégicas, que envolvem a participação em reuniões, liderança de equipes e formulação de processos.

Descubra mais sobre o cenário de TI. Entenda quais são as tendências em Sistemas de Informação e prepare-se para esse mercado!

Nova call to action

Leia também: Perfil no LinkedIn: como otimizar o seu e encontrar o emprego perfeito!

Tópicos: Cursos em São Luís

Postado por Dennis Mantovani em 13-09-2018 9:00