Postado por Dennis Mantovani em 24-10-2019 9:00

Conheça tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

tudo sobre o enem

Depois de finalizar o Ensino Médio, escolher a universidade e o curso que deseja fazer, chegou o momento de se preparar para o vestibular. Cada instituição de Ensino possui suas formas de ingresso, porém, é imprescindível que você saiba tudo sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) antes de se decidir, afinal, se trata do processo seletivo mais utilizado no país.

Prepare-se para o Enem

Para começar, o Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já divulgou as datas das provas de 2019, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro para os mais de 5 milhões de participantes. Continue acompanhando este artigo para entender mais sobre como o Enem funciona. Veja a seguir!

Do que se trata e qual a sua finalidade?

Criado em 1998 pelo governo federal, seu objetivo inicialmente era de apenas avaliar o desempenho dos estudantes formados no Ensino Médio, a fim de medir a qualidade da educação básica no país. Entretanto, a partir de 2009, a nota do Enem começou a ser utilizada como critério de seleção para o ingresso em diversas universidades públicas e privadas, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou Prouni (Programa Universidade para Todos).

Quem pode participar do processo seletivo?

Todos que desejam fazer as provas podem participar do Enem, afinal, o exame é aberto para o público em geral. Aqueles que desejam ingressar em uma universidade poderão utilizar a nota para tentar a vaga almejada, por meio do Sisu em faculdades públicas e do Prouni ou Fies (Financiamento Estudantil) em instituições particulares.

Pessoas que querem somente testar seus conhecimentos, treinar para o vestibular, gestantes e lactantes, deficientes físicos e indivíduos privados de liberdade também podem fazer as provas.

tudo sobre o enem

Quais são os horários e tempo de duração do Enem?

Conhecer os horários do Enem - abertura dos portões e tempo de duração das provas - período de inscrição e outras informações como estas é fundamental para conseguir se sair bem no exame. Conforme foi estabelecido recentemente, as avaliações serão aplicadas em dois domingos consecutivos. A abertura dos portões acontece das 12h às 13h do horário de Brasília e as provas têm duração de 5 horas e meia no primeiro dia e 5 horas no segundo — das 13:30 às 19h e das 13:30 às 18:30, respectivamente.

Quais são as regras de inscrição e avaliação?

Para que sua inscrição seja validada, ela deve ser feita por meio da internet e é importante fornecer todos os dados corretamente, como CPF, RG, e-mail pessoal válido, cidade escolhida para realizar o exame, número de celular, informar se necessita de atendimento especial no dia da prova, selecionar o idioma para as questões de língua estrangeira, definir uma senha de acesso ao sistema do Enem e pagar a taxa de inscrição à vista e dentro do prazo.

No dia do exame, você deve comparecer ao local com um documento de identificação com  foto e caneta esferográfica preta de material transparente. Caso leve um aparelho celular, deverá desligá-lo, tirar a bateria, colocá-lo em um envelope pois será entregue ao fiscal da sala.

Essas são as principais informações para que você saiba tudo sobre o Enem. Caso ainda esteja com dúvidas, não deixe de acompanhar o portal na internet do exame e ler o edital de abertura atentamente. Gostou deste conteúdo? Confira agora 5 dicas de como se preparar para as provas do Enem e garanta a sua vaga na universidade!

5 dicas para se preparar para as provas do Enem

Tópicos: Tudo sobre Enem