Postado por Dennis Mantovani em 29-11-2018 9:30

Graduação em Psicologia: mergulhe nessa carreira!

 
 
 
 
 
 
 
psicologia

Você se interessa pelo funcionamento da mente humana? Sonha em atuar auxiliando pessoas a resolverem seus conflitos internos para garantir sua saúde mental e bem-estar? Então pode ser que a graduação em Psicologia seja a escolha certa para o seu futuro.

Curso de Psicologia

Para ajudar você a ter mais clareza quanto a isso, fizemos este post para responder a dúvidas como "psicologia estuda o quê?", além de apresentar um panorama do curso de bacharelado como um todo. Acompanhe!

O objetivo da graduação em Psicologia

A Psicologia é a área que estuda a mente e seus reflexos no comportamento humano. Em outras palavras, a Psicologia busca entender o que motiva as ações de um grupo ou de um indivíduo, considerando processos mentais relacionados a fatores como a emoção, a inteligência, a percepção e a capacidade de aprendizagem.

Assim, o objetivo de um curso de Psicologia bacharelado é capacitar profissionais para fazer avaliações psicológicas por meio da análise e interpretação de ideias e condutas relatadas pelo paciente ou observadas pelo psicólogo.  

De forma mais ampla, podemos dizer que o objetivo da graduação em Psicologia é formar profissionais aptos para contribuir para a promoção e manutenção da saúde mental e emocional de outras pessoas. Algo que contribui para a melhoria da vivência dos pacientes a nível pessoal e social.

O egresso dessa graduação capacita-se para realizar tratamentos terapêuticos seja em consultório próprio, clínicas e hospitais, escolas, empresas públicas ou privadas e ONGs.

As disciplinas estudadas no curso

Para ser capaz de entender a mente e o comportamento de outras pessoas, quem busca uma graduação em Psicologia depara-se com uma grade curricular composta por disciplinas pautadas pelas Ciências Humanas e Biológicas.

Desde o início, o curso promove a união e direcionamento desses conhecimentos para a Psicologia. Por isso, disciplinas que versam sobre a História e os Fundamentos da área e sobre os Processos Psicológicos Básicos fazem parte dos primeiros meses de estudo do futuro profissional.

As disciplinas introdutórias servem de base para o estudo de outras como Desenvolvimento Humano, Genética do Comportamento e Análise Experimental do Comportamento que favorecem o entendimento das pessoas enquanto seres individuais e sociais.

psicologia

É interessante destacar também que quem faz graduação em Psicologia se prepara para atuar em diferentes contextos. Por isso, o curso engloba disciplinas plurais como Psicologia Social, Psicologia do Esporte, Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia do Trabalho.

Características da graduação em Psicologia

Em geral, uma graduação em Psicologia tem a duração de 05 anos ou 10 semestres, como é o caso da oferecida pela UNDB. O curso não é em período integral, mas consegue mesclar o ensino teórico ao prático ao longo do tempo.

Assim, para melhor preparar o futuro psicólogo para a prática profissional, o curso também ensina Métodos de Avaliação Psicológica e conta com programas de estágio obrigatórios.

Uma boa universidade de Psicologia precisa firmar parcerias e convênios com empresas que ofereçam oportunidades para que os estudantes realizem seus estágios práticos. A UNDB preza por isso porque é dessa forma que o profissional em formação adquire experiência e aprende, sob orientação de especialistas, técnicas que são fundamentais para a rotina do psicólogo.

Chegou até aqui certo de que essa é a carreira certa para você ? Conheça mais sobre o curso de Psicologia da UNDB e inscreva-se!

Leia também: Por que aprender Psicologia?

Nova call to action

Tópicos: graduação em psicologia

Postado por Dennis Mantovani em 29-11-2018 9:30