Postado por Dennis Mantovani em 24-03-2020 16:38

É possível fazer pós e uma segunda graduação ao mesmo tempo?

 
 
 
 
 
 
 
Estudante mais maduro fazendo leituras para um curso de segunda graduação

Estudante mais maduro fazendo leituras para um curso de segunda graduação

Mesmo depois de já termos concluído algum dos cursos de graduação e nos dedicarmos a uma carreira, às vezes ficamos saturados e precisamos mudar de área. Para fugir dessa mesmice e rotina, alguns profissionais buscam a segunda graduação, acompanhada de uma pós.

Essa estratégia pode ser bem interessante se o que você busca é uma recolocação no mercado. Entretanto, existem algumas coisas que precisam ser levadas em consideração antes de tomar a decisão.

Para que você tenha mais segurança na hora de escolher, separamos algumas informações importantes. Confira!

A segunda graduação é realmente uma alternativa?

A primeira coisa que você precisa avaliar é se a segunda graduação é a sua melhor escolha. Temos que lembrar que essa formação é focada no conhecimento científico e tem uma carga de leitura elevada.

Ela é uma boa opção para quem quer trabalhar em um campo que só pode ser acessado pela graduação (Medicina, Engenharia, Direito, etc.). Essas áreas normalmente trazem um retorno maior para o profissional, existem vagas em aberto e a disputa é menor quando comparamos com profissões que não exigem essa formação.

Se a sua ideia é mudar totalmente de área de trabalho e existe algum curso que serve para abrir as portas para o emprego dos seus sonhos, então, a segunda graduação é, com certeza, uma excelente alternativa.

O ponto positivo de fazer essa escolha é que várias disciplinas podem ser cortadas da sua grade curricular, uma vez que você já possa ter cursado algumas (Metodologia Científica e Filosofia, por exemplo). Isso acaba reduzindo bastante o tempo de formação.

Como funciona a pós-graduação?

A pós-graduação já tem uma proposta completamente diferente. Ela não te insere em um novo campo teórico. Pelo contrário, a ideia principal é aprofundar seus conhecimentos na sua linha de trabalho.

Ela é indicada para pessoas que já estão no mercado de trabalho e podem aproveitar da sua experiência para tirar dúvidas, aprender novas abordagens e melhorar seus resultados. Quem tem pouco conhecimento sobre o campo de trabalho no qual quer se especializar pode acabar não aproveitando tão bem essa oportunidade.

Uma das grandes vantagens dos cursos de pós-graduação é que a carga horária não é tão alta e as aulas acontecem em períodos que não conflitam com sua jornada de trabalho (é comum encontrarmos cursos com aulas presenciais aos sábados, por exemplo, ou nas quintas e sextas-feiras no período da noite).

Como a ideia é focar na atuação profissional e no aprofundamento de conhecimentos, na pós-graduação o estudante tem muito mais conteúdo para ler do que de fato aprender em sala de aula. Durante os encontros presenciais, os debates são mais práticos e focados em problemas reais e aplicações da teoria no cotidiano dos alunos.

É permitido fazer os cursos de especialização e graduação juntos?

Os cursos de pós-graduação, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), no artigo 1º, parágrafo 3 da Resolução nº 1/2007, são destinados a pessoas que portem o diploma de formação superior.

Em outras palavras: se você quer fazer sua segunda graduação e uma pós-graduação ao mesmo tempo, não existe nenhum impedimento legal. Então, decidir entre se engajar em duas formações simultaneamente é uma questão de escolha.

Mas essa escolha não pode ser feita ao acaso. Ela precisa ser muito bem pensada. Primeiro precisamos considerar os pontos positivos, como:

  • algumas disciplinas vão ser aproveitadas da sua primeira graduação;
  • você já tem experiência e sabe como estudar na graduação;
  • seus objetivos hoje estão mais claros do que na época do primeiro curso superior;
  • a pós-graduação é uma formação mais prática e as aulas presenciais não tomam muito tempo;
  • fazer duas formações ao mesmo tempo vai acelerar sua mudança de carreira;
  • dependendo de quais assuntos sejam abordados, estudar para a pós-graduação também servirá como base de estudos para a sua segunda graduação.

Pontos positivos anotados? Excelente! Então devemos considerar os negativos também. São eles:

  • você terá que abrir mão de grande parte do seu lazer e descanso por aproximadamente dois anos;
  • mesmo a carga horária em sala de aula sendo baixa, o tempo de leitura na graduação e pós-graduação é elevada;
  • escolher uma pós-graduação sem conhecer todas as principais áreas do curso (e estudá-las um pouco) pode ser arriscado;
  • a falta de experiência prática na área da pós-graduação pode te levar a estudar mais tempo do que as outras pessoas que já atuam na área.

Como essa estratégia pode te ajudar no mercado de trabalho?

Por mais que seja importante pesar cada vantagem e desvantagem de cursar uma pós-graduação enquanto faz sua segunda graduação, essa estratégia é muito interessante. Especialmente se você busca mudar de carreira o mais rápido possível, mas mantendo seu padrão de vida.

A verdade é que profissionais recém-formados, sem experiência na área  e sem pós-graduação acabam enfrentando um período de um a dois anos de baixos salários e atribuições mais operacionais.

Entretanto, ao ter um título de especialista em mãos sua situação muda bastante. As vagas que são abertas para pessoas com essa formação tendem a remunerar melhor e mesmo sem experiência prática, o curso de pós-graduação oferece mais oportunidades no  mercado de trabalho para suas atividades profissionais.

Por isso, se você conseguir lidar com todas as desvantagens (que, na verdade, são desafios) de fazer uma pós-graduação junto com a sua segunda graduação, vale a pena. O retorno profissional que essa escolha traz é muito alto e pode ser o que está faltando para você mudar de carreira definitivamente, mas sem abrir mão do seu estilo de vida atual.

Inscreva-se na UNDB e venha para o melhor Centro Universitário de São Luís do Maranhão!

Conheça os benefícios de uma segunda graduação!

Tópicos: Segunda Graduação, pós-graduação

Postado por Dennis Mantovani em 24-03-2020 16:38